books,  Work

6 livros para encontrar emprego ou mudar de carreira

Sinto uma estranha afinidade por listas. Tudo o que está organizado por tópicos é bastante atraente para mim, tanto para ler como para fazer. E aqui no blog vai ser cada vez mais frequente começarem a ver as minhas listas numa rubrica chamada “My Lists”.
Vou começar esta rubrica com um artigo que escrevi para o Espalha Factos com algumas sugestões literárias para quem está à procura de emprego ou deseja mudar de carreira. Devo dizer-vos que alguns deles me ajudaram imenso na minha procura de emprego durante este ano e quando acabei a faculdade (já vão perceber do que estou a falar). Às vezes achamos que há coisas que são somente lógicas e que não vale a pena comprar um livro para ler coisas que já sabemos à partida, mas garanto-vos que há coisas que estes livros têm e que nunca vos tinham passado pela cabeça. 🙂

Para quem colocou na sua lista de desejos para este ano “mudar de carreira” ou “encontrar emprego”, considerem os seguintes livros:

1. Getting from College to Career: 90 Things to Do Before You Join the Real World

de Lindsey Pollak

593497

Talvez o melhor livro de procura de emprego para quem ainda está a terminar a faculdade ou já terminou e está a dar os primeiros passos na sua vida profissional.
Este guia da escritora Lindsey Pollak oferece preciosas dicas para a construção da experiência, habilidades e confiança necessárias para as primeiras tentativas de integração do mercado de trabalho.
As 90 dicas da autora são voltadas para a ação e incluem estratégias que vão desde assinar um jornal diário online a preparar cartões de visita para distribuir em entrevistas, um hábito que tem vindo a cair em desuso, mas que garantem uma boa e duradoura impressão após uma entrevista de emprego.

2. Licenciei-me… e agora?

de Catarina Alves de Sousa (sim, é o meu livro

Completar um curso superior não é fácil, mas… o que vem a seguir pode ser ainda mais complicado. A seguir à faculdade, é normal sentirmo-nos algo perdidos e sem rumo, especialmente após cursos com saídas profissionais mais indefinidas. Não sabemos bem onde nos encaixamos ou como podemos convencer possíveis futuros empregadores de que somos o candidato perfeito para uma determinada vaga de emprego.

Este é o livro que escrevi a pensar nos recém-licenciados, mas também nos licenciados não tão recentes quanto isso, mas que ainda não encontraram o seu lugar no mercado de trabalho.

Se é o teu caso, este livro vai ajudar-te não só a criar um bom CV e a escrever uma carta de apresentação e email de candidatura praticamente infalíveis, mas também como te deves apresentar em entrevistas. Através de dicas, vídeos e desafios este livro vai preparar-te para a próxima grande etapa da tua vida: arranjar emprego.

3. What Color is your parachute?

de Richard N. Bolles9781607743637_p0_v2_s260x420

Em português, De que cor é o seu paraquedas? é o best-seller de procura de emprego e mudança de carreira mais vendido em todo o mundo. Desde que saiu, esteve no top no New York Times Best-Seller List durante um total de 288 semanas.
Este livro foi publicado pela primeira vez em 1970, mas é editado e atualizado anualmente, pois o mundo empresarial muda constantemente e, com ele, as técnicas de procura de emprego.
Este livro é uma grande ajuda quando se está à procura de trabalho após um longo período de desemprego. Através de alguns exercícios, ajuda o leitor a perceber quem é e o que deseja realmente fazer. Com base nos resultados, ajuda a definir os objetivos de carreira. Afinal, para arranjar emprego, há que saber o que procurar e a melhor maneira de o fazer e ainda se distinguir dos restantes candidatos.

4. The $100 Startup: Reinvent the Way You Make a Living, Do What You Love, and Create a New Future

de Chris Guillebeau
12605157
“Se não estiver pronto para lançar o seu próprio negócio depois de ler este livro, precisa de lê-lo de novo! “
– Daniel H. Rosa, New York Times autor best-seller de Drive e A Whole New Mind.
Este livro de Chris Guillebeau- empresário e autor norte-americano- é mais que um guia “how-to”; é um “como é que eles conseguiram”. Através de exemplos concretos acompanhados por listas, modelos e factos, inspira qualquer um a seguir em frente e a pôr um prática a sua ideia de negócio, nem que para isso comece com o mais pequeno investimento. Aliás, uma das máximas deste livro é que não é preciso gastar uma fortuna para conquistar uma.

5. REPLY ALL… And Other Ways To Tank Your Career

de Richie Frieman

17286950
De acordo com Barbara Corcoran, magnata do setor imobiliário e um dos ‘sharks’ do sucesso televisivo Shark Tank, seis minutos é todo o tempo que é preciso para que um empregador decida se gosta do candidato ou não.
Em Reply All, Richie Frieman partilha a sabedoria e conselhos de várias personalidades, como Barbara Corcoran. Este livro é um olhar de valor inestimável para o que os líderes de hoje precisam e esperam de profissionais em qualquer idade.

6. Me 2.0: Build a Powerful Brand to Achieve Career Success

de Dan Schawbel

9781427798206_p0_v1_s260x420
Dan Schawbel é o principal especialista em personal branding para a Generation-Y e possui impressionantes conhecimentos nesta área, especialmente em como usar as redes sociais para impulsionar a carreira.
O livro Me 2.0 é uma leitura obrigatória para qualquer pessoa que se esteja a sentir em “modo carreira”. O Me 2.0 ajudá-lo-à a construir uma marca forte e reconhecível para alcançar o sucesso na carreira e para despertar o interesse e curiosidade dos empregadores que decidam pesquisar pelo candidato na internet.

Encontrar um novo emprego está nas vossas resoluções para o próximo ano? Se não, que resoluções fizeram (se é que ligam a essas coisas)?

4 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *