mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
3 In personal/ photography

A sessão fotográfica* que se tornou num manifesto de auto-estima

(esta foto não é da sessão fotográfica, mas sim um auto-retrato)

Há tempos, quando vos mostrei esta sessão fotográfica com a Vânia e vos sugeri também que lessem este post que ela escreveu sobre o amor-próprio, estava longe de imaginar que neste momento estaria a escrever este post.

Ontem fui fazer uma sessão fotográfica com a para lá de talentosa Ana Luísa (que devem conhecer do Doce para o meu Doce e da Luisa Starling); do outro lado da câmara. Já vos confessei que não me sinto muito confortável no papel de fotografada, mas sinto que nunca me levam a sério quando digo isto. Não deixa de ser verdade. Sinto-me completamente como peixe fora de água.

Porém…

… ontem algo aconteceu.

Saí do trabalho ao fim da tarde rumo ao Lx Factory (inicialmente era para ser no Village Underground, mas já estava fechado) com uma muda de roupa colocada à pressa num saco de manhã, com uma maquilhagem mais carregada e grungy que fiz também à pressa antes de sair e não me senti nada gira ou confiante para a sessão fotográfica. Mas já tinha combinado com a Ana Luísa e não ia fazer-lhe a desfeita de desmarcar tão em cima da hora, deixando-a sem trabalho para essa tarde. Para além disso, tomei a decisão de confiar nela e no seu talento com a esperança de me fotografar mais bonita do que aquilo que me sentia.

Click click: BAM

She did it!

À medida que a Luísa me ia mostrando as fotos na máquina, eu ia ficando maravilhada. Quem era aquela pessoa nas fotos? Era parecida comigo, mas não parecia como eu me sentia antes de sair do trabalho. É difícil colocar por palavras o que senti quando vi as fotos. Como vi que estavam a ficar tão bem, fui relaxando e ficando mais confiante e ajudou-me imenso a Luísa falar comigo e dar-me as melhores direcções, fosse em relação à luz, à pose, expressão facial, o que fazer aos braços, etc. Ela foi perfeita.

E agora sinto que quero mesmo explicar-vos o que queria com esta sessão fotográfica.

Quando ainda estava a trocar mensagens com a Ana Luísa para marcarmos a sessão fotográfica, expliquei-lhe que queria algo de inspiração grunge e urbano, algo que sinto que me define ou que, pelo menos, define uma grande parte daquilo que sou e do que gosto. Se na sessão que fiz no ano passado com a Sofia optei por roupa e maquilhagem mais românticas, doces e femininas, este ano decidi que queria quase o oposto.

Isto pode parecer cliché, mas à medida que me vou aproximando dos trinta, vou começando a sentir mais clareza em relação a muita coisa e uma dessas coisas é a minha própria identidade. Hoje sinto-me mais à vontade para me definir, sei muito melhor aquilo que sou, como gostaria de ser representada e como me sinto melhor. E, por vezes, quando estou perfeitamente arranjada, maquilhada e vestida não é quando me sinto melhor. Adoro andar arranjada sim, e quem me conhece sabe disso, mas sinto-me mais confortável e mais eu quando tenho uma t-shirt vestida e uma saia ou calções confortáveis. Adoro t-shirts de bandas que já foram maiores do que são agora, adoro fotos mais dark e adoro assumir a minha nostalgia e melancolia intrínsecas.
E a Ana Luísa captou tudo isso na sessão de ontem. Foi uma feliz união entre o talento e olho fotográficos dela  e a minha consciência de mim mesma, recentemente adquirida como vos expliquei mais acima.

Durante a sessão fotográfica, explorámos vários cenários, poses, luzes, movimentos e, no final, saí com um sorriso de orelha a orelha, com a auto-estima bem lá em cima e – basicamente – a reafirmar que gosto de mim. Posso ter dias não em que não estou feeling myself, mas na maioria dos dias gosto de ser quem e como sou. Claro que, num futuro próximo, quando tiver as fotos que a Ana Luísa me tirou durante a tarde de ontem, poderei sempre revê-las para me recordar do que senti em relação a mim mesma quando as vi pela primeira vez, ainda na máquina fotográfica.

E isso, meus amigos, é a verdadeira magia deste tipo de fotografia. 🙂

 

(eu ontem, depois da sessão fotográfica)

Actualização (sneak peek)

* quando tiver mais fotos em minha posse, vou – claro – mostrar-vos algumas por aqui e pelo Instagram!
Até lá, sigam a Ana Luísa e vejam os trabalhos maravilhosos que ela faz. Quem sabe não ficam também com vontade de marcar uma sessão com ela quando ela estiver por terras lusas? Ela mora em Londres, mas se estiverem atentos ao Instagram dela saberão quando vem a Portugal e assim já poderão marcar a vossa sessão! 😀

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Vânia Duarte
    20/06/2017 at 4:25 PM

    não imaginas o quanto amei ler este post 🙂 estou na agência a ler e a rir-me para o monitor feita parva porque tu és tão bonita, com um olhar tão profundo e acima de tudo és uma mulher muito muito sensual e por isso só tens de te sentir orgulhosa de ti e assumires o teu amor-próprio. Porque sim há dias em que não nos sentimos as maiores do pedaço, mas são aqueles em que o ego está lá em cima que têm de contar e é a esses que temos de dar importância. Tu querida Catarina és linda e tens mesmo de celebrar isso 🙂

  • Reply
    Joana Sousa
    20/06/2017 at 4:48 PM

    Tão bom ler isto, Cat! Já me fui apercebendo aos poucos como ver-nos pelo olhar de outros – especialmente quando são talentosos – pode fazer magia pela nossa auto-estima. Impomos a nós mesmas tantas exigências que depois a visão que temos na nossa cabeça sai daí distorcida. Ainda este fim de semana me aconteceu isso: a Catarina tirou-me algumas fotos tão bonitas que eu não pude não ficar a sentir-me a maior da minha aldeia 😀
    Joana Sousa recently posted…DIY + Foodie | ACMA | World Foodie PartyMy Profile

  • Reply
    Analog girl
    20/06/2017 at 5:39 PM

    A Ana Luísa consegue por-nos à vontade à frente da lente e fazer-nos sentir entusiasmadas com a sessão. Aconteceu-me o mesmo na minha, na semana passada. O entusiasmo com que ela nos brinda contagia e torna-nos mais confiantes e animadas. Agora estou mega curiosa para ver as tuas fotos! Vou estar atenta! Beijinhos

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge