mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
6 In culture/ tech/ Work Related

Blinkist, uma app para ler ou ouvir livros em 15 minutos ou menos

Vocês sabem que quando eu gosto muito de alguma coisa tenho que partilhar com vocês aqui, certo? Não é todos os dias que partilho apps convosco, por isso levem-me a sério quando vos digo que, se como eu estão constantemente a tentar aprender mais e absorver mais conhecimento, vão ficar obcecados pelo Blinkist.Cada vez mais sinto que não tenho tempo para ler todos os livros que gostaria de ler. Este ano tenho tentado seguir um padrão de leitura baseado em livro de ficção – livro de não ficção – livro de ficção -, sempre intervalado. Porém, dou por mim a achar que alguns livros de não ficção têm muita “palha” para justificar transformarem uma ideia simples num livro. Não são todos, atenção! Há livros de não ficção que me deixam agarrada do início ao fim.

Mas há sempre aquele velho dilema do “So many books, so little time“, não é?

E se vos dissesse que o Blinkist vos dá a conhecer o “sumo” dos livros de não ficção em apenas 15 minutos? Yep, é isso que a Blinkist faz!
duas opções na app: ler ou ouvir o essencial dos livros que têm disponíveis.

Pessoalmente, tenho escolhido ouvir, principalmente de manhã, no autocarro a caminho do trabalho.

Tenho sentido que a minha atenção dispersa quando tento ouvir podcasts, até porque – na minha opinião – tendem a ser demasiado extensos. Não tenho grande attention span para ouvir coisas e ver vídeos, têm que perceber isso sobre mim.

Então, desde que descobri a Blinkist a minha vida mudou, basicamente. Estou a fazer o trial de 7 dias e todos os dias tenho ouvido um número considerável de livros e mantido a atenção! Descobri dicas incríveis de livros como “The Subtle Art of not giving a f*ck“, de Mark Manson, “You are a badass“, de Jen Sincero, e “How to make people like you in 90 seconds or less“, de Nicolas Boothman.

Categorias

No Blinkist podem encontrar livros de não ficção para ler e ouvir nas seguintes categorias:

Eu costumo andar mais pelo Entrepreneurship & Small Business, Marketing & Sales, Personal Growth, Communication & Social Skills, Motivation & Inspiration e Productivity, mas vou aproveitar o meu trial ao máximo para explorar o máximo de livros possíveis em várias outras categorias.

Biblioteca e listas curadas

A biblioteca (Library) é onde consultamos e retomamos a leitura ou audição dos livros que escolhemos explorar. No caso do audio, é possível até fazer download para o telemóvel para que possamos ouvir as leituras quando não estamos na net. Quão fixe é isso?

Na homepage da app podemos encontrar livros sugeridos para nós segundo as nossas preferências, novas descobertas (Discover) e listas curadas (Curated lists) que são como as playlists do Spotify, ou seja, são listas de livros, neste caso, escolhidos a dedo por utilizadores da app em que todos têm um tema comum.

    

Quem vai adorar o Blinkist?

Vejamos então.

  • Quem costuma ouvir e gosta de podcasts;
  • Quem está sempre muito ocupado e dispõe de pouco tempo livre;
  • Quem adora aprender e é uma autêntica esponja de cultura e conhecimento;
  • Quem leva a sério o seu desenvolvimento pessoal e profissional de igual forma;
  • Quem procura uma forma de distracção/entretenimento durante a sua daily commute ou mesmo tarefas domésticas.

Pelo menos não pagam por experimentar. 🙂
Podem fazer como eu e activar a versão de avaliação que dura 7 dias.

Preços

Esta é a parte “chata”.

  1. versão Blinkist free –> podem ler e ouvir um livro por dia e explorar a secção “Discover”;
  2. versão Blinkist plus –> 49.99€/ano –> tem tudo e podem ler toda a vossa biblioteca offline, mas só podem ouvir um livro por dia;
  3. versão Blinkist premium –> 79.99€/ano –> é tudo ilimitado e ainda dá para sincronizar os livros (por escrito) para Kindle.

Como vos disse ainda estou apenas na versão free, mas é bem provável que me vá apaixonar de tal forma por esta app que me renda à versão premium. Acho que não há volta a dar, eu quero é ouvir os livros e um por dia não me chega.

Ouvir as melhores partes dos livros faz perder a vontade de os ler?

Pensei nisto enquanto olhava para a app do Blinkist ainda no Google Play. Eu acreditava que sim, mas agora que estou a experimentar posso dizer-vos muito sinceramente que, para mim, não. Quando acho que o sumo de um livro é suficientemente bom não perco a vontade de o ler.

Aliás, quero muito encomendar o o “The Subtle Art of not giving a fuck!”.

Onde descarregar a Blinkist

Google Play
App Store

Deixo-vos ainda com esta pequena (mas excelente) review do Blinkist:

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply
    Filipa Maia
    21/09/2017 at 1:18 PM

    Já tinha ouvido falar muito desta app, mas como nunca gostei muito de versões condensadas do que quer que seja, nunca cheguei a experimentar. Agora, se é por recomendação tua, vou dar-lhe o benefício da dúvida e vou finalmente experimentar! Só preciso de libertar espaço no telemóvel para conseguir instalar mais uma app :S
    Adorei o artigo, obrigada, Catarina! =)
    Filipa Maia recently posted…Decidir o teu futuro num mundo em constante mudançaMy Profile

    • Reply
      Catarina Alves de Sousa
      21/09/2017 at 2:54 PM

      Nunca tive grande opinião sobre versões condensadas porque até usar esta app nunca tinha experimentado, mas estou mesmo a adorar! A verdade é que há livros cujo conteúdo na íntegra não me interessam assim tanto e quando os começo a ler custa-me imenso acabá-los porque, exceptuando as partes importantes, são uma seca. Acontece-me imenso na não ficção. Mas, lá está, quando acho que os livros têm potencial, acabo por comprar na mesma. 🙂

      Ehehe também criei espaço para a app. 😛
      Obrigada, Filipa!

  • Reply
    Joana Sousa
    21/09/2017 at 1:23 PM

    *Correndo a instalar isto!*…mas sou demasiado forreta, acho que me fico pela free ahah :p
    Joana Sousa recently posted…Foodie | De volta à Rota!My Profile

    • Reply
      Catarina Alves de Sousa
      21/09/2017 at 2:52 PM

      Desde que experimentes, podes ficar com qualquer uma. ehehehe
      Um por dia é melhor que nenhum! 😀

  • Reply
    Sandra
    21/09/2017 at 1:23 PM

    Uso e adoro!!!!

  • Reply
    Inês Matos
    21/09/2017 at 8:54 PM

    A premissa da app é fantástica e o facto de podermos experimentar por 7 dias gratuitamente é tentador!

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge