Girls lean in: encontros inspiradores no feminino

Posted on

O título frisa que os meetups Girls Lean In se fazem no feminino, o que não é inteiramente verdade. Pelo menos, não é essa a intenção. Assente em ideias feministas saudáveis, aqui o objectivo não é formar um grupo de mulheres e cascar nos homens, mas sim juntá-los a nós em encontros informais nos quais está sempre presente uma oradora.

Origens e conceito

O Girls Lean In nasceu do desejo de Catarina Sousa (sim, temos o mesmo nome :P) e Catarina Campos de “dar voz às mulheres”, principalmente em contextos profissionais e empresariais, onde os homens ainda estão em maioria. Na verdade, foi mesmo isso que as motivou a lançar este projecto, após Catarina Sousa (que tem o meu nome, btw) se aperceber de que os encontros organizados pelo Factory Braga – espaço de cowork e incubação de startups – só tinham oradores masculinos.

O objectivo dos encontros  Girls Lean In passa, por isso,  por reunir mulheres empreendedoras para que possam, entre elas, partilhar as suas histórias de sucesso e incentivar outras a seguir os seus sonhos, ambições e a assumir cargos de liderança.

Isto lembra-me este vídeo que explica porque é que as raparigas têm tendencialmente menos empregos em posição de liderança. Muitas vezes, o que acontece é que somos ridicularizadas ou envergonhadas publicamente enquanto crescemos ao sermos chamadas de “mandona” e “teimosa”, quando um rapaz seria provavelmente apelidado de “líder nato” e dono de “uma personalidade forte”. Parece que não, mas são estes pormenores que moldam o nosso mindset para o futuro.

Não que este vídeo esteja relacionado com o projecto em questão, mas se analisarmos bem a “coisa”, tudo está ligado. Se a palavra “bossy” ou “mandona” fosse banida, talvez hoje em dia houvesse mais ambição no feminino e mais mulheres em cargos de chefia. #fimdedesabafo 😉

Quando e Onde

Em Lisboa, o Gils Lean In tem lugar no Cowork Lisboa, Lx Factory.

A edição de amanhã será pelas 19h e terá como oradora a Catarina Ferreira, criadora do Project Ties. 🙂

Inscrevam-se aqui no evento do 3º meetup Girls Lean In no Facebook.

Então, vamos?

2 Comments

  1. Marta Chan says:

    Queria taaanto, adoro ideias inovadoras e pessoas com espirito empreendedor, aprende se tanto mas tanto! Depois faz uma reportagem para sabermos como foi.

    1. joan of july says:

      Acho que era aquilo tipo de coisa de que ias gostar imenso, Marta! Foi muito giro! Até tirei umas notinhas. 😉
      Depois farei a tal reportagem, sim!

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge