Podemos falar sobre o final de Game of Thrones? (SPOILERS inside)

Posted on

Se um dia conhecer pessoalmente o George R.R.Martin, ou os produtores da série Game of Thrones David Benioff e D.B.Weiss, só quero peguntar uma coisa:
“Como é que se sentem ao deixar literalmente milhões de pessoas com o coração nas mãos durante quase um ano inteiro?”
Porque é assim que me sinto. Agora que me caiu a ficha relativamente ao desfecho do episódio de segunda-feira, o último desta 5ª temporada de A Guerra dos Tronos.
Se ainda não viram o episódio nem leram os livros, considerem-se avisados: aqui há SPOILERS. Leave now! Save yourselves!

557d9e66ca2dc24e4d269766_melisandre-spoilers

Confesso que durante este último episódio me diverti a fazer a “death count”. Sempre que morria uma personagem minimamente importante era: “Dois! Hmm… mas morreu mesmo?”, “Três!”, “Quatro!”, “Cinco?… Jon? Jon Snow?? NÃOOOOOOOOO!!! Mas mas…”

Confesso também que houve algumas mortes que ainda não superei desde temporadas e livros anteriores. Sim, eu leio os livros. Na altura do Red Wedding (antes de passar na série), lembro-me perfeitamente de ter fechado o livro e de ter ficado alguns minutos a olhar para a parede, muito séria, de olhos abertos e incrédula.
Pensei que nunca mais iria conhecer esse sentimento… até agora.

Quando comecei a ver A Guerra dos Tronos, em 2011, vi dois episódios da série e pensei: “Pronto, vou ler os livros, não aguento”. E assim foi. A temporada 1 acabou e ainda estava a ler o livro. O ano foi avançando e li mais dois. E assim estive sempre à frente da série e podia fazer o papel de leitora arrogante que diz: “Eiii, isto nos livros não é assim!”

HTML5 Icon

Mas agora fiquei para trás. Porque o livro “A Dança dos Dragões” é o último e não há mais nenhum da Saga de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire) publicado, tenho andado a fazê-lo render, a lê-lo devagarinho para não o “esgotar”, na esperança de que o George R.R.Martin se despache a acabar o Winds of Winter (o próximo volume).

E assim vi a série sabendo o mesmo que toda a gente que não leu este último volume.

Portanto, conseguem perceber como é que a morte do Jon Snow me apanhou de surpresa. Quer dizer, mais ou menos… Eu já andava desconfiada que o rapazinho, o Olly, ia tentar matá-lo, mas não sabia que ia conseguir.
A forma como ele morreu foi horrível! Mas adiante.

Não aceito a morte do Jon Snow por diversos motivos, um deles porque a saga dos livros chama-se “Gelo e Fogo”. Na minha cabeça, o fogo era a Daenerys e o gelo era o Jon Snow. Porquê? Se calhar o melhor é passarmos às teorias.

Teorias que sustentam o regresso de Jon Snow

1. R + L = J

Uma das teorias mais defendidas e abraçadas pela comunidade GOT na internet é a de que o Jon Snow não era filho de Eddard Stark com uma desconhecida qualquer, mas sim da irmã falecida deste – Lyanna Stark – com o Rhaegar Targaryen (irmão mais velho e também falecido da Daenerys).
É bem possível, até porque se sabe (nos livro) que estes dois estiverem envolvidos.
E porque é que isto é importante? Porque colocaria o Jon Snow como herdeiro do Trono de Ferro, mesmo à frente da Daenerys. Em Westeros, quem herda o trono é sempre um filho, não uma filha.

Não acham que era um plot twist brutal? Chegava lá a Daenerys montada no seu dragão favorito só para aparecer o Snow e estragar-lhe a festa toda.

HTML5 Icon

2. A Melisandre vai ressuscitá-lo

A mulher tem jeito para essas artes mágicas e do fogo do sangue e essas coisas todas. E para além disso, apareceu inesperadamente pouco tempo antes da morte do Snow. Não será por acaso, certo? Pode ser que ainda se faça útil para variar.
A ressurreição em Game of Thrones não é um tema novo. Se ignoraram os meus avisos de spoilers, aqui vai mais um: lembram-se que o feiticeiro Thoros de Myr ressuscitou a Catelyn Stark? E mais não digo.

HTML5 Icon

3. Jon Snow volta como um wight/Whitewalker

Todo aquele contacto visual com o Night’s King (aquele Whitewalker com ar de demónio que vimos no episódio 8) poderá ter uma explicação muito mais complexa. É possível que o Snow volte em forma de Whitewalker bonzinho? E, se sim, será que vai cruzar-se com o Bran e ajudá-lo no que quer que ele ande (no pun intended) por lá a fazer a norte da Muralha (é lá que ele está sequer? Esqueci-me)?

HTML5 Icon

4. O Jon Snow não morreu, mas assumiu outro corpo

Também a existência dos wargs não é novidade nenhuma. O Bran é um warg, por exemplo, e já conhecemos um Wildling que também o era. Para quem não sabe, os wargs são pessoas que conseguem passar a sua alma/consciência para a de um animal. O Jon tem um direwolf, o Ghost!
Mais coisas… ora, o actor que interpreta o Jon Snow, Kit Harrington, disse numa entrevista que o percurso dele na série tinha terminado e assim lhe tinham dito os directores. Disse também que não ia filmar a próxima temporada, o que me leva a acreditar profundamente nesta teoria. O Kit não entra porque o Jon Snow vai ter outro corpo! Será?

HTML5 Icon

Seja como for, a verdade é que me recuso a aceitar esta morte simplesmente porque estou profundamente convencida de que o Jon terá uma participação fulcral nos eventos futuros da saga.

Não quero acreditar que e a Daenerys que se vai sentar no trono, nem pensar! Tem que haver um twist suficientemente poderoso para chocar toda a gente e afastar este desfecho tão esperado.

Agora vocês

Bem, foi este o meu rant. Apesar de tudo e da minha inconformidade, tentei ser o mais racional possível e pensar e pesquisar teorias que sustentem o regresso do Jon Snow.

E vocês? O que acharam deste final? Que morte vos chocou mais em toda a série e todas as temporadas? Vá, contem-me tudo, preciso de falar com alguém sobre esta tristeza. ;_;

 

12 Comments

  1. Joana Sousa says:

    VAMOS TODOS CHORAR EM CONJUNTO! :””( lool

    Vá, agora a sério. Não li os livros, mas estou contigo nessa de a Daenerys ser “demasiado expectável”. Numa série em que NADA é previsível, não me parece que vá ser esse o desfecho… por isso pela primeira vez acredito que a Melisandre é capaz de fazer alguma coisinha de jeito :p hope so!

    1. joan of july says:

      É bom que se faça útil uma vez na vida. Curtiste a atitude dela de “oh shit, isto deu merda, vou tão bazar daqui” quando soube que metade das tropas do Stannis tinham desertado? Ahahahah

  2. Terapia da Cosmética says:

    Eu já tinha lido que isto lhe acontecia nos livros mas não me preocupei porque achei que ele não ia morrer até porque acredito seriamente na teoria R+L=J e como tal não faria sentido o moço morrer, mas já se sabe como é o George RR Martin -_- No entanto o actor veio dizer que a personagem morreu mesmo e foi aí que iniciei a minha fase de histerismo, claro que ele não podia dizer que ia sobreviver mas agora já fiquei mais preocupada! Maldita espera até ao lançamento do próximo livro :/

    1. joan of july says:

      Eu mantenho-me firme na crença de que ele vai voltar, mesmo que não na mesma pele. 😉 Os próprios produtores da série deram alguns spoilers numa entrevista, mas não percebi se se estavam a referir ao Snow, embora me tenha parecido que sim.

  3. Pedro says:

    Eu acho que no final ganha o Benfica

    1. joan of july says:

      Benfica = Lannisters? :O

  4. Mimi says:

    Só consegui ver ontem o episódio, e acho que ainda não “digeri” bem a coisa.. Comecei a ver game of thrones por conselho dos meus amigos e do meu namorado e fui prontamente avisada, de que não devia afeiçoar-me a personagem algum, porque geralmente, eles morrem. Mas já se sabe que isso é impossível.
    O Jon Snow era sem dúvida a minha personagem favorita e fiquei completamente chocada com aquele final, a morte foi horrível!!! Quero acreditar também que ele vai voltar, porque tal como tu, acredito que ele tenha um papel fundamental no desenrolar da história. Agora é esperar ansiosamente pelo próximo livro 🙁

    1. joan of july says:

      É isso, Mimi! Aguentemos-nos firmes. 🙁
      Nunca esperei sofrer tanto por personagens fictícias. -_-

  5. Helena Pereira says:

    Aii, como te compreendo! Não li os livros, mas vou falando com uma prima minha que leu e ela vai dando umas dicas ou teorias sem me contar o que se passou nos livros e não na série. Ela também me falou dessas teorias todas que tu disseste e eu espero que alguma delas aconteça! Apesar de gostar da Daenerys também acho que seria já de esperar que ela ganhasse tudo, apesar de agora ainda termos de ver como se vai ela safar com os Dothraki!
    E entretanto vou começar a ler os livros (a minha prima insistiu demasiado comigo) e se eu já fico chocada com as coisas sem ter por onde me guiar, então agora é que vai ser!

    1. joan of july says:

      Ohh que bom, vais ler os livros! Vais reparar que há muitas diferenças entre os livros e a série. 😉
      Eu estou no último livro, mas ando a demorar porque sei que é o último e não tenho mais nenhum do GOT para ler antes do Winds of Winter. 🙁

  6. Inês Silva says:

    Já conheci o homem e ele é bem simpático :p imo, na cena em que o white walker tá a atacar a aldeia dos selvagens (eu vi a série toda esta semana e nem sei qual é o episódio) e vê o desempenho do snow dá uma pista que das duas uma, ou o snow vai lhe dar que roer ou ele quer que ele se torne comandante da mortalhada toda :\

    1. joan of july says:

      “Comandante da mortalhada toda” fez-me rir, mas tinha a sua piada. Jon Snow em versão Whitewalker a vingar-se dos seus “irmãos”. Era bem feito…

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge