mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
4 In Off Sight/ photography/ Suíça

Off Sight: a importância de fotografar desconhecidos em viagens

Na minha última viagem, dei por mim conscientemente a fazer de propósito para apanhar outras pessoas nas minhas fotos. Não sou definitivamente o tipo de pessoa que espera que os turistas saiam todos da paisagem que estou a tentar fotografar para disparar.
Durante vários momentos da viagem, o meu namorado abanava a cabeça de vez em quando, como se eu fosse maluquinha por querer fotografar nas nossas paisagens e nas nossas memórias outras pessoas que não conhecia de lado nenhum. Ainda que possa parecer estranho, para mim faz todo o sentido. Um bocado como aquilo que escrevi neste post, as fotografias que tiramos num determinado momento diz-nos muito, no futuro, sobre o que se usava na altura em que fotografámos, sobre as condições climatéricas, estados de espírito das pessoas, etc.

Mas mais que isso, quando fotografo lugares, sim, tiro algumas fotos à paisagem sem ninguém, mas prefiro registar a beleza dos lugares quando há rostos nas fotos. As pessoas (e os animais) são a alma dos lugares, ainda que eles tenham muita alma “sozinhos” também.

Adoro o dinamismo que a presença humana confere aos lugares, principalmente nas minhas viagens. Quando fotografo em cidades, consigo apanhar os locais na sua ‘commute‘ diária, apanhar os seus hábitos matinais de ir de bicicleta para o trabalho – por exemplo – ou de se fazer acompanhar por um copo de latte quente enquanto esperam na rua por um autocarro. Gosto de ver que jornais lêem, o que comem ao pequeno-almoço, como encaram a manhã e mais um dia de trabalho. Gosto, sobretudo, de traçar paralelismos entre as vidas deles e a minha, moldadas de formas diferentes pelos padrões culturais e pela distância geográfica e pelo próprio clima.

Já no meio da natureza, consigo apanhar os animais que lá vivem (como em Killarney, por exemplo) ou outros turistas, como quando visitei os Alpes. Gosto especialmente de ver e registar as suas expressões deslumbradas, que tão bem espelham a minha própria expressão no momento.

Claro que quando viajamos a dois também nos fotografamos um ao outro e tiramos uma ou outra selfie, mas não é por isso que deixo de querer também fotografar outras pessoas que nos acompanharam de outra forma durante a nossa viagem.

Grindelwald – First

  

Interlaken – Harder Kulm

Yungfraujoch

E vocês, também fotografam estranhos nas vossas viagens? Sentem que adiciona algo especial às vossas fotos de viagem?

De qualquer forma, espero que tenham gostado destas primeiras fotos que partilho aqui no blog sobre a viagem à Suíça. 🙂

Não se esqueçam de espreitar as contribuições para este Off Sight das minhas colegas de projecto:

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Joana Sousa
    31/10/2017 at 2:00 PM

    Faço o mesmo que tu precisamente pela mesma razão: o mundo também é feito de gente, e acho que metade da magia de qualquer lugar está em quem por lá anda. E que belas fotos conseguiste aqui, a paisagem é de sonho!
    Joana Sousa recently posted…Photo | Off Sight + Postcards from Porto #3 | Do nosso PortoMy Profile

  • Reply
    Marta Moura
    31/10/2017 at 2:06 PM

    Bem, adorei as pessoas mas fiquei fascinada com as montanhas.

  • Reply
    Raquel
    01/11/2017 at 11:08 AM

    É um projeto interessante 🙂 beijinhos

  • Reply
    Vânia Martins
    01/11/2017 at 3:20 PM

    Sabes que também prefiro fotografar os locais com pessoas? As pessoas fazem parte. Se estão lá é porque existem naquele lugar e ajudam a contar a sua história. Nisso identifico-me contigo. E isso já me trouxe problemas no Off Sight de agosto quando estava a fotografar em Córdoba, ainda que naquela vez não estivesse necessariamente a fotografar quem achou que estava a ser fotografado. Isso pode trazer-nos problemas, por isso gosto de fotografar as pessoas de costas, ou de longe, ou focando algum detalhe que não a identifique necessariamente. Fizeste isso também, percebe-se. Lindas as tuas fotos.

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge