Flipboard, ou como montar a nossa própria revista

Posted on

Hoje em dia centenas de milhares de notícias circulam diariamente pelos jornais – físicos e online -, blogs, televisões, etc. Com esta enorme quantidade de informação, é fácil perdermos o fio à meada e de perdermos o rasto das notícias e dos temas que realmente nos interessam. A aplicação de que vos falo hoje é uma das minhas mais preciosas e recentes descobertas.

E se vos dissesse que podem montar a vossa própria revista apenas com as notícias e artigos que vos interessam sem terem trabalho nenhum com isso?

Flipboard é a aplicação que vos permite fazer isso e ainda mais coisas, tais como seguir outros utilizadores e revistas e ainda partilhar as vossas revistas no Twitter, Facebook, por email ou através de um código embed.

Não me recordo ao certo de quando criei a minha conta no Flipboard, mas sei que só conhecei a dar-lhe atenção e a descobrir as suas enormes potencialidades para aí em Fevereiro deste ano. Ainda assim, agora que já sei o que consigo fazer com esta aplicação, não quero mais nada!

Parece-vos interessante? Já explico como funciona.

Como funciona o Flipboard

Depois de criarem a vossa conta, vão escolher os temas pelos quais têm mais interesse, seja Ciência, Fotografia, Economia, Negócios, Moda, etc.

A seguir, vão poder ver as notícias e artigos mais recentes e importantes do dia nas áreas de interesse que escolheram na secção Explore.

flipboard3

Sempre que clicam num artigo e o abrem, têm do lado direito do ecrã, abaixo do cabeçalho do artigo, o símbolo + Flip. Ao clicarem nele vão poder adicionar esse artigo a uma revista vossa que podem criar nesse momento escolhendo a opção New Magazine.

Ou podem criá-la no vosso perfil clicando igualmente em New Magazine.

flipboard2

As minhas revistas (Flips)

Como podem ver, tenho três revistas (as três em construção) neste momento. A primeira, Writer’s Digest, reúne artigos mais técnicos que ajudam a melhorar a escrita; a segunda, Sashimi Misto, tem artigos de várias categorias, misturados; a Photography February 2016 que entretanto renomeei para Sick Snaps (February era só o mês de criação da revista e já não faz sentido, visto continuar a actualizá-la) é – obviamente – só de fotografia e reúne os artigos que acho interessantes sobre o tema, bem como ensaios fotográficos que me inspiram de alguma forma.

flipboard1

Uma das coisas que mais aprecio no Flipboard – seja no PC ou no smartphone ou tablet – é o design. O aspecto da aplicação e das revistas criadas é do mais clean possível, o que dá logo uma vontade enorme de ler e coleccionar o conteúdo. Pelo menos comigo é assim. 🙂

A única coisa que lamento que não dê para fazer é inserir os nossos próprios artigos e criar revistas com o nosso próprio conteúdo. Na verdade, foi assim que cheguei ao Flipboard, à procura de uma aplicação que desse para fazer isso (conhecem alguma?), mas acabei por ficar e por me render àquilo que (tão bem) oferece.

Por outro lado, entendo o porquê de não permitir inserir outros conteúdos, pois só assim consegue garantir a qualidade da informação partilhada. E nesse sentido, garanto-vos que não desilude.

Se quiserem ler a minha revista Sick Snaps (a mais completa até à data), aqui têm:

View my Flipboard Magazine.

Onde descarregar o Flipboard

O Flipboard está disponível online, na sua versão web em www.flipboard.com e para smartphones e tablets Android e iOS.

Já conheciam esta aplicação? Ficaram curiosos por experimentar? Usam alguma do género? 🙂

0 Comments

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge