5 questões que deves colocar a ti próprio antes de escolheres um novo planner

Posted on

Há quem estranhe isto em mim, mas eu não sou pessoa de criar lembretes e listas no telemóvel, por isso ando sempre com o meu Passion Planner atrás. Sou old school no que diz respeito a planners, não vou negar. Há algo em escrever as ideias e os planos à mão que me faz reflectir mais sobre eles e, assim, não os esquecer tão facilmente. Para além disso, gosto de ver tudo o que tenho para fazer (e que já fiz) assim “de caras” à minha frente, daí gostar tanto de planners.
Se ainda não se conseguiram comprometer com um planner para este ano – nada temam, há planners sem datas; o meu é desses – conheçam as cinco questões sobre as quais devem reflectir antes de comprarem um para que se adeqúe na perfeição ao vosso estilo de vida.

1. Vais querer andar com o teu planner para todo o lado ou preferes que fique pousado na tua secretária, em casa ou no trabalho?

De acordo com a tua resposta:

  • poderás escolher um planner maior e mais pesado no caso de o quereres apenas usar à secretária;
  • deves escolher um planner mais pequeno e leve de forma a caber nas tuas malas ou mochilas do dia-a-dia se o quiseres levar para todo o lado.

No ano passado tive o meu primeiro Passion Planner, lindo e grande que dava imenso espaço para escrever. Porém… não conseguia enfiá-lo em quase nenhuma das minhas malas (com excepção da minha camera bag) e eu sou pessoa de querer levar o planner para todo o lado todos os dias. Portanto, aprendendo com os erros do passado, este ano optei por um Passion Planner bem mais pequeno mas que nem por isso é menos funcional. Estou apaixonada por ele, sinceramente. 😀

2. Gostas de personalizar os teus planners ou preferes um planner com as áreas todas delineadas?

Eu explico: aqui, poderá fazer diferença um planner “normal” ou outro que seja mais do género bullet journal. Há quem goste de fazer as suas próprias secções, determinar o espaço que quiser para listas, para desenhos e para sublinhar as coisas com cores e quem prefira já ter tudo feito.

  • se preferes a opção “tudo feito e é só preencher”, aconselho os planners/agendas fofinhas da Mr.Wonderful! Já tive algumas e adorei. Vejam aqui as 6 razões que me levaram a escolher a agenda Mr. Wonderful em 2016.
  • se queres fazer tudo à mão, considera investir num bom caderno para criares o teu bullet journal do zero! 😀
  • se preferes um misto destas duas opções, considera um Passion Planner ou outro semelhante. Juro que não sou patrocinada pela Passion Planner (infelizmente), mas sou super fã!

Só um à parte: acho sempre que relógios e planners combinam, não acham? 😀 Adoro este preto com efeito mármore que mandei vir do relógios.pt. Acho tão elegante, não acham? E combina perfeitamente com o meu planner. Coincidência? 😛

3. Como preferes fazer o teu planeamento? Diariamente? Semanalmente?

A maior parte dos planners tem espaço para escrever diariamente, mas esse espaço pode ser demasiado pequeno para aquilo que queres. Ou não. Mas isso é algo que deves determinar antes de escolher o teu planner. Para mim, por exemplo, é importante poder escrever notas em cada dia da semana. Se um planner for demasiado pequeno na área diária, não vai dar para mim. É sempre uma questão de preferência, pois também há quem prefira e dê mais importância ao planeamento semanal.

4. Quão frequente vais ser a escrever no teu planner?

Um planner não é necessariamente uma agenda, mas se tiver calendário, melhor! Há quem compre planners porque “agora é que vai ser” e agora vai mesmo ser organizado ao máximo, mas depois vai perdendo o impulso e a motivação de continuar. Se tens essa tendência e sabes que a tens, não é por aí que te vou desmotivar de ter um planner! Na verdade, até te recomendo que apostes num planner sem datas como o meu! 🙂 É verdade, ambos os meus Passion Planners (o deste ano e o do ano passado) não têm datas, sou eu que vou preenchendo os dias dos meses, das semanas e dias.

Isto também é uma grande vantagem para quem ainda não comprou planner para 2018. Uma vez que já vamos para Março, o melhor será mesmo arranjarem um planner em que és tu a preencher as datas.

5. Queres “features” extra?

Antes de escolheres um planner, tenta perceber aquilo de que gostas num. Queres que te diga os feriados do ano? Os dias que se celebram em todos os dias do ano? Queres que tenham um “bolso” para guardar documentos? Autocolantes fofinhos (como as agendas da Mr. Wonderful têm, por exemplo)? Frases inspiracionais?

Tudo isto são preferências pessoais, mas que fazem todo o sentido ter em consideração quando se procura por um planner que nos vai fazer companhia o ano todo.

O meu caso particular e os meus dois planners para 2018

Eu admito: tenho um problema. Gosto demasiado de planners, de organização e de escrever planos e desejos para todos os dias do ano. Já sabem que o meu Passion Planner – mais pequenino agora – é o meu planner de eleição, o meu planner primário que levo para todo o lado e que está sempre ao meu lado no trabalho também, mas este ano senti também que precisava de outro planner mais… esotérico.

Ainda não escrevi sobre a minha saga para voltar a entrar em contacto com o meu lado mais espiritual aqui no blog (conto fazê-lo em breve), mas ficam a saber que encontrei este Llewellyn’s Witches’ Datebook 2018 quando andava à procura de livros sobre paganismo, druidismo e a sua relação com a natureza.

Este planner é incrível; tem espaço para escrever todos os dias, é facilmente portátil e faz lindamente a ponte entre a vida quotidiana e o meu lado espiritual. Fala de divindades, História, das luas, da natureza, de ervas curativas e todas essas coisas boas. 🙂

Se quiserem ver mais posts meus sobre planners, vejam estes:

Como organizo os meus dias e as minhas semanas com o melhor planner de sempre
6 razões que me levaram a escolher a agenda Mr. Wonderful 2016
As novas agendas Mr Wonderful (2016)

Agora contem-me: qual é o vosso estilo de planner? Gostam de planners sequer ou preferem um planeamento digital das vossas tarefas?

5 Comments

  1. margarida says:

    Adorei o post cat 🙂
    Eu adoooooooro planners, tal como tu mas nem sempre consigo manté-los até ao fim, por isso também tenho optado por usar cadernos simples onde vou escrevinhando tudo.
    Como agenda uso, um pequenino da Mr. Wonderful, já o ano passado usava o A5 deles, mas percebi com o tempo que não era tão prático como eu gostava para poder andar sempre com ele para todo o lado, então este ano acabei por comprar um ainda mais pequeno que anda sempre comigo.
    Para planear os posts para o blog (que está quaaaaaase :P) tenho usado um da Stradivarius que diz “Don’t stress, do your best”, que não podia vir mais a calhar. Este não tem datas, o que me ajuda imenso visto que há semanas que não lhe mexo e assim estou mais à vontade. Tem bastante espaço por semana e ainda me deixa fazer umas listas de tarefas prioritárias, a não esquecer e tirar notas, sendo que tem sempre uma vista mensal ao fim de 5 páginas semanais. 😀

    Parabéns pelo post <3

    1. Catarina Alves de Sousa says:

      Obrigada, querida Margarida! 😀 Eu manter, mantenho, desde que sejam estes da Passion Planner. Nunca cheguei ao fim de uma agenda só (sem ser planner), porque não me desafiava tento, mas desde que descobri os PP não quero outra coisa.
      Mas estou contigo: algo pequenino para trazer sempre comigo, espaço para listas e as datas também sou eu que as preencho. 😀

      Obrigada, fofinha. :*

  2. Sofia Marques says:

    Comecei com um simples caderno em branco e fazia eu mesma ou layouts 🙂 O ano passado desmotivei, sei lá… e decidi comprar uma agenda bonitinha, vista semanal mas com folhas em branco para divagar… A meio deste mês percebi que decididamente agendas bonitinhas já feitas não são para mim lolol Desmotivam-me ainda mais e chega ao ponto de já nem apontar nada. Conclusão, voltei ao caderninho ponteado, à caneta e à régua <3 Gosto mesmo disto 🙂

    1. Catarina Alves de Sousa says:

      Fizeste muito bem, principalmente porque descobriste aquilo de que gostas verdadeiramente em termos de planners! 😀 Que bom!
      Força nisso. 😉

  3. A Beautiful Week (semanas 5 a 8) – desafio fotográfico says:

    […] planner (este aqui); […]

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge