Blogging Tools #16: Dicas para aumentar seguidores e likes no Instagram

Posted on

Sei que não sou a melhor instagrammer e que, até agora, faltava alguma consistência às fotos que partilho no meu Instagram, mas ultimamente tenho coleccionado algumas dicas para o melhorar e que comecei a pôr em prática esta semana.
Querem saber quais são e acompanhar-me nesta insta-revolução? 😀

Algumas estatísticas

Antes de avançarmos para as dicas, vou deixar-vos algumas estatísticas (de acordo com um estudo da Curalate) que, se ainda não conhecem, vão achar super úteis.

  • Imagens mais claras geram mais 24% de likes do que as imagens mais escuras.

paris

  • As imagens que têm o background mais predominante (muito espaço de background) geram mais 29% de likes do que as que têm pouco espaço entre o sujeito e o background.
  • Imagens que têm o azul como cor predominante geram mais 24% de likes do que as que têm o vermelho como cor principal.

amy_stone

  • 17% é a quantidade de likes a mais que recebe uma foto com uma única cor predominante, em vez das que têm várias cores predominantes.
  • As imagens com uma baixa saturação geram mais 18% de likes do que as que têm cores mais vibrantes. (oh wow, não sabia desta, mas já suspeitava).
  • Quando as imagens têm maiores níveis de textura geram mais 79% de likes do que as que não a possuem.

Não são interessantes estes números? E úteis também! Se quiserem aumentar os likes nas vossas fotos, ter em conta estas estatísticas e pôr em prática o que elas transmitem será um bom começo. 🙂

Dicas para uma conta de Instagram mais bonita (e com mais likes)

instagram

1. Investiga e colecciona

Usar o Instagram para descobrir contas que nos inspiram é um bom ponto de partida. Acredito que nada se faz sem inspiração, por isso, toca a ver o que de melhor se faz e se partilha por lá! Coleccionem/sigam os vossos utilizadores favoritos do Instagram e pensem:

  1. O que têm as fotos deles que fazem com que vocês gostem tanto delas?
  2. Acham que são melhores que as vossas? Porquê? O que têm a mais ou a menos?
  3. É algo que podem replicar e/ou adaptar ao vosso estilo? Inspiração não significa cópia, não se esqueçam disso. :)Podem fazer uma coisa gira para identificarem facilmente o que é que as fotos dos vossos instagrammers favoritos têm em comum: tirar screenshots das vossas fotos favoritas (não para as publicar), agrupando-as no mesmo álbum no vosso smartphone. Ao vê-las todas juntas, a vossa análise será muito mais fácil.

2. Aplica conhecimentos básicos de fotografia

photography-composition

Nem toda a gente percebe de fotografia ou tem uma câmara XPTO e… não tem mal nenhum! Não é preciso nada disso. Só bom senso. Por exemplo:

  1. Ter atenção à composição da foto de forma a torná-la mais apelativa;
  2. Ter atenção à luz. Os telemóveis não reagem muito bem a situações com pouca luminosidade e enchem as fotos de “grão”. Procurem fotografar com luz natural sempre que possam.
  3. Escolher o “crop” certo para as vossas fotos. Às vezes o formato quadrado (o standard do Instagram) não funciona muito bem com certas fotos e agora já se pode escolher outro formato e tudo! Lembram-se quando era obrigatório as fotos serem todas em quadrado no Instagram? Pois, agora já não! 😉
  4. Tenham cuidado com os backgrounds das fotos; não escolham um com demasiadas distracções, que roubem a atenção dos utilizadores do foco da imagem.

3. Usa hashtags

Nada de novo aqui, mas convém lembrar. As hashtags existem por alguma razão; ajudam as vossas fotos a serem facilmente encontradas por quem pesquisa pelas hashtags usadas, por exemplo.

hashtags

Agora, algumas regras:

  1. Não substituam a descrição das fotos por hashtags. A descrição é a vossa hipótese de “falar” sobre a vossa foto aos vossos seguidores/outros utilizadores e de criar uma ligação e empatia. As hashtags servem para serem encontrados, como já expliquei.
  2. Não usem 30.000 hashtags. Creio que não há um número limite aceitável de hashtags, mas menos de 10 e 20 no máximo dos máximos é uma regra que me vou impor a mim própria.
  3. Pesquisem pela vossa lista de utilizadores que seguem e que se inserem no mesmo nicho que vocês (podem ser outros bloggers, por exemplo) e vejam que hashtags usam em fotos do mesmo tipo que algumas das vossas. Por exemplo: fotos de comida (que hashtags usam eles?), fotos de atracções da cidade, de eventos, dos seus animais de estimação, etc.

4. Planeia!

Eu comecei ontem a usar o Latergramme para planear os meus posts no Instagram. Esta aplicação não publica por mim no Instagram, mas dá-me um aviso de que já é hora de publicar (quando a hora chega). Ao fazer isto, podemos escolher as horas de maior tráfego (quando mais pessoas estão online e a interagir) nesta rede social.
Vejam este estudo para saber a que horas as pessoas estão mais activas no Instagram! 🙂

horas-publicar-instagram

Intervalos temporais a experimentar (segundo este artigo):

  • Manhãs, das 7 às 9: ou seja, quando a maioria das pessoas está a acabar de acordar e… a verificar o feed do Instagram. Admitam lá que vão ao Instagram enquanto tomam o pequeno-almoço. 😛 (eu vou!)
  • A meio da manhã/à hora do almoço: normalmente, à hora de almoço gostamos de ir ao Instagram para ver em tempo-real o que as pessoas que seguimos estão a publicar, o que estão a comer, onde foram almoçar, etc.
  • À tarde/fim da tarde (17 – 19h): Depois da escola ou do trabalho, é o nosso tempo para relaxar, daí que as pessoas voltem ao instagram a estas horas.

Vi estes “time slots” neste artigo, mas comigo costuma resultar bem publicar também após o jantar, até mais ou menos às 11 da noite. Confesso que ainda não experimentei publicar de manahã tão cedo (7-9 da manhã), mas vou experimentar muito em breve! 😀
O truque aqui é experimentar, pôr em prática e retirar conclusões sobre o que funciona melhor para nós.

5. Edita as fotos da mesma forma / compromete-te para com um só filtro

Eu sei, é um compromisso difícil, quase impossível. Eu própria só tomei a decisão de me comprometer com um único filtro esta semana. Ok, na verdade são dois filtros e são ambos do VSCO Cam. É que, se há algo que aprendi ao observar as contas dos meus instagrammers favoritos, foi que esta são consistentes em termos visuais, o que faz com que sejam instantaneamente mais apelativas. Não concordam? Senão vejam, por exemplo, o Instagram da Sara Cabido do Little Tiny Pieces of Me. 😉

instagram-sara-cabido
Instagram da Sara Cabido (instagram: saracabido)

6. Resiste à tentação…

… de publicar fotos que não obedeçam aos vossos novos critérios (de acordo com as dicas anteriores). Não se esqueçam, “consistência” é a palavra de ordem! 😀

7. Sê social

O Instagram é precisamente uma rede social, por isso não devemos apenas publicar fotos à espera que nos venham dar likes e comentários. A ideia é dar algo em troca! Respondam aos comentários, deixem comentários e likes em fotos de que realmente gostam. Para além de ser um gesto simpático, é também uma boa forma de serem descobertos por outros utilizadores. 🙂

O meu Instagram

 photo joan-of-july-instagram_zpsti2n0peb.jpg

Enquanto pensava neste post, decidi fazer uma pequena colecção de algumas das minhas fotos favoritas do meu próprio Instagram que tirei este ano só mesmo para publicar lá. Não são perfeitas, mas têm algumas elementos de que gosto muito, quer seja a composição, a originalidade, as cores ou mesmo os filtros. Este exercício serve também para me lembrar da estética que quero seguir a partir de agora para ter gosto em olhar para a minha própria conta. 🙂

Se quiserem acompanhar a evolução do meu Instagram, sigam-me por lá e, já agora, deixem o vosso insta nos comentários deste post! Preciso de conhecer novos. 😀

21 Comments

  1. Catarina Coelho says:

    Excelente post Catarina! 🙂
    Ando a tentar há séculos comprometer-me com um único filtro, mas está mesmo complicado! Parece que nunca resulta bem com todas as fotos… Oh well, vou continuar a tentar :p

  2. Sophie says:

    Gostei dessas dicas, vá agora segue o meu que eu sigo o teuu ahahahahahahahahah xD
    Kidding 🙂

    Beijocas
    http://www.wordsofsophie.com

  3. Sara Ferreira says:

    Aiiii adorei! Já tinha pensado que tinha de investigar como melhorar o meu instagram, mas depois não tenho tido/paciência para o fazer… estas dicas fantásticas vão de certeza ajudar.

    Obrigada linda!

    beijinho*
    http://lostinsarasworld.blogspot.com

  4. Catarina says:

    Com a parte dos filtros já consegui comprometer-me e acho que resulta muito bem! E com a parte de não publicar uma coisa só porque sim e porque é o que estou a fazer agora. Mas ainda ando numa luta para conseguir uma estética mais coerente nas próprias fotos (que não resulte só do filtro que uso). Adorei estas dicas! E este post está particularmente interessante por causa da parte das estatísticas! Fiquei 😮 algumas não sabia mesmo de todo! Outras suspeitava, claro. Quanto aos timings de publicação, para mim resulta de manhã cedo e à noite 🙂 mas agora estou cheia de vontade de melhorar ainda mais! E de conseguir publicar de forma mais consistente, de preferência, uma vez por dia 🙂 obrigada por este boost de inspiração e motivação*

  5. Marta Chan says:

    Olha, uma dica que achei interessante: escrever apenas de 1 a 3 hashtags que sejam relevantes e que serão importantes na divulgação na parte da descrição e depois meter os outros hashtags num comentário. Desta forma a descrição não parece tão spammy e ao comentarem a tua foto esses hashtags todos desaparecem da vista mas ainda estão lá.

    O meu IG: @martachantrips

    Acho que podias fazer um post futuro sobre o twitter haha

  6. Jessica Ascenso says:

    Essas estatísticas são realmente interessantes! =D
    Gostei muito do artigo!

    Também tenho vindo a fazer o mesmo, e este ano comecei um projecto (que entretanto está a acabar xD) de tirar uma foto todos os dias e o lugar onde as partilho é no instagram, é incrível a diferenças das primeiras fotos para as últimas.
    E uma das coisas que mudei foi na edição da foto, inicialmente escolhia um filtro que ficava bem naquela foto e abusava bastante na intensidade desse filtro. Agora opto por editar as fotos apenas com as configurações do instagram, como luz, contraste, etc e acabei por deixar os filtros, ou raramente os utilizo.

    Beijinhos =)

  7. Mafalda says:

    Adorei o post! Estou sempre atenta e curiosa com estas dicas porque adoro manter a consistência no instagram, ultimamente tenho conseguido usar sempre o mesmo filtro yay! haha 😉 Boa sorte com essa mudança no teu ! Segui-te por lá o meu é @mafaldaamoura !! Beijinho!

    http://be-your-own-hero-now.blogspot.com

  8. Inês Silva says:

    Sinceramente, uso o Instagram de forma muito descontraída, sei que não é muito consistente, mas é o que me apetece :3

  9. Joana Sousa says:

    Que bom post! E essas estatísticas? Pareces uma jornalista!

    Ultimamente tenho conseguido comprometer-me com 2 ou 3 filtros. Not bad, right? :p É difícil! Ahah acabo por ir usando o Instagram muito espaçadamente, mas não consigo levá-lo demasiado a sério. Se eu não me levo demasiado a sério, também não consigo fazer o mesmo lá :p oh well!

    Jiji

  10. Helena says:

    Adorei as dicas, acho que vou guardar este post para reler cada vez que precisar ehehe A sério! Está bastante informativo e completo.
    Beijos

  11. Sofia Garrido says:

    Óptimas dicas, Catarina! Gostei que tivesses incluído as estatísticas e as horas de maior tráfego! Muito útil este teu post! Vou experimentar o Latergramme! 🙂

    Beijinhos,

    Sofia | Seventeen Seconds
    Most recent post: How to Create Bilingual Posts on Blogger

  12. RJ says:

    Boas dicas.
    Já coloco algumas em prática e vou tentar seguir + algumas.
    O meu Instagram (e FB, G+, Twitter, Snapchat e Pinterest…) é NaCozinhaComRJ. Adoro fazer experiências na cozinha e todas as semanas tento superar-me.
    Obrigado,
    RJ

  13. RJ says:

    Boas dicas.
    Já coloco algumas em prática e vou tentar seguir + algumas.
    O meu Instagram (e FB, G+, Twitter, Snapchat e Pinterest…) é NaCozinhaComRJ. Adoro fazer experiências na cozinha e todas as semanas tento superar-me.
    Obrigado,
    RJ

  14. Margarida (Leves & Ausentes) says:

    Gostei tanto deste post, Cat! Obrigada pelo teu tempo nas pesquisas e preparação para que pudesses partilhar connosco! um beijo grande

    1. joan of july says:

      Ai que bom, Margarida! Fico mesmo feliz, acredita. 😀
      E adorei fazer a pesquisa. 🙂 Beijinho grande*

  15. Bárbara Bação (Living in B’s Shoes) says:

    Adorei as dicas, obrigada 🙂 Beijinhos

  16. Sara Silva says:

    adorei as estatísticas no início do post, fazem todo o sentido!
    às vezes olho para o meu Instagram e gostava que fosse mais atractivo, mas prefiro a liberdade que é publicar conteúdos sem um critério tão restrito! 🙂

    beijinhos
    18 and a life ♡

  17. Mariana Monteiro says:

    Algumas destas dicas já conhecia, outras são boas novidades para pensar e pôr em prática 🙂
    Já suspeitava dos resultados daquelas estatísticas pelo que tenho visto no Instagram :p

    O meu username no insta é @marianafime

  18. Ana Monteiro says:

    Woww! Que post útil, objectivo e interessante. Obrigado 😉 Conheci o blog hoje atraves do blogguercamp. Que trabalho incrível. É de pessoas assim q Portugal precisa 😍 Insta:@2belezab Ps:Acabei d perceber q ele está uma desorganização total. 🙊🙈

  19. Neto Branco says:

    Estatísticas realmente interessantes!
    comecei um projeto de tirar uma foto todos os dias e compartilho elas no instagram. É um ótimo artigo, obrigado 🙂

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge