Blogging Tools #9: Swapping ads with other blogs

Posted on

BloggingTools9

Toda a gente que tem uma blog gosta que ele seja lido, caso contrário contentar-se-ia em escrever num caderno, diário, numa folha do Word ou em qualquer outro sítio que não seja público. Por vezes – e um dos maiores desafios que um blogger enfrenta – sentimos que estamos a falar sozinhos, para o vazio. Quando não há comentários, se não nos regermos pelas estatísticas do blog, nem sabemos que vocês – leitores – andam por aí. Quem tem um blog e quer ganhar imensos seguidores tem que apostar no marketing do blog. Quando digo apostar refiro-me a tempo, algo que nem toda a gente tem de sobra.

O que vos venho sugerir hoje é uma forma de publicitar o vosso blog sem gastar dinheiro e perder muito pouco tempo.

Every blogger wants their blog to be read, otherwise they would settle for writting in a journal, a notebook, a Word document or anywhere else besides a public blog. Sometimes – and it’s a major challenge most bloggers face at first – we feel like we’re talking to ourselves on an empty room. When our posts don’t get comments all we have is our blog stats to let us know that our readers do exist. If you have a blog and want tons of followers you have to invest in blog marketing. When I say “invest” I mean time-wise, not necessarily money-wise.

What I bring you today is a way of spreading the word about your blog without spending money or a lot of time.

Trocar banners com outros bloggers / Exchanging banners with other bloggers

Pelo que tenho verificado esta não é uma prática muito comum entre bloggers portugueses, o que é uma pena. Claro que também há excepções como, por exemplo:

O Doce para o meu Doce

doceparaomeudoce-friendsandsponsors

Reparem nos banners do Doce na barra lateral direita. 🙂

O Be.You.tiful

beyoutiful-sidebarA Clênia também coloca banners de outros bloggers no Be.Youtiful, um deles o Joan of July. Eu, claro, retribuo. 🙂

Cada banner contém o link para o blog a que corresponde, claro. Estão a ver como é benéfico? Para além de ajudarem outro blogger a receber mais visitas no seu blog, ganham também do lado dele uma novo meio de comunicação para o vosso, pois o objectivo é a troca de banners.

Exchanging banners with other bloggers means just that. It’s a supportive thing to do for other blogger and no, it does not involve any money.

Each banner links to its respective blog, of course. Besides helping another blogger promote their blog, they also help you do the same with your blog. 🙂

Regras para aceitar banners de outros blogs / Rules for accepting banners from other blogs

Quando nos prontificamos para aceitar este tipo de trocas, devemos deixar explícitas pelo menos quatro coisas:

  1. O tempo de permanância do banner do “vizinho” no nosso blog (se quiserem estabelecer um prazo limite)
  2. O número de banners que vão aceitar (“ad space”);
  3. O tamanho do banner – peçam para vos enviarem a imagem já redimensionada com as medidas que pedirem.
  4. Que só se candidatem certos tipos de blogs, por exemplo: se tiverem um blog de moda, em princípio não vos interessará muito receber banners de blogs de futebol, certo? Posso estar errada, mas também não interessa muito; são vocês que fazem as regras! No meu caso, prefiro aceitar banners de blogs de que gosto e/ou com os quais me identifico e se identificam com o meu (mais coisa menos coisa).

Whenever we set out to participate in these kinds of exchanges we should first make at leat four things clear:

  1. The amount of time the banner will be visible on your website or blog (you can work without a time limit, of course. They choice is always yours).
  2. The number of banners you are willing to accept (= “ad space”)
  3. The banner size – ask the other bloggers to send you their banner of the correct measurements (you’re the one who sets the measurements according to your blog layout and design).
  4. That only certain blogs apply. For instance, if you have a fashion blog, your readers will probably not click on a banner linking to a sports blog, will they?

I could be wrong but hey, you make the rules on your blog. On mine, I prefer to promote blogs that are at least a little bit similar to mine, since I can easily relate to them and can better appreciate their content.

Um desafio para vocês / A challenge for you

Esta é uma dica muito básica, mas que (e vou repetir) parece não ser muito posta em prática em blogs portugueses. Vamos mudar isso? 🙂 Vamos!

Então o desafio é este: pensem em – no mínimo – 5 dos vossos blogs portugueses favoritos. Contactem o/a blogger e proponham uma troca de banners! Só isto. É tão simples, não é? 🙂

Da minha parte posso oferecer 15 espaços (vejam a barra final do blog, em baixo). Cada banner deve ter 150×150 px. Enviem-me o vosso banner para o email joanofjuly@gmail.com ! Os banners que resultarem deste post ficarão activos durante um mês. Fico à espera! 😀

The challenge is very simples: think about – at least – 5 of your favorite blogs. Send an email to their writers and ask if they would be interested in a banner exchange. That’s it! Super easy, huh? 🙂

As for me, I can offer 15 ad spaces (check out the bottom of this page). Each banner shoud be 150×150 px. Send me your banner to joanofjuly@gmail.com

Each banner will be up for 1 month. 🙂

10 Comments

  1. Inês Brito says:

    Já me deixei do mundo dos blogues há cerca de 4 ou 5 anos, mas uma das coisas que me deixava bastante frustrada era, por vezes, achar que estava a falar para o boneco. Confesso que não sou muito de comentar (por aqui acho que já o fiz algumas vezes), mas simplesmente porque não calha. Eu leio imensos blogues com regularidade, tenho uma lista que sigo quase religiosamente (tinha ainda mais na altura em que mantinha os meus)e reparo que em poucos se verificam um número abundante de comentários, mas também vejo que aqueles que dão mais feedback aos comentários são os que mais movimento possuem.

    Um beijinho,

    Inês

    1. joan of july says:

      Imagino que sim, Inês, afinal esse é um dos maiores motivos pelos quais as pessoas deixam de bloggar.
      Sim, já comentaste por aqui e obrigada por comentares novamente. 🙂

      Reparo no mesmo que tu: os bloggers que têm mais comentários são também os que respondem mais frequentemente aos mesmos. Não há nenhum mistério aqui, simplesmente acontece que quando alguém deixa um comentário, gosta de receber também algo em troca, neste caso, de uma resposta. É bonito, é boa educação e não custa nada!

      Olha Inês, se voltares ao mundo dos blogues avisa que eu não te deixo a falar sozinha. Podemos até fazer a troca de banners que eu sugeri aqui se quiseres. 😉

      Beijinho!

  2. Ana says:

    Que bela ideia!!!Por agora não alinho porque quero fazer umas arrumações do meu lado, mas mais para a frente falamos nisso, boa?? Beijinhos!!

    1. joan of july says:

      Olá Ana! 😀
      Pois, eu sei. Eu tenho passado pelo teu blog para ver se já há novidades. 🙂
      Sim, claro, boa!! 😀
      Beijinhos!*

  3. Marta Chan says:

    É sem duvida uma otima ideia! Já o faço mas como não sei mexer em photoshop tenho de pedir sempre
    á outra blogger para fazer a medida que desejar (um bocado chato) então estou a espera de aprender mais sobre o assunto para falar com outras bloggers. Existem tambem aquelas bloggers maravilhosas que metem o nosso button sem querer o seu em troca no nosso blog 😀 Isto é a chamada solidariedade entre blogs e que falta muiiiito, penso que seja devido a rivalidades/mesquenhices e ainda porque toda a gente agora quer vender um espaço no blog.

    Boa dica Catarina, adoro as tua seria do blogging tools 😀

    1. joan of july says:

      Não tem mal nenhum pedires à outra blogger para te enviar os banners com as medidas certas, eu também peço, mas redimensiono os meus para a troca para não dar trabalho extra.
      O que eu tenho visto no Passionfruit (onde se colocam os banners à venda ou para troca) é que há bloggers que sim, que querem vender o espaço, mas fazem trocas gratuitas ao mesmo tempo. Espero que esse espírito se mantenha, pois é extremamente benéfico para ambas as partes, principalmente quando se trata de uma troca entre blogs de uma dimensão mais ou menos semelhante. 🙂

      Obrigada, Marta! Já não é uma rubrica muito consistente no que respeita as datas de publicação, mas não quer dizer que não seja para continuar! Gosto imenso de escrevê-la. *

  4. Flávia says:

    Já te tinha contactado pelo facebook só para dizer que gosto imenso do teu blog mas agora deixo aqui a minha opinião 😀 Adorei este post e acho que é muito útil para quem se está a iniciar neste mundo.. como eu :p

    Aproveito para te perguntar como funciona isso do banner? Como o colocamos à medida que queremos e como enviamos? E também como colocamos os banners de outro blog’s no nosso?

    Beijinho **
    Continua com o óptimo trabalho! 🙂

    1. joan of july says:

      Olá Flávia!
      Sim, eu lembro-me da tua mensagem tão querida, como é que me poderia esquecer? 🙂

      Quanto ao banner, eu redimensiono os meus no Photoshop, mas podes fazê-lo no Paint ou até em vários sites que permitem redimensionar imagens como, por exemplo, o Resizr – http://www.resizr.com/

      Se quiseres enviar-me o teu podes enviar para o email joanofjuly@gmail.com

      Para colocar um banner to teu blog, podes colocar como imagem (a linkar para o blog) fazendo o upload normalmente, mas na barra lateral ou na barra de baixo, ou podes pôr a imagem como código html. Não me lembro como funciona o Wix nesse campo – até porque nunca tive um blog no Wix, por isso não te posso ajudar muito no que diz respeito à colocação da imagem. Sorry!

      Obrigada pelas tuas palavras, Flávia! :D*

  5. Flávia says:

    Obrigado pela ajuda 😀

  6. Clenia Daniel says:

    Olha que maravilha de post!! Gosto imenso disso e sabes não é? Concordo com tudo o que disseste e com esta campanha tão gira, vamos lá misturar e entusiasmar as nossas leitoras dando a conhecer novos blogues para elas.
    Beijinhos e obrigada por partilhar o meu bloguinho.

    Clênia Daniel.

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge