mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
5 In books/ Irlanda/ travel

A biblioteca mágica da Trinity College em Dublin

A biblioteca da Trinity University, em Dublin, foi dos lugares mais mágicos em que já estive. Foi uma visita mágica no sentido em que saciou a fã de Harry Potter e de A Bela e o Monstro que vive em mim e me ensinou a ver as bibliotecas como sítios encantados, se bem que já tivesse descoberto a magia dos livros muito antes sequer de A Bela e o Monstro ter saído.

Quando marcámos a viagem para Dublin, coloquei logo a Trinity University no topo de “visitas obrigatórias”, especialmente depois de ter visto as fotos da Sara quando foi a Dublin.

A Trinity University em si não é um destino turístico; é uma faculdade normal, embora que edifícios e uma história intetressantíssima. Mas o que leva milhares de turistas à sua biblioteca é o Book of Kells, um Evangelho do Novo Testamento ilustrado de uma forma lindíssima e à mão, como se fazia na época, cujo trabalho remonta ao séc. VIII d.C. Quem vê a série Vikings vai achar especial piada a isto, pois o trabalho de ilustração e pintura de livros religiosos são fortemente retratados na série.

Voltando ao Book of Kells, este manuscrito é supostamente o livro medieval conservado em melhores condições na Europa. Na biblioteca da Trinity College, porém, nem é o mais antigo, mas é o mais bonito (esteticamente) e mais ilustre, responsável por atrair tantos turistas (como nós) só para o ver.

No meu caso, não fui lá especificamente para ver o Book of Kells, mas sim a própria biblioteca. Mas como já lá estava, fui então ver o famoso livro, claro. 🙂

Quanto à universidade em si, a mesma foi fundada em 1592 pela rainha Elizabeth I de Inglaterra (a dos filmes da Cate Blanchett, a Tudor). É a única faculdade constituinte da Universidade de Dublin, a mais antiga da Irlanda.


À entrada da Trinity College comprámos os bilhetes para a exposição do Book of Kells, mas pedimos visita guiada (13€) pelo campus da universidade. O nosso guia, o Owen, era hilariante e contou-nos histórias fantásticas sobre a vida na universidade; umas antigas, outras mais recentes. Mas também desmistificou algo que anda a ser espalhado por Dublin: a biblioteca da Trinity College não tem nada a ver com os filmes do Harry Potter. Mas não se preocupem; a magia está lá!

Assim que entram na Old Library da Trinity College sentem logo que estão num sítio muito especial, rodeados por tanto conhecimento e pelos bustos de figuras ilustres da Literatura, Filosofia e outras áreas nobres, como Sócrates, Francis Bacon, Cicero, Jonathan Swift, entre outros, que impõe um respeito e reverência fora do normal enquanto nos olham do alto da sua eternidade no Long Room da biblioteca.

No Long Room da biblioteca podemos também ver uma harpa. Esta harpa chamada the Brian Boru harp foi oferecida à biblioteca no séc,. XVIII, sendo uma de três harpas medievais gaélicas “sobreviventes” da Irlanda e um símbolo nacional (não é à toa que a harpa é o símbolo da Guiness, por exemplo).

À saída da biblitoeca, passámos pela gift shop, onde não resistimos a comprar uns recuerdos. Eu comprei postais e um porta-chaves, este último para mim. Mas a minha verdadeira lembrança da Irlanda veio noutra forma, mas mais tarde falo-vos disso. 🙂
         

A visita a esta universidade e biblioteca foi, como podem perceber, uma das minhas favoritas em Dublin e vou lembrar-me dela para sempre. Quem me conhece sabe o quão maluca sou por livros, literatura e bibliotecas e saberá bem como amei lá estar.

Espero que tenham gostado de mais este passeio pelos sítios bonitos de Dublin. Este será o último post em que falo de algo de Dublin isoladamente. Ou seja, o próximo terá vários lugares e sugestões! 🙂

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply
    Inês
    15/12/2016 at 2:15 PM

    Que sítio fantástico 🙂

  • Reply
    RITA
    16/12/2016 at 12:38 PM

    Já estou para ir a Dublin há séculos! Como digo sempre para mim e a algumas pessoas: “Em Dublin, fala-se inglês, não precisamos de trocar de moeda, é barato e dizem que os irlandeses são como os portugueses!”
    E com estas imagens da biblioteca, fiquei com ainda mais vontade de ir, deve ser uma cidade lindíssima!
    ps – lindas fotografias!
    RITA recently posted…O meu presente de NatalMy Profile

  • Reply
    Joana
    16/12/2016 at 4:48 PM

    Também já fui e gostei muito do edifício (não gostasse eu de tudo o que é edifício antigo…) e do ambiente 🙂

  • Reply
    Ana
    20/12/2016 at 3:33 PM

    De cada vez que leio um post sobre Dublin a cidade sobe vários lugares na lista de sítios a ir nos próximos tempos. Já está no espectro de “a visitar nos próximos 3 anos”, veremos se consigo! Essa biblioteca, bem dizes: tem magia! Eu delicio-me com este tipo de bibliotecas e só tenho pena que elas não sejam completamente acessíveis, que não possamos pegar nos livros e explorá-los – ainda que compreenda perfeitamente porque não o podemos fazer. Mas vá, visitar e passear pelos corredores já é inspirador o suficiente, já nos enche de vontade de chegar a casa e pegar em todos os livros que tenhamos 🙂 Quando estive em NYC estava mega expectante com a visita ao salão principal da Public Library, era mesmo das coisas que mais queria fazer – não se equipara a essa, mas também tem a sua magia. Infelizmente a minha viagem calhou num momento em que o salão estava encerrado para restauração do tecto. Enfim, lá terei de voltar a NYC um dia só para ver o grande salão! Uma chatice :p
    Ana recently posted…Wishlist de Natal | Prendas para viajantesMy Profile

  • Reply
    Catarina
    23/12/2016 at 9:36 AM

    Essa biblioteca deve ser mesmo maravilhosa! Adoro esses espaços, confesso que estar rodeada de livros me dá um certo conforto. Sem dúvida que irei fazer-lhe uma visita quando for a Dublin. Obrigada pela partilha! 😀

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge