mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
2 In recipes

How to make Masala Chai (मसाला चाय) at home (my recipe)

Sempre que vou lanchar à esplanada do Adamastor, em Lisboa, peço um Chai Masala*. Não falha. É delicioso, reconfortante e ligeiramente picante. Adoro o sabor e a textura deste chá indiano com leite e especiarias.
Mas não podia continuar a limitar o meu consumo de Chai Masala apenas às vezes que visito esta esplanada. Não chegava. Por isso, decidi investigar várias receitas e tentar fazer o meu próprio Chai Masala em casa.

Se gostam tanto deste chá quanto eu, vão adorar esta receita!

Os ingredientes

(para 8 doses, ou copos neste caso)

Como o próprio título do post indica, este receita é minha; ou melhor, é adaptada de várias outras receitas de Chai Masala que vi, mas com adições que resultam apenas do meu gosto pessoal, como é o caso da hortelã e do cravinho. Mas cá vai disto!

    • 3/4 caneca de água
    • 3 ou 4 folhas de hortelã (opcional – eu adoro hortelã e optei por adicionar algumas folhas)
    • 4 ou 5 grãos de Cravinho (outra invenção minha nesta receita, mas experimentem que faz todo o sentido nesta mistura!)
    • 2-4 grãos de Cardamomo inteiros
    • 1-2 fatias finas de gengibre
    • 1 ou 2 paus de canela
    • 1 estrela de anis (odeio anis, por isso retirei da minha receita, mas quem gostar pode manter)
    • 3/4 caneca de leite
    • 1 1/2 colheres de chá de folhas de chá preto (usei English Tea)
    • Adoçante ou açúcar a gosto

Vou ser sincera convosco relativamente a estas porções: eu não as respeitei tal e qual elas se apresentam na receita. Em vez disso, fui adaptando, mas mantive o número de grãos de cardamomo, canela e fatias de gengibre. O leite e a água não, porque a quantidade dos líquidos influencia directamente o grau de intensidade (mais forte ou mais fraco) do chá.

Por isso, o que eu aconselho é que não sigam a receita à risca e que sigam antes o vosso gosto pessoal.

Preparação

1. Deita-se a água num tacho e leva-se ao lume. Há quem ponha logo todos os ingredientes, mas eu gosto mais de fazer o Chai Masala por partes. Primeiro, adiciono as folhas de chá preto e as folhas de hortelã e deixo o chá ganhar cor e aroma.

2. A seguir, vou cortando o gengibre e desfazendo as especiarias no almofariz. Não precisam de ficar mesmo em pó, mas maltratem-nas um bocadinho até que libertem os grãos e os aromas que escondem.

3. A seguir, o gengibre e as especiarias vão fazer companhia à hortelã e ao chá preto.

4. Depois de já lá estarem ao lume há algum tempo e do chai começar a cheirar a Chai Masala, junto o leite aos poucos, até que a mistura fique com este aspecto e cor:

E pronto, é só isto! 🙂 A receita é facílima, o que por vezes nos faltam são alguns destes ingredientes em casa. Eu, por acaso, tinha-os a todos, até porque na altura do Natal tinha oferecido um kit Gin Lovers ao meu namorado, o qual, para minha sorte, já vinha com várias destas especiarias. 🙂

Espero que gostem!

– – – – – – – – – –

Masala chai (em hindi: मसाला चाय, masālā chī; urdu: چاۓ, “chá com especiarias”) é uma bebida do subcontinente indiano feita a partir da produção de chá com uma mistura de especiarias e ervas aromáticas indianas. Sozinho, chai significa apenas chá em boa parte do mundo, mas no hemisfério ocidental, principalmente para os falantes do inglês, “chai” é frequentemente usado no lugar de “masala chai”.

– Wikipedia

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Inês Silva
    12/04/2015 at 10:31 PM

    Apesar de ter imensa curiosidade em experimentar a receita cheira-me que com a preguiça de comprar ingredientes novos tão cedo não o faço xD Com uma irmã viciada em cultura indiana já experimentei algumas receitas de lá, mas como nunca bebi este chá nunca o fiz – agora não tenho desculpa! (ps. também detesto anis, belhec)

    • Reply
      joan of july
      16/04/2015 at 3:37 PM

      Mas as especiarias também compras uma vez e já tens para muitas outras vezes. 😉 Ultrapassas a preguiça uma vez e já tens muitas doses de chai. Eheheh.
      Eu também adoro a cultura indiana!

    Leave a Reply

    CommentLuv badge