mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
3 In Porto

O que há de especial na noite de São João?

Santo António já se acabou
O São Pedro está-se acabar
São João, São João…

… bem, também já acabou há uma semaninhas, mas este ano foi muito especial para mim. A última vez (antes desta) que tinha ido à noite de São João (noite de 23 para 24 de Junho) no Porto foi em 2013 e, desde então, as coisas mudaram significativamente para mim. Se, na altura, estava desempregada e a tentar arranjar emprego depois de estar um ano nesta situação, este ano pedi um dia de férias para gozar o São João à vontade.

A verdade é que, quando era pequena e quando morava no Porto, nem ligava assim muito a esta festa.

sao-joao7

sao-joao6

sao-joao5

Talvez a única semelhança que mantenho relativamente à época em que não lhe ligava grande coisa, seja o fascínio – que esse sim, sempre existiu – pelos balões que são lançados às centenas durante toda essa noite.

O processo de acender um balão de São João é, para um portuense, todo um ritual que alia a destreza à sorte, pois nunca se sabe se o vento não vai estragar os planos de iniciar o voo do balão e o incendeia antes de atingir mais que uns poucos metros acima da cabeça do lançador de balões.

sao-joao4

Este ano, enquanto me estava a arranjar em casa da minha mãe, no Porto, para sair e desfrutar da noite de São João, reparei que o céu, através da janela, se enchia rapidamente de luzes vermelhas. Os balões subiam lentamente, primeiro um, depois outro e outro, até que já eram às dezenas. Ao mesmo tempo que abri a janela, reparei que o vento transportava até aos meus ouvidos várias gargalhadas e vozes altas. Reconheci como por instinto a alegria típica desta noite e que (pelo menos desta forma) não se repete em mais nenhuma do ano.

E assim senti, como que por magia, um sentimento inexplicável, mas muito feliz, suave e morno a invadir-me e não pude deixar de sorrir por dentro e por fora.

Acabei de me arranjar e saí para a noite.

sao-joao3

sao-joao2

farturas1

A noite em si foi maravilhosa. Fui para a baixa e voltei para a casa a pé, sem nunca me preocupar sequer com questões de segurança. Com tanta gente na rua, nunca me senti sozinha, observada, ou em qualquer perigo. Já disse que adoro quando imensa gente sai à rua ao mesmo tempo? Não em multidão insuportável, claro, mas gosto quando saio à noite e há realmente pessoas na rua.
De qualquer modo, por fantástica que tenha sido a noite, a melhor memória que vou guardar do São João deste ano é a antecipação da noite, o sentimento mágico que me invadiu vindo não sei de onde e que me fez sentir tão bem.

É por isso que, para o ano, faço questão de voltar e de acender um ou dois balões pela primeira vez.

E vocês, já alguma vez foram ao São João no Porto? Sentiram algo semelhante ao que descrevi? 🙂

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Chico Carioca - TURMA LUSA DE LISBOA
    19/07/2016 at 12:18 AM

    Olá Catarina.
    Bonito texto na sua reportagem que traduziu todo o sentimento vivido nesta festa maravilhosa que é o S. João do Porto.
    Chamo-me Francisco, mas de “guerra” sou conhecido por Chico Carioca. Sou também um aficcionado e praticante na construção e lançamento de balões de S. João. Identico a Catarina, também estive com meu grupo baloeiro, que se chama Turma Lusa de Lisboa, na av. dos Aliados, onde lançamos mais de 150 balões na noite de S. João deste ano. O último já subiu às 05.30 hrs. Realmente, tudo o que a Catarina descreve é o mesmo que sentimos nesssa noite festiva, apenas com a diferença de que nós já lançamos balões ha muitos anos Creio que essa paixão desenfreada nascerá consigo quando lançar seu primeiro balão, que espero que aconteça no próximo ano de 2017. Quem sabe, voce não venha lançar os seus balões conosco. Tenho 2 páginas no face (Chico Carioca) particular e (Turma Lusa de Lisboa) do grupo baloeiro. Em qualquer uma das duas faço divulgação da nossa arte baloeira. Possuo também um blog dedicado a esta tradição, denominado “Balões Portugal” (www.baloesportugal.blogspot.com) que poderá acompanhar tudo o que se passa com a tradição dos balões em Portugal, bem como em outros países. Caso possua mais fotos de balões lançados no S. João e puder nos enviar, nós agradecemos que é para divulgação e enriquecimento do nosso arquivo de imagens sobre balões.
    Deixo também nosso e-mail: turma.lusa@hotmail.com para no caso de podermos manter contato e envio de fotos.
    Pensando em termos conseguido mais uma aliada a nossa causa, na defesa e valorização da nossa tradição dos balões de S. João, nos despedimo com as nossas saudações baloeiras.
    Atenciosamente
    Francisco Silva (Chico Carioca)
    TURMA LUSA DE LISBOA (Equipa Baloeira)
    “Balão no céu, alegria na terra”

  • Reply
    Joana Sousa
    19/07/2016 at 2:12 PM

    A noite de S. João é provavelmente a minha noite preferida do ano – rivaliza mesmo com o Natal. Há qualquer coisa na reunião da família, na jantarada, nos balões, nos sorrisos, que me deixa de baterias recarregadas – porque é por estes momentos que tudo vale a pena! Adoro tudo. As churrascadas, a companhia, os balões, os passeios infinitos pela cidade, tudo! Quem me tirar o meu S. João, deita-me logo abaixo 🙂

    Jiji
    Joana Sousa recently posted…Moda e Companhia | Swimsuit CrazeMy Profile

  • Reply
    Catarina Gralha
    19/07/2016 at 4:18 PM

    Nunca fui ao São João no Porto, mas tenho muita curiosidade! Um destes anos vou de comboio (sempre de comboio, adoro este lindo meio de transporte) até ao norte, para aproveitar uma bela noite de São João! E, quem sabe, também lanço um balão 😀
    Catarina Gralha recently posted…Onde dormi em Pisa: Hotel LeonardoMy Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge