Páginas Salteadas: mousse vegan descomplicada (2 ingredientes)

Posted on

Esta nova receita do Páginas Salteadas tem um sabor fresco e cítrico com a vantagem de ser incrivelmente fácil e saudável. É a minha primeira receita vegan desta rubrica e é perfeita como sobremesa para quem precisa daquele extra depois de uma refeição, mas que dispensa algo muito pesado e calórico.

Se é o vosso caso, esta mousse é ideal para vocês!

Quando soube que o livro escolhido para este mês era o Descomplica da querida Sofia Castro Fernandes (também autora do Às 9 no meu livro e do blog Às 9 no meu blog), decidi que a minha receita teria que ser também ela muito… descomplicada. E se o sinónimo de descomplicado é simples, o que será mais simples do que uma receita que leva apenas dois ingredientes?

Mousse vegan de limão

Ingredientes

  1. aquafaba (de uma lata de grão)
  2. limão
  3. opcional: adoçante natural (usei geleia de agave biológica)

Preparação

Não sei se toda a gente já sabe disto e eu só descobri há cerca de uma semana e já tive oportunidade de estar algumas vezes, mas aqui vai: a água onde vem o grão, dentro das latas, dá para bater com a batedeira ao ponto de ficar com uma consistência semelhante à das claras batidas (não necessariamente em castelo, mas com alguma consistência). Esta água também pode ser de cozer o feijão de uma forma específica (procurem no Youtube), mas é mais fácil aproveitar a água do feijão em conserva. Eu costumava deitá-la forma, imaginem! Agora nunca mais o farei, pois sei que a posso aproveitar para fazer várias receitas, incluindo a desta mousse e da versão com chocolate (a propósito, recomendo muito esta receita da Vânia).

Já agora e a título de curiosidade, aquafaba vem do latim aqua (água) +faba (feijão ou grão) = Água de cozer o grão.

  • Para esta receita, basta bater essa água do grão com a batedeira até ficar com uma consistência mais sólida, quase como claras em castelo.
  • A seguir, adicionar sumo de meio limão e umas raspas da casca desse mesmo limão, tanto para adornar como para dar um travo ainda mais cítrico à mousse.
  • Quem quiser pode também adoçar (eu prefiro); no meu caso adicionei um pouco de geleia de agave para tornar a mousse menos amarga e poder desfrutar à vontade do sabor a limão, mas sem fazer “caras”.

A relação com o livro ‘Descomplica’

Primeiro, uma confissão: ainda não terminei o livro, mas sabem? Quero levar o meu tempo com ele. A receita pode ter sido rápida, mas a leitura não tem que ser nem eu quero que o seja. Quero demorar-me em cada palavra e em cada página. Quero absorver tudo como deve ser. Quero reflectir e deixar que as palavras da Sofia surtam efeito em mim.

Mas a temática geral do livro, que é literalmente “descomplicar”, deu o grande mote para esta receita. Estou super feliz com o resultado, não só em termos de sabor, mas porque sinto mesmo que tem tudo a ver com o livro, ainda que de uma forma mais literal. Para além disso, e também à conta do Páginas Salteadas, tenho aprendido imenso sobre cozinha e sobre novas receitas e ingredientes.

Tem sido uma aprendizagem e um projecto absolutamente fantásticos. 🙂

E vocês, já leram o ‘Descomplica’? Gostaram? 😀

Como já é costume, as próximas três segundas-feiras terão deliciosas receitas das minhas companheiras de Páginas Salteadas. Mal posso esperar por ver o que andaram a fazer! Espreitem também as receitas das outras meninas:

Joana Clara, Às Cavalitas do Vento
Vânia Duarte, Lolly Taste
Andreia Moita, Andreia Moita Blog

3 Comments

  1. Andreia Moita says:

    Opah, como assim? Tem tudo a ver com o livro esta tua receita, parabéns! Já tinha lido sobre a aquafaba mas nunca tentei fazer. Adorei a forma como relacionas a receita e o livro. Ao fim ao cabo este livro é de descobertas e tu descobriste um ingrediente novo e acabaste por descomplicar a receita! Para a semana lá estarei com a minha receita!

    1. Catarina Alves de Sousa says:

      Ohhh a sério? Que bom que gostaste, darling! 😀 Foi mesmo uma (boa) descoberta, tal como tem sido o livro da Sofia.
      Para a semana lá estarei a cuscar a tua receita! :*

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge