Review: O Caçador e a Rainha do Gelo

Posted on

Quando a Helena me convidou para a ante-estreia d’ O Caçador e a Rainha do Gelo só tive uma reacção possível: aceitar. A seguir, dei por mim a sorrir e a pensar que a história se repetia: fui ver o primeiro filme (A Branca de Neve e o Caçadorreview aqui) também na ante-estreia e éramos também um grupo de quatro raparigas. Fiquei meia nostálgica por esses tempos em que trabalhava no MediaLab do Diário de Notícias e em que ganhava imensos convites para ante-estreias, confesso.

Mas nostalgias à parte, lá fui eu ao Colombo com expectativas médias-altas para esta prequela/sequela d’A Branca de Neve e o Caçador. Ainda por cima com a Emily Blunt e a Jessica Chastain e SEM a Kristen Stewart? Só podia ser bom.

O enredo

the-huntsman-winters-war-emily-blunt-charlize-theron

O filme começa com ares de prequela, explicando como Eric (Chris Hemsworth) se tornou Caçador e como conheceu a mulher, Sara (Jessica Chastain), da qual já tinha falado no anterior filme da Branca de Neve com a Kristen Stewart.

Na primeira parte do filme conhecemos também Freya (Emily Blunt), a irmã de Ravenna (Charlize Theron), a célebre “bruxa má” conhecida por perguntar ao espelho mágico:

“Mirror, mirror on the wall
Who is the fairest of them all?”

Freya apaixona-se por um jovem com quem acaba por ter uma filha, mas a felicidade não é duradoura e a pior tragédia imaginável abate-se sobre ela. Como resposta ao misto de dor, raiva incontrolável e tristeza que sente, o poder de Freya revela-se e assim se torna a Rainha do Gelo.
Desolada pela perda da sua bebé, Freya assume como missão de vida criar um exército, já que não pode criar uma criança e ordena que várias crianças da aldeia mais próxima lhe sejam levadas para as criar como soldados. Eric e Sara são duas dessas crianças no início do filme. Entretanto, Freya torna-se rainha do Norte (qual Game of Thrones) e cria apenas uma lei no seu reino: Não amar. (o que é impossível, até porque ela põe-se a jeito e cria um exército misto.)

Tudo isto se passou antes do filme da Branca de Neve (o primeiro).

the-huntsman-winters-war-chris-hemsworth-1

Entretanto passam-se sete anos e, pelo meio desses sete anos, passou-se também a história do primeiro filme, com a Branca de Neve, portanto a acção a partir dos sete anos já entra na parte da sequela desse primeiro filme.

A acção principal começa a desenrolar-se quando William (Sam Claflin), o príncipe da Branca de Neve aparece com uma missão para Eric: recuperar o espelho mágico de Ravenna que foi roubado. Nessa mesma cena, vê-se um espião da Rainha do Gelo a transmitir esta informação a Freya e então surge a urgência de encontrar o espelho antes da rainha, caso contrário, se esta o encontrar primeiro, será imparável.

Pelo meio, surgem várias peripécias com goblins e anões engraçados (os companheiros de viagem de Eric) pelo meio, algo que me fez lembrar e ter saudades d’O Hobbit.

Apreciação geral dos actores

ravenna-huntsman-winter-wars

A história em si é simples, o ritmo da narrativa é relativamente rápido e estão sempre a acontecer coisas que fazem avançar a história, havendo muito poucos momentos de “palha”.

Quanto aos actores, este filme supera o primeiro aos pontos, não só pela ausência da Kristen Stewart (desculpem, não gosto mesmo da moça como actriz), mas pelo acrescento tanto da Emily Blunt (que eu adorooo) e da Jessica Chastain (que também adoro) e pelo regresso da Charlize Theron. Esta última é simplesmente magnífica enquanto Ravenna. Já o tinha dito na altura do primeiro filme e torno-o a dizer agora. Apesar da personagem ter menos destaque neste novo filme, a sua presença continua a ser fortíssima e memorável e mesmo quando está ausente do ecrã e da história, há algo de tão terrível nesta personagem (em termos de malvadez) que se consegue senti-la como se lá estivesse.

Quem vai gostar deste filme?

Se querem ir ao cinema e não sabem que filme escolher, mas está a apetecer-vos algo mais complexo, que vos faça pensar, então obviamente que este filme não será a melhor escolha. Se, por outro lado, adoram filmes sobre rainhas, magia, reinos encantados, criaturas fantásticas e tudo o que esse tipo de filmes costuma trazer por acréscimo, não vejo porque não gostarão deste filme. Ah, e se viram o primeiro, vão certamente gostar d’O Caçador e a Rainha do Gelo.
Se não viram o primeiro vão perceber o segundo?, perguntam vocês: sim. Existem referências ao primeiro filme, mas nada que o faça o segundo ser imperceptível aos que não viram o anterior.

Se ajudar, podem ler a minha review do primeiro filme aqui.
Entretanto deixo-vos com o trailer abaixo.

O filme O Caçador e a Rainha do Gelo (The Huntsman: Winter’s War) estreia hoje nos cinemas. Quem está curioso com este filme e quem está a pensar ir ver? Sei que deve haver mais gente por aí a adorar este tipo de filmes (como eu). 😀

4 Comments

  1. Joana Sousa says:

    Nossa. Eu não costumo gostar muito destes filmes, mas depois de ver que é dos mesmos produtores do Maleficient…e o trailer está muito fixe! Acho que quero ver :p

    Jiji

  2. Helena dos Santos Pereira says:

    Quero imenso ir ver este filme! O meu irmão também me pediu para ir ver, por isso está combinado, ahah.

    Lena’s Petals xx

  3. Maria says:

    Não desgosto do enredo do filme, até porque basicamente gosto de todos os géneros cinematográficos e até sou fácil de convencer a ver a maioria dos filmes, mas se calhar optaria por ver o primeiro filme antes de ver este. Deixa que não és a única. Eu (ainda) não vi o primeiro filme exactamente porque tinha nele a Kristen Stewart. A ver se num futuro próximo dou uma hipótese a estes dois filmes.

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge