A Beautiful Week (Semanas 22 a 26)

Posted on

Chegou finalmente o momento de vos mostrar o que andei a fotografar este mês! Junho foi um mês de mudanças (despedi-me, lembram-se?), de me reorganizar internamente e de reaprender a viver sem a minha rotina do costume. Das minhas mudanças, muitos passeios e mais tempo livre resultam as fotos deste mês, das quais espero sinceramente que gostem. Diverti-me especialmente a recriar duas fotos de duas mulheres icónicas: Lana del Rey e Catherine Deneuve.

Logotipo do projecto by Palavra-Padrão

WEEK 22 – Recreate an image

Confesso já: este foi o meu desafio favorito deste mês! Sempre imaginei recriar algumas das minhas fotos favoritas, pelo que escolhi uma da “minha” Lana del Rey e outra da icónica Catherine Deneuve. Nessa foto, Catherine posa com um pequeno chien, enquanto eu optei (que remédio, né? :P) pela minha petit chat Skadi. Ela colaborou lindamente e até olhou para o lado que era suposto! Não sei bem como consegui essa proeza, mas suspeito que tenha algo a ver com o facto de a ter apanhado num momento de sono em que me deixava fazer tudo, pois estava sem energia para me contrariar. Mas não tenham pena porque foi tudo muito rápido e não a massacrei durante muito tempo.

Nenhum animal foi magoado na reprodução da foto da Catherine Deneuve. A Skadi foi dormir a seguir. 😛

WEEK 23 – 90’s

Ah, o desafio dos 90s… O meu segundo tema favorito deste mês! Não sei se sabem, mas todos os meses um dos participantes do A Beautiful Week fica responsável por escolher um tema e este mês calhou-me a mim. Este foi o que eu escolhi. Só podia ser. Quem me conhece sabe que sou meia obcecada por esta década.

As minhas maiores influências para estas fotos foram o grunge, Seattle e fotografia analógica. Não que estas fotos resultem deste tipo de fotografia, na verdade foram tiradas na mesma com a minha DSLR, mas usei uma lente que imita o efeito da Helga, da Lomo. Dá um ar antigo às fotos que em muito se assemelha à fotografia analógica e que eu simplesmente adoro.

Se quiserem espreitem estes meus posts sobre esta lente (que me custou apenas uns 20€):

WEEK 24 – Mood

O desafio deste tema era fotografar estados de espírito sem mostrar caras ou expressões faciais. Isto é muito mais fácil de fazer quando há lágrimas ou sorrisos, levantares de sobrancelhas, olhares de esguelha,… vocês entendem o raciocínio. Mas nada disso poderia entrar aqui.

Estas duas fotos de cima representam, para mim, o meu estado de espírito em relação ao recém-chegado Verão. Este ano parece que esta estação tarda em chegar, mas eu estou 100% confiante de que estarão para muito breves os dias quentes, as idas mais frequentes à praia e as idas à rua sem um casaquinho de reserva “só por via das dúvidas”. Também mal posso esperar para ir para o meu Algarve passar aqueles dias perfeitos que costumo passar em Ferragudo e que são compostos inteiramente por praia, descanso, churrascos, jogos, passeios nas falésias, conversas com o mar, o sol e as estrelas.

Com o Verão – a minha estação favorita – vêm também os vestidos leves e frescos. Não há mais nenhuma estação que me dê tanto prazer no que diz respeito ao guarda-roupa. No Verão basta acordar, tomar um duche bem fresquinho, enfiar um vestido e… já está! É tudo tão mais fresco e descomplicado no Verão… Dá para perceber o quanto isso me deixa feliz?

WEEK 25 – Favorite Spot at Home

Por incrível que pareça este tema não foi assim tão fácil! Eu adoro praticamente todos os cantinhos da minha casa. Ela foi toda remodelada e decorada por nós (bem, a decoração mais por mim, para ser honesta), pelo que não há nada de que não goste. Há, no entanto, mais umas decorações em curso. Parece que a missão de decorar a casa nunca está terminada, mas sabem que mais? Não me importo nada com isso. 🙂

Os cantinhos que escolhi para este desafio são: a minha estante de livros do escritório (foi-me oferecida pelos meus pais e é mais antiga do que eu!), o meu toucador, que está no meu quarto e é onde arranjo o cabelo e a maquilhagem todos os dias, e ainda o sofá do quarto de hóspedes. Adoro esse quarto e gosto de ler lá, no sofá mesmo junto a essa varanda. É – provavelmente – o nosso quarto mais tranquilo e zen da casa.

WEEK 26 – Frame it

Direccionar o olho para o sujeito fotografado era o objectivo deste último desafio do mês. Através da composição das fotografias, o olho deveria facilmente ser atraído para a pessoa no centro. Nestas fotos, aproveitei a vegetação de um cantinho que eu e a Joana (nas fotos) descobrimos perto do Cais do Sodré (e que nunca tínhamos visto), para compor estas duas fotos com as árvores a servir de moldura.

Acham que o objectivo foi cumprido? A natureza ajudou muito! Para além disso, descobrimos um cantinho super tranquilo numa zona tão caótica da cidade.

E é esta uma das grandes vantagens de participar num desafio fotográfico: acabamos sempre, de uma maneira ou de outra, por descobrir novos recantos nas nossas cidades, mas – acima de tudo – aprendemos a ver as coisas que nos rodeiam de uma forma completamente nova. Aprendemos a apreciar até os detalhes aparentemente mais insignificantes e a ver beleza e oportunidades fotográficas em todo o lado.

Espero que tenham gostado desta minha participação no A Beautiful Week. Vamos agora espreitar as fotos dos outros participantes? Confesso que estou super curiosa!

Viver a Viajar | Jiji | FashiONoir | Palavra Padrão

Convido-vos também a visitarem as minhas participações dos meses anteriores (Janeiro – Maio) neste link.

8 Comments

  1. Joana Sousa says:

    DAMN! As tuas reproduções estão tão bonitas, Cat! Ficaste com a vibe on point na da Catherine 🙂 a Skadi ajudou :p e a Joana foi uma óptima modelo também – escolheres o efeito Lomo foi uma jogada de mestre!

    Jiji

    1. Catarina Alves de Sousa says:

      Obrigada, Jiji! Ehehehhe Sim, tive ajudinha da boa este mês! Quando pensei nos anos 90 também me lembrei logo da lente da Lomo. Poupei na edição ao tomar esta opção. :D*

  2. Andreia Moita says:

    A minha preferida é a tua foto com laço na cabeça, com a Skadi ao colo e a preto e branco. Fantástico!

    1. Catarina Alves de Sousa says:

      Obrigada, Andreia! Adorei fazer essa recriação em particular. E sempre foi mais uma desculpa para ter uma foto fofa com a minha menina. 😛

  3. Palavra-padrão says:

    Que delícia de fotos! Gostei principalmente da versão Catherine Deneuve!
    Entretanto, ao ler a tua publicação, percebi que metemos água nas nossas fotos do mood. uuups. Mas pronto, haja alegria e fotografia ahah!

    Beijocas,

    Daniela

    1. Catarina Alves de Sousa says:

      Oh, obrigada Daniela! Oh, nada disso. Eu é que levei à letra a informação do PDF do desafio, mas acho óptimo terem interpretado à vossa maneira. Não tem nada de mal. Não se devem colocar entraves à criatividade. 🙂
      Um beijinho* (e adorei o “haja alegria e fotografia”. Acho que vou roubar!)

  4. Marta Chan says:

    Quanta diversidade este mês! As tuas recriações estão magnificas e deixa-me que te diga que deverias usar mais bandolete pois ficas muito fofinha 🙂 As fotos 90s da Joana estão lindas, as cores estão bem retro como adoro.

    http://www.viveraviajar.com

    1. Catarina Alves de Sousa says:

      Awww obrigada, Martinha! Eu adoro fitas e bandoletes também. Por acaso até tenho usado essa que usei para fotografar e são tão práticas para tirar o cabelo da frente da cara. Eheheh
      Adorei fazer os retratos da Joana com a lomo, foi super divertido e ainda conhecemos um recanto desconhecido (para nós) em Lisboa! 🙂 Este projecto é óptimo para fazer novas descobertas.

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge