O título e a capa do meu livro são…

Posted on

Hoje trago-vos finalmente o título e a capa do meu livro. Não, não era clickbait, que eu não faço cá disso. Quem é subscritor da minha newsletter (suas coisas lindas!) já recebeu a notícia em primeira mão, mas para quem não é subscritor (mau, mau…) dou a notícia agora, até para fazer um intervalo entre as minhas publicações do Bloggers Camp.

Sem mais demoras e palavreado, vou então revelar a capa e o título!

Então? Tinham adivinhado no tema do livro quando revelei uma pista neste post? 🙂

Porque escrevi o “Licenciei-me… e agora?”

Sei que muita gente estava à espera que o meu primeiro livro fosse de ficção, mas a verdade é que um belo dia, quando estava a ir para o trabalho de autocarro e enquanto lia o Big Magic, tive uma epifania. Assim de repente, soube que tinha que escrever um livro em que falasse do meu percurso profissional, ou melhor, da construção do mesmo, que é algo que ainda me surpreende ter conseguido fazer tendo em conta o quão perdida me senti depois de terminar a minha licenciatura (e muito depois disso, já agora).

Houve alturas – no início da minha vida profissional – em que achei que simplesmente não tinha sido talhada para o mercado de trabalho porque me sentia tão desajustada em tudo o que fazia. Para além disso, tinha a noção da enorme concorrência que tinha na minha área (ou aquela que eu queria que fosse a minha área e sobre a qual mudei de ideias mais tarde), mas não sabia como me diferenciar do “rebanho”.
Mas sempre fui uma pessoa criativa e desenrascada e tudo acabou por correr bem. Fiz alguns erros com os quais cresci e aprendi, mas também conto muitas conquistas e aprendizagens de que me orgulho. Na verdade, continuo a aprender muito, especialmente no que diz respeito à importância do networking.

Tudo isto e muito mais está presente no Licenciei-me… e agora?, assim como testemunhos de alguns bloggers que me ajudaram a tornar este livro mais rico, real e útil. E se as histórias deles não chegarem para vocês, ávidos de conhecimento, têm também umas citações giras e umas sugestões de TedTalks e livros que deviam ler no âmbito de cada capítulo do livro.

Se quiserem saber mais sobre o meu livro, leiam a descrição na página do Goodreads.

A quem se destina este livro?

Apesar do título, este livro não se destina exclusivamente a recém-licenciados. Conheço algumas pessoas já licenciadas há anos, mas que estão numa fase em que já só pensam em mudar de área e carreira e foi nelas que pensei também quando o escrevi e quando dei alguns dos conselhos que lá estão.

Como ter acesso a uma cópia do livro

Bem… ele ainda não saiu, na verdade. Mas em breve já vos digo quando estará para venda e quando será a apresentação. Gostava tanto que estivessem lá! 😀

Como ajudar/contribuiu para a felicidade da autora (moi!)

Vocês são mesmo os melhores leitores/amigos/conhecidos do mundo. Desde que comecei a escrever o livro até agora tenho recebido mensagens e emails vossos a dar força e a dizer que vão querer lê-lo, mesmo ainda quando não sabiam sequer o tema. Acham que há alguma coisa melhor para quem está a escrever um livro? Não, não há. Por isso, aproveito para vos agradecer já por todo o apoio. 🙂 Já ajudaram imenso! Mas… se quiserem ainda ajudar mais um bocadinho, podem:

  1. comprar o livro (quando estiver à venda);
  2. fazer uma review no blog ou no Goodreads;
  3. Marcar “para ler” no Goodreads;
  4. tirar uma foto e colocar numa rede social à vossa escolha com a hashtag #licencieimeeagora;
  5. recomendar a alguém – na internet ou fora dela.

E é só do que me consigo lembrar por agora. Não precisam de fazer tudo isto, ok? Só um ponto desta lista já me ia ajudar imenso a divulgar o meu trabalho e a ajudar mais pessoas a conseguir agarrar o emprego dos seus sonhos. 🙂

10 Comments

  1. Helena Pereira says:

    Uau! Parece-me que vai ser um livro bastante útil para, como dizes, várias pessoas! Eu estou agora a acabar o mestrado e de certeza que tem dicas para mim! (:
    Helena Pereira recently posted…House of Minalima, LondonMy Profile

    1. Catarina Alves de Sousa says:

      Obrigada, Helena!
      Sim, tem, sem dúvida nenhuma! Aliás, foi quando acabei o meu mestrado que muitas das questões sobre emprego, carreira e diferentes áreas surgiram na minha vida. 😉

  2. Catarina says:

    Ainda em Março fiz um post sobre esse tema. Vou ficar a aguardar o livro 🙂 Boa sorte!

  3. Marta Chan says:

    Podes contar comigo para fazer check nessa lista inteira! Conhecendo tão bem o teu blog e a tua escrita tenho a certeza que vai ser um sucesso de livro e que terei muito gosto em partilhar com a minha rede de amigos e conhecidos.
    Ps – Faz uma outra apresentação do livro em Agosto ou Setembro sinhe? 😀

  4. Joana says:

    Olá Catarina!
    Já andava com o bichinho do teu livro atrás da orelha, mas, depois de ler esta publicação, fiquei mesmo com vontade de o devorar de uma ponta à outra. Ainda estou a licenciar-me, porém, preocupo-me muito com O Depois.
    Não tenho conta no Goodreads, porém, podes ficar descansada, pois, lerei o livro assim que me for possível.

    Um beijinho muito carinho e votos de muito sucesso,
    Joana.

  5. Carolina says:

    ADORO! A capa do livro está muito gira!

  6. Analog girl says:

    Estava curiosa com o tema do teu livro e não fazia ideia do que seria. Acho particularmente curioso porque muitos de nós nunca sabem muito bem onde os caminhos nos vão levar. Ainda há pouco tempo pensava nisso, o percurso tem sempre tantas ramificações e tantas escolhas. Quando olho para trás, e apesar de me ter mantido numa função semelhante ao longo dos anos, acho que faz todo o sentido continuarmos a pensar e repensar o que fazemos e por onde podemos ir a seguir (eu então estou sempre a tentar reinventar-me). Espero poder ir ao lançamento 😉

  7. The Brunette’s Tofu says:

    Mal posso esperar por estar presente no lançamento e por fazer isso tudo para contribuir para a felicidade da minha menina (e muito mais!) Beijinho e que seja um sucesso Cat <3

  8. Natália Rodrigues says:

    Sim… Pensei que fosse de ficção 🙂
    Seja como for, acredito que as tuas dicas, fruto da experiência, irão ajudar quem está a passar por isso.
    Na minha opinião, escreves muito bem, por isso seja o que for, será bom.
    Bjs

  9. Sónia Rodrigues Pinto says:

    Ahhh, finalmente posso comentar abertamente sobre o teu livro! Na altura em que a newsletter saiu, não quis comentar devidamente para continuar a manter o suspense para quem ainda não tinha aderido. Mas agora posso mesmo dizer-te que sim, este livro faz todo o sentido nesta altura da minha vida! Acabei a parte teórica do Mestrado na semana passada, só me falta escrever a tese, pelo que quero já começar a arranjar trabalho. O teu livro vem mesmo na altura certa para mim, e tu só complementas ainda mais essa certeza com esta tua frase:

    “Houve alturas – no início da minha vida profissional – em que achei que simplesmente não tinha sido talhada para o mercado de trabalho porque me sentia tão desajustada em tudo o que fazia. Para além disso, tinha a noção da enorme concorrência que tinha na minha área (ou aquela que eu queria que fosse a minha área e sobre a qual mudei de ideias mais tarde), mas não sabia como me diferenciar do ‘rebanho’.”

    Embora ainda não tenha começado a minha vida professional, fiquei um bocado desiludida com o Mestrado que escolhi e sinto-me um bocado perdida, como tu te sentiste. Tenho a certeza que com a tua escrita maravilhosa e as tuas dicas vais dar-me algum tipo de ajuda! Mal posso esperar!

    É escusado dizer, pois dá para ver pelos meus comentários ahah, que estou super entusiasmada contigo e espero que tenhas muito sucesso! E venha o livro, cá fico à espera dele!

    Beijinhos 🙂

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge