mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
2 In Blogging Tools/ guest posts

Blogging Tools #18: Como conseguir mais seguidores no Twitter (e para que serve) – Pt.2

Conforme prometido no Blogging Tools semana passada, as dicas da Marta Chan sobre como aumentar os seguidores no Twitter e tirar melhor partido desta rede social continuam hoje!

Sem vos fazer esperar mais, cá vão o resto das dicas! 😀

6. Angaria seguidores

Como já vos disse no post anterior, quando não ligava nada ao twitter tinha apenas 60 seguidores e 60 pessoas que estava a seguir. Eram basicamente os meus amigos – que não ligam patavina ao twitter – e bloggers que sigo. Assim, fui ao perfil de bloggers de viagens que seguia e fui directa às pessoas que eles seguiam. Comecei a clicar “Seguir” como se não houvesse amanhã, tendo sempre em conta o meu nicho: viagens. Não digo que com isto não siga outras pessoas que gostem de outros interesses que temos em comum como por exemplo: fotografia, ilustração, livros, cinema. Mas foco-me essencialmente em viagens porque, para além de ser o meu estilo de vida, é mais fácil se cingirmo-nos a um único tema no twitter, pois os nossos seguidores e pessoas que seguimos estão interessados nesse tema e os nossos tweets estão principalmente relacionados com esse tema. Perceberam o raciocinio ou ficou confuso? 😀
Ao seguires uma pessoa que se identifica contigo, as probabilidades dela seguir te de volta são enormes. Num espaço de três dias tinha adicionado quinhentas pessoas “a seguir” e já tinha conseguido mais de duzentos seguidores. Como já tinha referido antes, o twitter não é uma rede social para amigos que conheces face-to-face, mas essencialmente para conheceres pessoas novas e até marcas com que possas vir a trabalhar.

7. Livra-te dos não seguidores

Chegou um momento em que tinha duas mil pessoas que estava a seguir e nem quinhentas pessoas me seguiam, então comecei a diminuir o meu número de pessoas a seguir. Pensei: “Se não querem seguir-me de volta, é porque não estão interessados em conectar comigo”. De qualquer das formas, podes sempre voltar a seguir essas pessoas, sem problemas, sem julgamentos. Utilizo o programa CrowdFire para deixar de seguir pessoas que não me seguem, é super fácil e eficaz com este programa. Podem deixar de seguir cem pessoas diariamente, se quiserem aumentar o número têm de pagar pelo premium. “Então e aquelas pessoas que queremos seguir mesmo que não nos sigam?” No problem, também tenho essas pessoas numa lista: White List. Uma pena que a White List só dê para guardar cinquenta pessoas que queremos seguir mesmo que não nos sigam, então agora tenho mais umas vinte na lista que não me segue. O que faço é passá-las à frente e começar a clicar “deixar de seguir” (que é um sinal de menos (-) as pessoas que realmente não me importo de deixar de seguir. Isto, na teoria, é muito complicado de entender, vocês têm de experimentar, a partir daí, a luz da lâmpada acende e o twitter passa a ser o vosso amigo do peito 😉

8. Utiliza as listas do twitter

Twitter-lists

exemplo de uma lista no Twitter

Vocês olham para um perfil de twitter e vêm que aquela pessoas segue nada mais nada menos que trinta e oito mil pessoas. WHAT? Como se organiza? Como encontra X pessoa? Felizmente o twitter tem uma mais valia chamada de Listas. As Listas podem ser encontradas no vosso ícone com a mini fotografia no lado direito, mesmo abaixo do “Ver Perfil”. As listas podem ser privadas, só quem criou a lista pode ter acesso aos membros que inseriu ou listas públicas em que qualquer pessoa poderá ter acesso aos membros. É natural que, de vez em quando, alguém te insira nas suas listas.
Uma lista que considero muito importante é o “Copy Followers”. Nesta lista, inseres pessoas que segues que têm seguidores ou pessoas que seguem interessantes para tu também seguires. Assim, quando tiveres um tempinho vais a esta lista, clicas num dos membros e vais checar se está a seguir novas pessoas. Se sim, clicas em seguir, aumentando o teu número de pessoas a seguir e, quem sabe, um potencial seguidor!
Outras listas interessantes: Marcas com que gostaria trabalhar, Parcerias para sorteios, etc. Lembrem-se que não são apenas pessoas que têm twitter, mas também marcas, lojas, empresas, companhias, jornais, revistas e até as embaixadas! São contactos valiosos que nos poderão ajudar futuramente.

9. Tweeta, Retweeta, Mete gosto, Comenta, Conecta-te!

Esta parte parece muito trabalhosa, mas não é! Eu tento ir ao twitter todo o santo dia, mas nem sempre dá. Quando vou, vejo logo as minhas notificações para ver se tenho algum comentário para responder e para ter uma ideia se os meus tweets foram retweetados (se alguém retwetou é porque partilhou o teu tweet no seu twitter) e se alguém metou gosto. De seguida, vou ao Feed e vejo um mundo cheio de informação. Normalmente, passo um olhinho e os posts que estão interessantes retweeto – ou partilho – no meu twitter. Há alguns tweets que me chamam mesmo a atenção e clico no link para ler mais. Nunca demoro mais de quinze a vinte minutos nisto. Óbvio que não leio o meu feed inteirinho, senão nem depois de 2017 saia daqui 😛
Lembra-te que quanto mais gostos e retweets tiveres, mais visibilidade terás e mais hipóteses de ganhar seguidores. Então, faz o mesmo com os teus seguidores/pessoas que segues. Estamos aqui uns para os outros 😀 Deixa comentários com as tuas dúvidas e responde às questões que te deixam. É um pouco como a comunidade dos bloggers em que se não nos mostrarmos, ninguém vai dar por nós. Liga-te às pessoas e tornem-se amigos, porque não?

10. Participa dos webinars ou outros eventos

button-blog-smarter-webinar

Por vezes, surgem convites para participares num género de um colóquio ou workshop sobre um tema que pode te interessar, se for a uma hora que seja favorável para ti, participa! Com certeza que vais sair dali com mais competências e amigos. Discutir sobre assuntos que nos interessam é uma excelente forma de ganhar inspiração. Quem sabe para um post no blog? Os webinars em que participei foram sobre blogs e como melhorarmos a nossa prestação enquanto bloggers 🙂 Temos assim workshops e, ainda por cima, grátis!

Espero ter contribuído de alguma forma para entenderem melhor este mundo que é o twitter. Acaba por ser uma comunidade – enorme por sinal – que podemos retirar proveito se soubermos como o fazer. Sigam estes pontos e vão ver que o twitter afinal das contas é uma rede social bem interessante!

Se tiverem dúvidas deixem um comentário. Estejam à vontade para me adicionar no twitter @martachantrips
Um bem haja!
Marta Chan (www.viveraviajar.com)

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Fernando
    12/07/2016 at 8:10 AM

    Eu costumava usar Crowdfire, mas eu era follow tedioso e siga um por um. Recentemente eu encontrei e é ótimo tweet.cat porque segue e unfollows poeple automaticamente com base em palavras-chave. Além disso, tem respostas automáticas e autoretweet que funciona muito semelhante ao autofollow. É por isso que eu achei mais útil do que Crowdfire, e embora tenha micro pagamentos eu sempre conseguem ganhar mais vidas com tweets promovidos.

    • Reply
      Marta Chan
      14/09/2016 at 4:04 PM

      Olá Fernando, muito obrigada pela tua partilha! Sem dúvida que vou pesquisar melhor sobre o tweet.cat parece-me ótimo pois faz o unfollow automaticamente e nós queremos é ferramentas que nos façam poupar tempo 😀

    Leave a Reply

    CommentLuv badge