mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
7 In 6 on 6/ photography

As minhas 6 fotos favoritas do projecto 6 on 6

Escrever este post traz-me uma sensação agridoce. Por um lado é boa, porque é mais uma desculpa para recordar este desafio que tão bom foi fazer e que tanta alegria me trouxe em 2016. Por outro, é a admissão de que já chegou ao fim e é dizer-lhe adeus. E isso não é fácil, mas também significa que o levei até ao fim! 🙂
Para este mês do “adeus” que é também um mês de resoluções e resumos de 2016, decidimos então escolher a nossa foto favorita de todas as que tirámos para o 6 on 6. E das nossas colegas também! Foi tão, mas tão difícil escolher… Mas está feito. Vejam então quais foram as minhas favoritas de todas!

Catarina Coelho – A Girl in Mint Green

A minha foto favorita da Cat foi tirada do último mês do 6 on 6, que era de tema livre e para o qual ela escolheu as pessoas como tema. Vocês sabem como eu adoro retratos, por isso a escolha foi óbvia, embora eu tenha tido imensa dificuldade a escolher entre as fotos lindas da Cat.
Esta foto nocturna com silhuetas e luzes de Natal na nossa cidade agarrou-me o olhar e arrancou-me um suspiro…

Joana Clara – Às Cavalitas do Vento

Apesar de não nos ter conseguido acompanhar até ao fim, a Joana contribuiu para o nosso 6 on 6 com fotos encantadoras. Esta do Arco da Rua Augusta é uma delas e, sem dúvida, a minha favorita das que a Joana nos trouxe. O facto de se ver nevoeiro ao longe, atrás do arco, confere-lhe uma atmosfera misteriosa e, na minha opinião, super convidativa a passeios fotográficos. Para mim, o nevoeiro tem sempre magia associada. 🙂
Esta foto foi retirada do desafio de Março, cujo tema era o Movimento.

Joana Sousa – Jiji

Ao longo de todos estes meses de 6 on 6, a Joana trouxe-nos fotos de cortar a respiração e registou coisas que eu ainda nem me atrevi a tentar, tais como movimentos arrastados nocturnos e até estrelas com longas exposições. Apesar de ser apaixonada por esse tipo de fotos, esta conseguiu arrancar de mim um esbugalhar de olhos ligeiramente maior que as outras. Esta foto é tudo aquilo que eu gosto! Pessoas? Check. Noite? Check. Ambiente misterioso? Check. Faz lembrar filmes de terror? Awesome!
Retirei-a do seu último 6 on 6, de tema livre (como já disse), cujo tema escolhido pela Joana foi “Criar“.

Marta Chan – Viver a Viajar

E chegámos à Marta, a minha companheira fotográfica em Lisboa e que chegou a figurar como modelo no meu 6 on 6 de Junho! 🙂 Aliás, a ideia de juntar esta equipa e de abraçarmos este desafio foi dela.
No ano passado, a Marta fez um curso de fotografia super completo e desafiante e isso acabou verdadeiramente por se reflectir nas suas fotos, cada vez melhores. Talvez por isso não seja mistério nenhum eu ter escolhido uma foto do seu último desafio 6 on 6 cujo tema era “Verbalizando“. Não é bonito? 🙂 Esta foto que escolhi ilustra o verbo “caminhar”. Não sei o que tem, mas adoro-a. Atrai-me ver os sujeitos de costas, a união e equilíbrio entre humano e animal, o espaço negativo, a praia, as cores frias…

http://www.viveraviajar.com/2016/12/6-on-6-verbalizando.html

Vânia Martins – Raining Days and Mondays

As fotos da Vânia sempre foram ligeiramente diferentes das nossas, pelo menos no que diz respeito a fotos “urbanas”, uma vez que ela mora num sítio muito mais calminho do que nós, a sul de Portugal. Talvez por isso adore particularmente as fotos em que a Vânia nos mostra um bocadinho do seu ambiente envolvente, das casas, das pessoas, dos pormenores e das festas.
Esta que eu tirei do seu 6 on 6 de Novembro cujo tema era “Outono“, engloba vários factores que admiro: fotografia de rua, preto e branco, pessoas e melancolia. Ah, já para não falar que esta foto em particular que me lembra muito o estilo do icónico fotógrafo Henri Cartier-Bresson. Era menina para a emoldurar lá em casa!

Catarina Alves de Sousa – moi même (Joan of July)

Para complicar ainda mais este esforço de escolher só uma foto favorita de cada uma de nós, ainda tive que escolher uma minha! Foi tãaaaaao difícil… Eu sei, estou a ser repetitiva, mas foi mesmo. De repente, ao olhar para todos os meus 6 on 6, nenhuma foto me parecia suficientemente boa, mas ao mesmo tempo gostava de todas pelas recordações e pelo trabalho que tive com cada uma delas. A brincar a brincar, foram 72 fotos em 12 meses em exclusivo para este 6 on 6.
Mas bem, acabei por me decidir por esta foto nocturna que tirei na noite de São João, dia 24 de Junho de 2016, para o tema Fotografia Nocturna. Para mim, esta foto engloba o sentimento que me invadiu nessa noite, mas não me vou alongar a falar disso, podem ler sobre a noite de São João aqui.
Da foto em si, gosto das cores, de ver as ruas cheias de pessoas e do facto de, apesar da pouca luminosidade manter uma boa qualidade e pouco arrastamento. Gosto especialmente de ser uma foto do meu Porto e de me fazer sentir algo.

E assim termino o meu 6 on 6 com estas meninas, com quem partilhei e aprendi outro tanto. Foi uma verdadeira honra ter sido vossa companheira e agradeço-vos pela vossa dedicação, os vossos comentários e críticas construtivas. Sinto que crescemos tanto com isto e que, mais importante ainda, que a nossa fotografia ficou muito melhor! Não há nada como sermos desafiados desta maneira. 🙂
Apesar do final do 6 on 6, não pensem que se livram de ver fotos do género aqui no blog todos os meses. Vem aí uma novidade que espero poder partilhar muito em breve! 🙂

Não se esqueçam de ir aos blogs das outras meninas do 6 on 6 ver quais foram as suas favoritas, sim? 😀

Marta – Viver a Viajar
Catarina – A Girl in Mint Green
Joana – Jiji
Vânia – Raining Days and Mondays

 

You Might Also Like

7 Comments

  • Reply
    Joana Sousa
    06/01/2017 at 6:23 PM

    Estive quaaaase para escolher a mesma foto que tu da Cat e da Vânia! Ahahah assustador 😀

    Foi tão bom estarmos todas juntas nisto! Crescemos a olhos vistos, e, caramba, há poucas coisas melhores do que saber que temos um grupo de maluquinhas iguais a nós que querem saber e fazer cada vez mais! E agora…vamos fotografar! :p
    Joana Sousa recently posted…Photo + Personal | 6 on 6 | Looking BackMy Profile

  • Reply
    Vânia
    07/01/2017 at 8:45 PM

    Concordo contigo, foi tão, mas tão difícil escolher as favoritas! Na prática escolhi bem mais do que as seis, mas depois tive que me decidir. 🙂 Gosto sempre muito das tuas fotos e acho que é clara, em cada uma de nós a evolução. Além disso parece-me que sentimos todas o mesmo em relação ao grupo fantástico e construtivo que resultou deste 6 on 6. Acho que estamos de parabéns. 🙂
    Vânia recently posted…6 on 6 | Best ofMy Profile

  • Reply
    Marta Chan
    08/01/2017 at 12:24 AM

    A conclusão que retiro é que gostaste mesmo do tema noite e do tema livre :))
    Foi mesmo giro este projecto hein! Como conseguimos arrancar, cada uma à sua maneira, em cada tema, cada detalhe, cada perspectiva diferente. Todos os dias 5 deste ano ficava ansiosa para poder ver o que vocês tinham guardado para cada tema e sempre me surpreendi pela positiva. Não escolheria outro grupo para este nosso 6 on 6, todas incriveis à sua maneira!

    Concordo contigo, a Vânia trouxe fotografias da sua terra e olha que conheço-a bem – à terra – e ela conseguiu arrancar o seu melhor, deveria era apresentar estas fotos à câmara para ganhar uns trocos hehe

    Fiquei mesmo sentida ao escolheres essa minha foto, é a minha mãe e o Jimmy, seu companheiro canino. Já agora um pouco de história: a minha mãe adoro fotografias então pede sistematicamente para tirar uma foto aqui e outra ali, desta vez ela pediu-me para tirar uma foto com o Jimmy no final da passadeira da praia. Como um flash, peguei na minha canon e comecei a tirar fotos a eles dois, ali, naquele cenário de tempestade, mas ao mesmo tempo tão tranquilo. Nesse momento ainda não sabia o tema que iria escolher como livre mas tinha a certeza que esta foto teria de aparecer no último 6 on 6.

    Companheira de fotografia, que o novo ano nos traga muiiiiitas aventuras fotográficas, já sabes que I’M IN! 😀

    Viver a Viajar

  • Reply
    Catarina Gralha
    08/01/2017 at 3:53 PM

    Estes projectos são muito interessantes, porque se consegue mesmo ver a evolução ao longo do tempo. Acho que estão todas de parabéns! Escolher as fotografias preferidas pode ser um trabalho difícil, em especial quando há tantas bonitas que ficam de fora… Apanhei este vosso percurso fotográfico mais ou menos a meio, mas gostei muito de ver as várias interpretações que foram dando aos temas. Venha daí essa novidade!
    Catarina Gralha recently posted…Mundo Indefinido no CanadáMy Profile

  • Reply
    Bela Dina
    08/01/2017 at 7:14 PM

    Que projecto bonito! Descobri-o no blog da Marta. 🙂

    • Reply
      joan of july
      10/01/2017 at 2:29 PM

      Obrigada, Bela! ❤️

  • Reply
    Catarina Coelho
    11/01/2017 at 11:14 PM

    Sabe bem chegar ao final e ver que todas nós nos sentimos felizes e realizadas com o que fizemos! E modéstia à parte, fizemos muito bem. Trabalhamos bem como grupo, cumprimos com tudo, aprendemos imenso… Enfim, foi um projecto bem especial <3 Espero que os projectos fotográficos continuem por muito tempo. Temos de combinar mais uns passeios fotográficos aqui pelo nosso Porto! 😀

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge