The best view over Lisbon @ Edifício Panorâmico de Monsanto

Posted on

Querem ver a melhor vista de Lisboa em Lisboa? Esqueçam as esplanadas trendy do momento, saiam da vossa zona de conforto e procurem o edifício Panorâmico de Monsanto enquanto ainda podem, afinal, nunca se sabe se mais tarde ou mais cedo será comprado.
Visitei pela primeira vez este edifício no último fim de semana de Março. Fui sem saber muito acerca dele e, por conseguinte, sem muitas expectativas, mas acabei por sair de lá maravilhada com o que vi.

 photo glass2_zpsriofftpf.jpg

 photo glass_zpsobxo0fum.jpg

 photo pormenor_zpsuh0kkiba.jpg

Sabia que o edifício panorâmico estava abandonado há anos, o que por si só foi suficiente para me dar vontade de o visitar. Não sei se vocês sentem o mesmo, mas eu vejo uma enorme beleza temperada de melancolia e nostalgia em edifícios abandonados e, por vezes, até degradados.

 photo gih_zpsz5vvfduz.jpg

 photo ruins3_zpsdrswtxgm.jpg

 photo monsanto1_zpsfsoxyxrc.jpg

 photo graffitiwalls_zpsz7w4tvdf.jpg

 photo graffiti2_zpsxbk54eec.jpg

Como podem ver pelas fotos, é precisamente esse o estado em que se encontra este edifício. Eu acho-o maravilhoso, mesmo com todos os seus vidros, restos de materiais e latas de graffiti pelo chão, mas divirto-me a imaginar como foi um dia, em todo o seu esplendor.

 photo destruction-copy_zpsdwh8bcff.jpg

 photo ninho_zps1na1tatg.jpg

 photo ruins_zpsittn7yp0.jpg

Essa sua “época de esplendor” foi na década de 60, quando foi inaugurado. Pelo que ouvi dizer, abriu como um restaurante no qual tinham lugar almoços e jantares entre ilustres figuras pertencentes e a convite do Estado Novo. Será verdade?

O que sei que é verdade e que li no site da Sic Notícias (só para saberem que é uma fonte segura) é que o edifício foi construído pelo arquitecto Chaves da Costa e que, para além de restaurante, já foi discoteca, bingo, escritório e armazém de materiais de construção civil.

 photo ruins2_zps8fqoa6b9.jpg

 photo salao_zpsb0fkb04v.jpg

 photo azulejos_zpsfhnahu97.jpg

 photo panoramico_zps5v2dvghn.jpg

Outra coisa que sei também ao certo, não porque li algures, mas porque testemunhei em primeira mão, é que o Edifício Panorâmico de Monsanto tem a melhor vista de Lisboa. Como o próprio nome indica, o facto de ser panorâmico, permite ver a cidade de um ponto a outro, que vai mais ou menos desde o Parque das Nações a Belém.

Vêem-se aviões prestes a aterrar no aeroporto, outros a levantar voo. Vê-se o Aqueduto das Águas Livres, grande parte do Monsanto, a Ponte 25 de Abril, barcos, rio, céu azul (pelo menos no dia bonito em que tive a sorte de lá estar).

 photo vistalisboa_zpshoo5llwb.jpg

 photo vistalisboa2_zpsck47mmel.jpg

 photo edificio_panoramico_monsanto_zpsauggbset.jpg

Melhor do que ler sobre o assunto ou ver fotos de outras pessoas, o melhor é ver pessoalmente. Se tiverem oportunidade, visitem-no discretamente (não está propriamente aberto ao “público”). Acho que todos os amantes da cidade de Lisboa deveriam ter a oportunidade de desfrutar desta vista uma vez na vida. E acreditem que, se decidirem lá ir, não serão os únicos a passear por lá, visto este já ser um segredo muito mal escondido de Lisboa. 🙂

6 Comments

  1. Marta Chan says:

    Acabei de encontrar o local perfeito para abrir o meu hostel =))) tb sou vidrada por sitios abandonados e fotografa los e como entrar numa historia do passado.

    1. joan of july says:

      É mesmo isso que sinto, Marta. E um hostel no meio do Monsanto era giríssimo! Leva a ideia ao Shark Tank! 😉 Eheheh

  2. Ana says:

    Lembro-me de ainda o ver como restaurante, diziam-me que era giratório?

    1. joan of july says:

      Sim, ouvi dizer o mesmo. Será verdade? Parece demasiado fantástico. 😛

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge