mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
1 In food/ food reviews/ Lisboa/ out and about/ reviews

Zomato Foodie Meetup @ Apicius

Na semana passada tive o prazer de conhecer um restaurante fantástico aqui em Lisboa. A convite da Zomato, rumei por algumas das ruas mais antigas e típicas de Lisboa ao Apicius.

À chegada, surpreendeu-me o ambiente acolhedor e familiar e, confesso, soube-me muito bem ser cumprimentada com a oferta de uma flute de espumante.

As mesas do Apicius estavam, na noite do dia 24 de Novembro, dispostas numa única fila para dar lugar aos foodies da Zomato, num jantar íntimo, visto o restaurante estar oficialmente fechado ao público nessa segunda-feira.

 photo IMG_4862_zps1def992c.jpg

 photo IMG_4865_zps1a1c2fc8.jpg

O convite da Zomato dizia expressamente que o nosso encontro gastronómico seria em volta do célebre Foie Gras, para quem não conhece, uma iguaria típica da cozinha francesa que significa literalmente “fígado gordo”, este obtido do fígado de pato ou ganso.
Quem me conhece, sabe que não sou pessoa de gostar de “miúdos”, muito menos fígado, mas quem sou eu para desperdiçar – mais que um evento gastronómico – uma experiência cultural?

Por falar nisso, a parte cultural da noite foi enaltecida pela presença dos chefs, que nos explicaram a ementa, a preparação das iguarias, os vinhos e ainda a origem do nome do restaurante, Apicius.

 photo IMG_4929_zps4aaffef8.jpg

 photo IMG_4860_zps416cb3ed.jpg

 photo IMG_4863_zps20dc8f03.jpg

Amante de História e de histórias como sou, adorei saber a que está por detrás do nome “Apicius”. Apicius é o nome romano de Apício (Marcus Gavius Apicius), um especialista em gastronomia romano que viveu no século I d.C.
Para além de excêntrico e extremamente rico, Apício era fã de pratos feitos a partir de receitas muito elaboradas, algo que fez com que, historicamente, lhe sejam atribuídos alguns dos mais refinados alimentos, como é o caso do foie gras. De facto, pertence a Apício o primeiro registo de foie gras das História (segundo percebi pelo que contou o Chef do Apicius).

 photo IMG_4871_zps4aaeeed8.jpg

 photo IMG_4874_zpsdf0f5a4f.jpg

Couvert:

Manteigas caseiras interessantes, especialmente a de amêndoa, acompanhadas com bom pão de Mafra.

 photo IMG_4887_zps74159f34.jpg

 photo IMG_4884_zpsc7b05401.jpg

 photo IMG_4889_zps343fc2aa.jpg

Entrada:

Foie gras au torchon

 photo IMG_4902_zps4806c991.jpg

Prato principal:

Foie gras com cacau e beterraba

 photo IMG_4906_zpseeeb000b.jpg

 photo IMG_4917_zpsc168a691.jpg

Sobremesa:

Iogurte grego com mel, foie gras ralado, amêndoas e mel.

O que me dizem do aspecto deste petiscos? 😉

Se quiserem ler a minha opinião sobre a comida em si, vejam-na aqui no Zomato, onde vos aconselho vivamente a criar conta. Se ainda não experimentaram, é como se fosse uma rede social de e para quem aprecia comida e descobrir restaurantes na sua própria cidade (neste momento, apenas em Lisboa). Vemos-nos por lá? 🙂

Se me quiserem seguir no Zomato, fica aqui o link:  https://www.zomato.com/pt/joanofjuly

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Ju
    04/12/2014 at 4:40 PM

    O sítio é giríssimo, quanto à comida escusado será dizer que não comia nada né? 😛 *

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge