Dia do Blog: os blogs estão a morrer? (vídeo)

Posted on

Hoje, dia 31 de Agosto, celebra-se o Dia do Blog e eu não podia deixar de falar sobre este tema convosco. Recentemente, tenho reparado que muita coisa mudou na blogosfera. Então decidi criar um inquérito nas minhas Instagram stories. 43% respondeu que sim, 57% respondeu que não. A diferença não foi colossal. Mas então… o que é que mudou na blogosfera em anos recentes? E o que significa isto dos blogs morrerem?

O crescimento do vídeo e falta de tempo para ler

As pessoas com quem falei sobre este assunto concordam com todos os artigos que li sobre o mesmo: o conteúdo escrito está a ser substituído pelo vídeo. As pessoas já não têm tempo para ler, ou não têm paciência, e preferem ver e ouvir vídeos enquanto desempenham outras tarefas produtivas, já que ler implica parar tudo o que se está a fazer para dar atenção àquele conteúdo. É um espelho dos tempos que correm. Porém, isto não quer dizer que um tipo de conteúdo seja melhor ou pior que o outro, apenas que há escolhas para todos os gostos.

Eu cá prefiro ambos e para usos diferentes. Mas nunca irei parar de ler blogs, nem muito menos de escrever, que é o que mais me dá prazer. Maaas… se há coisa que esta experiência me ensinou é que também eu beneficio em abraçar o vídeo. Já antes fiz vídeos para o Youtube, mas ao tornar isto mais regular, sei que consigo fazer chegar o meu conteúdo a mais pessoas.

Os blogs está mesmo a morrer?

Por um lado sim, mas o que está a morrer é a moda dos blogs. As modas são cíclicas e efémeras e está a chegar a época do vídeo. Faz parte, és mesmo assim. Por outro lado não, porque quem gosta do mundo dos blogs e já gostava antes de ser moda, vai continuar por cá. Eu serei uma dessas pessoas. Nada muda para mim; vou continuar a escrever e a ler blogs.

Mas já que estamos a debater este tema vejam o meu vídeo sobre este assunto e sintam-se à vontade de opinar sobre o mesmo! Acham que os blogs estão a desaparecer? Preferem o vídeo ao conteúdo escrito?

11 Comments

  1. Joana Sousa says:

    “A moda dos blogs está a acabar” – partilho da mesma opinião! Só escrevo desde 2015 (e, lá está, juntei-me no pico), mas leio há ANOS (sei eu lá quantos!) e sem dúvida que tem aparecido muita palha. Mas o bom conteúdo continua por aí, forte e fresco! E não é mau. É natural. E siga aproveitar as modas mas sem dramatismos :p

    Acabo por consumir tanto blogs como vídeos e olha, não sinto que um meio substitua o outro!

    Jiji

    1. Catarina Alves de Sousa says:

      Estamos em sintonia então, Joana! 😀 Quando te juntaste à blogosfera parecia que já pertencias há anos. Aposto tudo em como és uma das que permanece mesmo depois da moda passar. E ainda bem. <3

  2. Margarida Pestana says:

    Cat, estou derretidíssima a ouvir-te!
    Se há pessoa que me motiva a fazer acontecer, na escrita, na fotografia e também nos vídeos. Fazes tudo parecer tão natural e simples. Fartei-me de rir contigo e achei o tema super importante. Já falamos várias vezes disto e concordo contigo, que passe a moda e fique apenas a paixão.
    Continua com os vídeos e com os posts, porque são ambos essenciais. Quanto a temas, fala de empreendimento, de carreira, da tua experiência, de hobbies e sonhos que tenhas e como podemos faze-los realizar. ❤
    E bora lá, comentar mais blog!
    Feliz dia do Blog!

    #deixemablogosferaempaz xD

    1. Catarina Alves de Sousa says:

      Oh, querida Maggie, tu deixas-me sem palavras… Onde anda o emoji do macaquinho a tapar os olhos quando preciso dele?
      Quanto às tuas sugestões de temas, bem, são maravilhosas e tenho imensas ideias para as explorar.

      Um grande SIM a comentar mais blogs! <3 Obrigada pelo teu incansável apoio, querida Margarida.

  3. JU VIBES says:

    Eu ainda comento blogues. Se leio, é raro não deixar uma apreciação.
    Acho que o conteúdo merece.

    1. Catarina Alves de Sousa says:

      E tu é que estás certa! Eu deixei de o fazer tanto, mas agora que a minha vida acalmou, não tenho desculpa para não retomar o hábito. 🙂

  4. Sofia Garrido says:

    Olá, Catarina!
    Creio que foi precisamente isso que comentei respondendo também por mensagem à tua poll, depois de ter votado nela do lado da fatia desses 43% – que estas coisas são cíclicas. Talvez devesse ter votado no oposto, já que no fundo acredito que não estão a morrer, apenas moribundos, que é uma fase que há de reverter-se.

    Pessoalmente continuo a apreciar igualmente o formato dos blogs assim como os vídeos de youtube.
    Agora que estou finalmente a conseguir organizar-me de forma a ter mais tempo para isso, está a saber-me muito bem passar pelos meus blogs favoritos, e é muito bom ver quem continua por cá a contrariar a tendência de de abandonar a blogosfera!

    1. Catarina Alves de Sousa says:

      E eu já te disse que fico muito feliz por teres decidido não acabar com o teu blog pessoal. 🙂 Faz muita falta no leque de bons blogs que decidam permanecer nesta blogosfera após a moda terminar. 🙂

  5. Sofia Garrido says:

    Li o post, comentei e depois fui fazer outras coisas sem antes ver o vídeo x).
    E agora, depois de ter visto, acrescento como nem tinha pensado como é tão bom que a moda esteja a passar para quem realmente quer cá andar a escrever, a criar conteúdo por gosto genuíno, sem segundas intenções.

    A dada altura parecia-me até que “ser blogger” estava a perder imenso valor, porque surgiam tantos blogs sem qualidade alguma e apenas com a intenção de nos vender alguma coisa!

    A ideia de isto se reverter é bastante motivadora!
    Ler o teu post e ver o teu vídeo foi bastante motivador, e por isso obrigada, Catarina!

    1. Catarina Alves de Sousa says:

      Ohh que bom ler isso, Sofia! Fico contente que esta minha contribuição para o Dia do Blog te tenha motivado a continuar de alguma forma. 🙂
      É mesmo isso que acredito estar a passar-se neste momento, mas logo veremos se tenho ou não razão. ;)*

  6. Carolayne Ramos says:

    Antes de mais: ficas tão bem em vídeo!! Gosto da tua postura, do teu humor e da forma como te comunicas verbalmente. Senti-te mesmo aqui ao meu lado, parabéns!! 😀
    Quanto ao conteúdo: Não há como discordar, a sério! Essa da “moda dos blogues estar a terminar” é a frase mais verdadeira que já escutei, nos últimos tempos! E, tal como enfatizas, melhor para nós, não é verdade? Julgo que por medo, muitos bloggers se estejam a manifestar como maneira de não serem esquecidos, mas a verdade é só uma: Enquanto aqui estivermos a escrever por amor, que mais importa? Tudo na vida é cíclico. Há fases maravilhosas, outras menos boas e, como bons seres humaninhos, há que nos adaptar ao meio e viver segundo isso!
    Espero que vir a ver mais vídeos teus!!! *-*
    Beijinhos,

    LYNE, IMPERIUM

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge