mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
11 In Blogging Tools/ guest posts

Blogging Tools #17: Como conseguir mais seguidores no Twitter (e para que serve) – Pt.1

À primeira vista, o twitter, parece um verdadeiro bicho de sete cabeças em que não dá para entender nada do que se passa ali. Entramos no nosso feed e só vemos tweets com algumas imagens no meio, tanta palavra junta, tanto para ler, enfim, a nossa cabeça fica a mil à hora!
Respirem. Admito que não sou nenhuma profissional em redes sociais, mas desde que adquiri um smartphone em meados de Julho, percebi que o twitter é um mundo e que teria de arranjar tempo para entender como funciona esta rede tão adorada por uns e tão odiada por outros. Pelo menos tinha de perceber se realmente valia a pena ou não. Assim, durante o mês de Dezembro pesquisei sobre o twitter no pinterest e google até à exaustão, apontei tudinho num caderno e parti para a prática.

Em poucos dias fiquei rendida. O twitter é uma ferramenta actual que nos pode ser bastante util. Em primeiro lugar, o meu conselho é focarem-se num só nicho, por exemplo o meu são as viagens. Com o vosso nicho definido, comecem a adicionar pessoas que também estão ligadas ao mesmo nicho que vocês. Lembrem-se que o twitter não é o facebook, no twitter é natural seguir pessoas e deixar de segui-las. Ninguém leva a mal. Na verdade nem sei até que ponto nos apercebemos de alguém que nos deixou de seguir pois chega a um ponto que já tens mil seguidores ou mais e é difícil prever tal coisa. Além disso, no facebook tens de aceitar sempre a amizade da pessoa, enquanto que no twitter basta clicar seguir e já está, passas a receber a informação que essa pessoa partilha no mesmo instante. Raras são as pessoas que escolhem a opção de aceitarem por elas próprias, tal como no facebook.

Ao longo do tempo percebi que o twitter é a melhor rede social para fazer amigos com os mesmos gostos, hobbies e interesses. Comecei logo por trocar mensagens privadas com pessoas do mundo inteiro, que me perguntavam dicas de Portugal ou simplesmente tinham interesse em saber se estava a trabalhar ou estudar e assim iniciamos uma amizade.

Outro factor que verifiquei, o twitter é excelente para divulgação dos nossos posts e consecutivamente, dos nossos blogs. Por um lado consegui mais seguidores (mas o aumento nem por isso foi muito significativo) e por outro as visualizações dos meus posts dispararam para o dobro, outras até para o triplo dos números anteriores! É verdade que não deixam muitos comentários mas pelo menos estão neste momento muitas mais pessoas a ler os meus post, o que é incrivel!

Isto é tudo muito bonito, mas por onde começar? De seguida vou listar dez pontos que considero fulcrais para te iniciares no mundo do twitter e para que consigas aumentar o teu número de seguidores. Eu iniciei o mês de Dezembro com apenas sessenta seguidores e terminei com mais de mil e duzentos. Resulta mesmo!

1. Começar pelo inicio: O design

Não há grande ciência na nossa página de perfil no twitter. Tal como no facebook, convém deixarmos uma fotografia nossa no perfil para que mostre a nossa identidade, de preferência a mesma que utilizes no pinterest, facebook, google+ e instagram. Assim, quando olharem para a tua foto já sabem de quem se trata, relacionando todas as redes sociais numa só pessoa 🙂
De seguida deixa uma foto do mural bem apelativa. Podes até editar a imagem e escrever algo que tenha a ver com o teu nicho, que chame a atenção. Por exemplo, a Yara assume-se como uma eco travel blogger, vegan e gosta de natureza e yoga. Podem ver a imagem dela aqui:

heart-of-a-vagabond

2. O Perfil

Temos apenas espaço para 160 caracteres, o que não é muito. Há quem diga que nem devíamos utilizar todos esses caracteres, para ficar uma imagem mais limpa e concisa. Há quem aproveite para deixar hashtags como “I love #travel #running #books #history”, parece um pouco spammy, não acham? Depois há quem deixe esse espaço vazio o que não é muito aconselhável pois é a forma de sabermos algo sobre a pessoa. E depois há outras pessoas que deixam uma piada 🙂

perfil-twitter

3. Tweet Fixo

Sabiam que podemos deixar um tweet fixo no twitter? É logo o primeiro tweet que vemos assim que entramos no twitter de alguém e por isso devemos tirar o maior partido dele. Imaginem que publicam um sorteio no blog, podem deixam esse tweet por lá e assim mais pessoas irão aceder. Mas não utilizem-no meramente para publicidade pois vai parecer um bocado spam, tentem arranjar um equilíbrio. Eu, por exemplo, deixei uma frase da minha autoria simples, pequena e que diz tudo e uma imagem emotiva.

marta-chan-trips-twitter

4. Hashtags + Imagem

Sempre que escreveres um tweet não te esqueças de deixar hashtags referentes, tal e qual como no instagram. É uma forma eficaz de trazeres mais pessoas ao teu twitter e quem sabe, mais seguidores. Pelo que pesquisei dizem que um hashtag é bom e três já são demais. Eu deixo sempre um e se ainda houver mais espaço deixo mais dois. Quatro parece-me um abuso, pois cada tweet só poderá conter 160 caracteres.
Somos seres muito visuais por isso sempre que tiver ao teu alcance, deixa uma imagem com o teu tweet, vais ter muitas mais visualizações!

5. Programa os teus tweets através de programas especificos

Esta é melhor dica que podes receber! Dá-vos a sensação que há pessoas que passam a vida no twitter, não é? Mas na verdade o que elas fizeram foi programar posts. Se o vosso público-alvo for internacional estas ferramentas vão vos dar o maior jeitaço, ou até mesmo quando estão ocupados, ou vão de férias.
Nas minhas pesquisas percebi que uma das coisas que as pessoas mais gostam de ver tweetadas são frases de inspirações ou mais conhecidas por quotes. Então o que fiz? Pesquisei por quotes que tenham a ver com viagens e comecei a copiar e colar, para um mês inteiro, uma quote diária. Dá a sensação que todos os dias vou ao twitter certo? 😀 A ferramenta que utilizo para este efeito é o Hootlet (www.hootlet.com), que dá para programar o tweet para o dia que quisermos, às horas que quisermos, inserir fotografias, etc. Estamos a dormir e o Hootlet, tão querido, está a trabalhar para nós. O design do programa não é dos mais bonitos mas dá para o gasto 🙂
Depois utilizo outra ferramenta que é o Buffer que tem um design bem mais apelativo e mais organizado, pois podemos programar os nossos tweets e visualizar o que já está programado ao mesmo tempo. Todas as semanas recebo um email com o número de pessoas que gostou do meu tweet e o número de pessoas que retweetou o meu tweet. O único senão é que só podemos programar dez tweets de cada vez, a versão paga deixa programar cem tweets. Daí utilizar também o Hootlet. Gosto muito do Buffer pois ao inserir um link dá-te a opção de escolheres uma ou mais fotos que estão nesse link, tão prestável! Utilizo o Buffer para divulgar as publicações antigas dos meus blogs e para publicar os posts que acabaram de sair do forno. O novo post programo para três vezes ao longo do dia: manhã, tarde e noite. Não estás ainda a pensar que há quem passe o dia inteiro no twitter à espera que saiam os teus tweetzinhos pois não? 😀
Se quiserem explorar mais ferramentas e programas tanto para o twitter como outras redes sociais espreitem este post magnifico da Loma: http://sernaiotto.com/2016/01/07/gestao-de-redes-sociais/

Este post continua no próximo Blogging Tools com mais cinco dicas para tirarem melhor partido do Twitter e angariarem mais seguidores! 🙂

Se tiverem dúvidas deixem um comentário. Estejam à vontade para me adicionar no twitter @martachantrips

Um bem haja!

Marta Chan (www.viveraviajar.com)

You Might Also Like

11 Comments

  • Reply
    Joana Sousa
    28/01/2016 at 11:55 AM

    Olha que fixe 😀 nunca experimentei o Twitter, confesso, mas posto assim parece giro! Ainda me rendo…

    Jiji

    • Reply
      Marta Chan
      29/01/2016 at 12:29 PM

      Vá Jiji joga te a ele que garanto que vais adorar 😀

  • Reply
    Ana Rufino
    28/01/2016 at 1:26 PM

    Já tive conta no twiitter, mas como achei uma confusão nem percebia nada, acabei por abandonar a rede social.
    Com a tua explicação fiquei com vontade de voltar a experimentar, para conhecer novas abordagens, materiais sobre os temas que me interessam.
    gosto muito mais de redes sociais de partilha entre gostos comuns do que adicionar pessoas só porque sim.
    Obrigada!
    Um beijinho
    AR

  • Reply
    Jessica Ascenso
    28/01/2016 at 3:51 PM

    Obrigada pelas dicas Marta e Catarina =D

    A ver se é desta que me dedico mais ao twitter!

  • Reply
    Krystel
    28/01/2016 at 8:53 PM

    Sou uma fã do twitter! Excelentes dicas que deste aqui. Tratarmos do nosso personal branding é super importante e um complemento indispensável para um bom blog!

    Algo Estranho Acontece

    • Reply
      Marta Chan
      29/01/2016 at 12:40 PM

      Obrigada Krystel. Considero o twitter uma ferramenta de divulgação e comunicação poderosa e com um enorme potencial.

      Entretanto se quiseres partilhar as tuas dicas estás à vontade! Ou se tiveres dúvidas é só dizer 🙂
      Marta Chan recently posted…SESSÃO FOTOGRÁFICA: A FREE BIRD CALLED MARTAMy Profile

  • Reply
    Ana S.
    29/01/2016 at 1:25 PM

    Admito que nunca utilizei o Twitter e que não queria nada embarcar noutra rede social com a qual não vou saber lidar ou não vou conseguir actualizar com a regularidade desejada, mas com estas dicas e explicação tão detalhada já começo a pensar duas vezes! Parabéns pelo post, Marta! Vou ficar à espera da segunda parte!
    Ainda não sei lidar bem com as redes sociais associadas ao blogue, nunca sei se devo actualizar tudo todos os dias (que não faço), se devo dar mais atenção ao facebook ou se devia centrar-me mais no instagram e twitter, enfim. Oh Catarina, se tivesses dicas relativamente a isto era tão fixe partilhares! 😀 Tipo, como tirar o maior benefício das redes sociais…
    Ana S. recently posted…Samsung NX3000 Review | A máquina ideal para viajar contigoMy Profile

  • Reply
    Ana
    29/01/2016 at 5:09 PM

    Sou franca, o meu Twitter publica automaticamente, porque simplesmente não tenho tempo (e na altura, não tinha paciência) para “aprender” mais uma rede social. Mas vá, or seres tu, prometo que lhe vou dar mais atenção, ok? (E reler o teu post todo para sacar o máximo da minha conta). Beijinhos!!

  • Reply
    Catarina Coelho
    31/01/2016 at 8:44 PM

    Confesso que ainda não me rendi ao twitter, mas depois de ler este post… acho que lhe vou dar uma oportunidade :p

  • Reply
    Blogging Tools #18: Como conseguir mais seguidores no Twitter (e para que serve) – Pt.2 - personal / lifestyle /DIY
    04/02/2016 at 11:06 AM

    […] prometido no Blogging Tools semana passada, as dicas da Marta Chan sobre como aumentar os seguidores no Twitter e tirar melhor partido desta […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge