mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
6 In Blogging Tools/ Sem categoria

Blogging Tools #10: How much time do you spend blogging?

 photo BloggingTools10_zps998f0ca2.jpg

Sabem exactamente quanto tempo dedicam os vossos blogs? Tenho discutido frequentemente com outras bloggers o facto de tantas pessoas acharem que não custa nada manter um blog, como se não houvesse trabalho verdadeiro por detrás do que publicamos. Só nós sabemos o tempo, o esforço e a dedicação que pomos nos nossos cantinhos virtuais.

Mas, de qualquer forma, acho sempre engraçado e, acima de tudo, útil, poder medir com exactidão o tempo. Gosto de saber quanto tempo dedico a várias tarefas e projectos: ao meu emprego, ao You Can DIY, à preparação de possíveis formações e ao blog.
Saber de quanto tempo precisamos para vários afazeres da nossa vida quotidiana, ajuda-nos – e muito! – a gerir melhor o nosso tempo.

Querem gerir melhor o vosso? Então, conheçam o Toggl!

toggl1O que é o Toggl?

O Toggl é uma aplicação web-based que tem versões também para telemóveis e tablets iOS e Android. O objectivo do Toggl é ajudar-nos a contar o tempo por cada projecto em que tralhos. Aqui, na rubrica do Blogging Tools, foco-me mais nos benefícios que algo traz para nós, bloggers, mas o Toggl é também uma excelente ferramenta para profissionais freelancers (pagos à hora), uma vez que permite controlar o tempo por projecto e por cliente! 🙂

 Como funciona

O Toggl é tão fácil de utilizar como parece. Aliás, o seu aspecto clean e descomplicado corresponde na perfeição ao seu modo de utilização.

Criar projectos

projects toggl

Dentro dos projectos, podem associar clientes ou equipas de pessoas que trabalham nesses projectos com vocês. É uma excelente forma de saberem quanto tempo dedicam, em conjunto, a esse projecto. Na parte dos projectos podem também seleccionar filtros se tiverem muitos. Os filtros disponíveis são: “active”, “archive”, “both”. Atribuam um cor a cada projecto, pois facilita imenso a leitura dos gráficos (ponto 4).

Team

Team

É aqui que podem convidar pessoas para partilhar o Toggl convosco e, juntos, gerirem o tempo de trabalho num projecto vosso. Se não tiverem equipa, trabalhem a solo! 😀

Timer

toggl tracking

É neste ecrã que é feita a gestão do tempo por projecto e há duas formas de contabilizar o tempo:

  • Escolhendo o projecto e definindo o trabalho da hora x à hora y.
  • Escolhendo o projecto e usar o botãozinho do timer (à direita), que é precisamente um cronometro que contabiliza o tempo a partir do momento que é accionado. Quando acabam de trabalhar, voltam a clicar no botão para o desligar. Mas… e se se esquecerem? Não há problema! Umas horinhas depois, o Toggl manda-vos um email a avisar que o tempo desse projecto ainda está a decorrer e vocês podem, nesse momento, ir lá desligar, e editar a hora de “fecho” do trabalho no projecto em questão.

Reports

filters Toggl

Como o próprio nome indica, é onde podem ver o resultado do vosso mês ou semana de trabalho a partir de gráficos simples e de leitura muito fácil. Fica o exemplo:

Há três tipos de gráfico: barras, circular e tabela e podem exportar os vossos resultados para CSV e PDF clicando em “Export”. Dá imenso jeito, lá está, de trabalharem como freelancers e quiserem enviar as vossas horas de trabalho a um cliente. É exactamente por isso que o Toggle se apresenta como “the end of the timesheet”. Quem já teve que colocar à mão as horas de trabalho no Excel ou Google Docs sabe do que estou a falar.

Reports Toggl

Preço

É raro falar-vos de coisas que não são gratuitas ou que não possuem, pelo menos, uma versão gratuita e o Toggl é mais uma dessas aplicações. Eu faço tudo o que descrevi anteriormente no Toggl e uso a versão free. Claro que existe tambéma versão Premium – $5/mês – , mas como não experimentei essas features, não vos vou falar delas para não dizer nenhum disparate.

Por experiência própria, posso dizer-vos que tenho utilizado o Toggl todos os dias e que tenho achado que realmente me ajuda a gerir melhor o meu tempo. Acho-o super agradável – visualmente – e muito fácil de usar. Não me canso de recomendá-lo e não, não ganho nada por isso!

Posto isto, a pergunta que vos faço é:

Quanto tempo dedicam por semana/dia dedicam os vossos blogs? Sabem ou não fazem ideia? Gostariam de descobrir? 🙂

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply
    Danny
    25/10/2014 at 11:33 PM

    eu não faço ideia do tempo que dedico ao blog, mas sei que ocupa muito tempo!
    esse programa parece muito bom, acho que vou experimentar 🙂

    • Reply
      joan of july
      01/11/2014 at 5:52 PM

      Então se contasses o tempo com o Toggl até te assustavas, Danny! 😛

  • Reply
    Clenia Daniel
    12/12/2014 at 9:54 AM

    Gostei de conhecer esta ferramenta! Às vezes perco-me horas a tentar criar coisas fixes. Deve ser mesmo de assustar esta coisa de medir o tempo.
    bjs

    • Reply
      joan of july
      12/12/2014 at 1:30 PM

      É um bocadinho assustador, sim. Tens que experimentar um dia, Clênia, pelo menos para teres uma noção do tempo que dedicas ao teu blog. 😉

  • Reply
    Margarida Ribeiro e Silva
    14/01/2015 at 12:03 PM

    Eu costumo agendar os meus post da semana ao domingo e passo uma tarde inteira nisso! Mas sabes para que é que me vai dar mesmo jeito esta app? Para controlar o tempo que demoro a legendar! Isto é que foi uma óptima descoberta! Obrigada pela partilha, Catarina 🙂

    • Reply
      joan of july
      18/01/2015 at 10:47 PM

      Fiquei a pensar neste teu comentário o resto da semana, convencida de que iria seguir o exemplo, mas os meus planos vão sempre por água abaixo. :(( Meh.
      Mas não deixa de ser uma excelente estratégia, Gui!
      E o Toggl é mesmo adequado a tradutores e todos os freelancers, dá imenso jeito, especialmente quando são pagos à hora e têm que enviar relatórios (ou timesheets) aos clientes. 😀

    Leave a Reply

    CommentLuv badge