Blog

Blogs que ainda sigo

Quem por cá esteve nos tempos áureos da blogosfera pode ter alguma dificuldade em reconhecê-la em 2021. Lembram-se do “boom” de blogs de celebridades em 2017-2018? Parecia que toda a gente tinha um blog. Felizmente (na minha opinião), os blogs criados só para serem rentabilizados ficaram pelo caminho e as estratégias desse género mudaram-se para o Instagram, tal como estes influencers-celebridades. Nada contra, mas o que gosto mesmo de ver por cá é bom conteúdo, criado por paixão por pessoas interessantes e talentosas que gostam verdadeiramente de se expressar pela escrita.

E é precisamente por isso que ainda leio blogs, especificamente estes blogs portugueses. Fiquem com os meus favoritos e recém-descobertos e partilhem os vossos nos comentários! 

Andreia Moita

Conheci a Andreia por causa do Bloggers Camp, o evento para bloggers que organizei de 2015 a 2018 com a Ana e a Cat. E como a vida tem destas coisas e é muito engraçada, a Andreia tornou-se também minha companheira de eventos para bloggers, mas desta vez no Blogging for a Cause, também com a Helena Magalhães, a Joana Clara e a Vânia Duarte.

Desde o início que vi na Andreia uma pessoa extremamente positiva, criativa e com uma energia maravilhosa. É daquelas pessoas com quem se está sempre bem e cuja personalidade transparece perfeitamente através da sua escrita. O blog da Andreia é leve, fresco e muito inspirador. Está repleto de reflexões pessoais, mas que podemos facilmente aplicar à nossa própria vida e de inspirações literárias (e gastronómicas!). Imperdível se ainda gostam de ler blogs! 

Ah, já agora, espreitem também os blogs que a Andreia continua a ler.

Infinito Mais um

Conheci a Ana também através dos blogs, já há muitos anos atrás… tantos que nem sei especificar o ano. Nem sei quando é que nos tornámos amigas e isso é bom, porque tudo na nossa amizade tem sido super fluido! Não imagino organizar o Bloggers Camp com mais ninguém para além da Ana e da Cat (o blog da Cat só não está nesta lista porque ela deixou de escrever nele, mas ainda alimento uma centelha de esperança de que volte).

A Ana já escreveu com mais frequência no seu Infinito mais um, mas também, nessa altura, não era uma senhora enfermeira que cuida de bebés recém-nascidos.

Ainda assim, quando escreve, escreve a valer e relembra-me sempre do porquê de, há tantos anos atrás, me ter apaixonado pelo blog dela.

Para além disso, ainda é uma fofinha que nos oferece presets de Lightroom e vários outros recursos criativos!

Bobby Pins

Gosto tanto do blog da Inês! Ler o Bobby Pins é como ter uma conversa com uma amiga. É isso que me faz sentir a escrita tão familiar e próxima da Inês. Confesso que às vezes tem um sabor agridoce porque me lembra os meus tempos áureos do blog. Sinto que perdi um bocadinho de motivação no último ano, mas que – por outro lado – blogs como o da Inês me dão alento para continuar e fazer o melhor que consigo, tal como já antes fiz!

Voltando ao Bobby Pins, gosto muito das reviews literárias, das listas, mas acima de tudo das reflexões pessoais de que se compõe a rubrica “Isto é Tão Inês”. Por falar nisso, adorei esta reflexão atípica de 2020 na forma de “Palavras-Chave” do ano.

Rita da Nova

A Rita é outra daquelas pessoas que não sei bem como conheci. Parece que desde sempre a segui no blog… E por lá continuo! Gosto da escrita da Rita e das temáticas que aborda no seu blog homónimo: viagens, comida e livros. Há lá melhor nesta vida? Há, gatos, e a Rita tem vários! Para além disso, a Rita faz uns workshops de escrita criativa maravilhosos. Tive o prazer de estar presente num e posso dizer que foi uma experiência muito enriquecedora. Gostei tanto que tive que a convidar para dar um workshop de Escrita Criativa também no Bloggers Campo 2018!

Armazém de Ideias Ilimitada

O Armazém de Ideias Ilimitada pertence à dupla mais querida desta blogosfera: a Rosarinho e a Susana. Juntas, elas abordam temas do dia-a-dia e transformam-nos em posts de lifestyle em tons familiares e muito relatable. O ADII lembra-me os primórdios dos blogs em que se escrevia de forma espontânea, em que se relatava o melhor dos nossos dias e se perguntava aos leitores como tinha sido o fim de semana. Há algo muito reconfortante em ler e regressar a este cantinho da blogosfera. Também ajuda o facto das suas autoras serem umas queridas, pois claro.

Erre Grande

Fico feliz por poder contar com o blog da Rita Amaral na lista dos blogs que ainda leio e que continuam activos na blogosfera. Blogs sobre carreira, motivação, marketing e desenvolvimento pessoal não são muitos, pelo que me sinto ainda mais grata pelo facto da Rita continuar a escrever e a partilhar conhecimento em áreas que me interessam e que estão directamente ligadas à minha carreira.

Fashion Mask

O Fashion Mask da Helena Martins é – literalmente – o único blog de moda que sigo. Na verdade, hesito em chamar-lhe blog de moda; prefiro estilo a moda. A moda pode ser temporária, mas o estilo tem tudo para ser intemporal e a Helena tem montes dele! Para além de inspirar com looks que me encantam, as fotografias (muitas analógicas, que eu amo!) têm o Porto, a minha cidade, como pano de fundo. 

Outros temas recorrentes no Fashion Mask são também os livros, a fotografia e, de um modo geral, a criatividade. Gosto, por exemplo, de como a Helena aborda o Instagram e os seus planos para esta rede social em 2021.

Jiji

Já sigo a Jji pelo menos desde 2015, ano em que a conheci no Bloggers Camp. Portuense como eu, senti uma empatia instantânea por ela assim que a conheci. Mulher do norte, desembaraçada, simpática e cheia de energia positiva, faz com que tudo isto se reflita no seu blog. Após uma paragem na escrita no “estaminé”, como lhe chama, a Jiji está de volta e com novas temáticas que acompanham também as mudanças na sua vida. Casa nova, mudanças,… adoro! Neste cantinho da blogosfera também podem encontrar outifit posts e fotografias lindíssimas, uma vez que a Jiji também é fotógrafa. Posso dizer-vos que fiz uma sessão fotográfica com ela no início do ano passado e adorei! Encontram facilmente algumas fotos dessa sessão aqui no Joan of July. 🙂

E a menina?

Conheci o blog da Francisca quando ainda era apenas uma ideia, num workshop de criação de novos blogs que organizei com a Ana, a Cat (do Bloggers Camp) e com a Susana e Margarida Pestana (Bless Woman) no início de 2018. Fico tão, mas tão feliz que a ideia do “E a menina?” não tenha ficado apenas no papel ou numa fase inicial de criação que podia ter desvanecido após os primeiros posts. A Francisca levou a sua ideia avante e é, hoje em dia, um dos meus blogs portugueses favoritos!

Acho que o que destaque E a menina? é a forma tão relatable e tão própria com que a Francisca aborda assuntos como a leitura, a maternidade, a carreira, as discussões e metas e expectativas irreais que não devíamos adoptar para nós. Para bem da nossa sanidade mental. Leiam, por exemplo, “7 desejos de ano novo que não tenho para 2021” e, o meu favorito, “Negative bucket list: 25 coisas que (já) não quero fazer”.

Bónus: a Francisca escreveu o ebook Sobreviver aos 30”, no qual eu e outras meninas desta lista participámos com os nossos conselhos de vida! É gratuito, aproveitem! 😀

A Sofia World

Como vários outros blogs desta lista, a Sofia foca-se muito em livros, reviews, sugestões de leitura,… os livros são o seu mundo e sempre que penso nela lembro-me sempre, mas sempre de livros. Mas a Sofia não é apenas leitora, mas também escritora! Por isso mesmo, o A Sofia World ganha uma dimensão interessante como blog que é escrito por quem se encontra dos dois lados dos livros. 

Mas nem só pela escrita comunica a Sofia! Quer a sigam, quer não, não deixem de conhecer o seu novo podcast Crise de Identidade, disponível no Spotify.

Vânia Duarte

Para além de ser uma das almas mais bonitas que conheço, posso dizer que é minha amiga e me inspira profundamente. Não é qualquer pessoa que vive o que ela viveu no passado e tem a coragem de escrever sobre a sua luta constante e eventual história de superação. Não é qualquer pessoa que deixa um emprego estável para seguir um sonho e abrir o seu próprio negócio. Creio que já deu para entenderem que a Vânia é especial. E o melhor sobre a Vânia é, para mim, o seu sentido de humor. 

No blog, a Vânia já foi mais activa, mas por outro lado e tal como a Ana Garcês, quando escreve, escreve “a sério” e nota-se que tudo o que escreve lhe sai de um lugar especial do coração e da alma. Vale muito a pena continuarem com atenção ao blog da Vânia sempre que sai um novo texto.

Blogs que conheci recentemente e também comecei a seguir:

Cortez com z

Imperium blog

As Gavetas da Minha Casa Encantada

Mar de Maio

Conclusão

Sabem do que me apercebi ao escrever este post e listar os blogs que leio? Que muitos deles têm as mesmas temáticas. Sei que muita gente ainda pensa em criar um blog, mas que se sente desmotivada por “já haver muita coisa feita” e não estarem a “criar nada de novo”. Ora, eu discordo. Cada uma destas pessoas por detrás dos blogs desta lista tem uma forma muito específica de escrever e de se expressar, quer por texto, quer por imagens e é precisamente essa individualidade que me prende aos seus blogs.

Se te encontras neste limbo entre criar ou não um blog e sentes que essa é a tua paixão, não deixes que o medo e a dúvida te impeçam! Não tens mesmo nada a perder e precisamos de mais e bons blogs na blogosfera portuguesa!

Posto isto, quais são os vossos blogs de eleição e ainda no activo?

7 Comments

  • Inês Mota

    Oh, Catarina…! Que privilégio é poder estar referenciada ao lado de tantos projetos incríveis e que tanto gosto de acompanhar! Muito obrigada pelo carinho! <3

    Vou já explorar os blogues que ainda não conhecia – e que alegria por ter novos cantinhos para conhecer!!!

    Já tinha saudades de te ler!

  • Carolayne Ramos

    Que bom estar numa lista recheada de pessoas tão especiais! 😍 Muito obrigada pela menção. Acredites ou não, foi como que um lembrete diário de que valerá sempre a pena escrever e partilhar o que nos vai na alma!

    Beijo grande!

  • Ana Garcês

    Fico emocionada, Cat, por me teres mencionado ao lado de tantos projectos bons e sobretudo quando ando a negligenciar o meu próprio blog há tanto tempo porque a vida assim o obriga.

    Não quero impôr-me obrigações para 2021 mas quero publicar mais e criar mais conteúdo. Mas sem cobranças. Acho que assim vai funcionar.
    Gosto tanto de te ler. E de te ter da minha vida <3
    Ana Garcês recently posted…8 Lições de Jane Austen para a Pessoa ModernaMy Profile

  • Inês

    Que bom estar nesta lista 🙂 Obrigada! Há alguns blogs que já conheço e acompanho e outros que vou explorar.
    Um excelente ano novo Catarina 🙂

  • Sofia Costa Lima

    Ainda não tinha vindo ler a publicação, mas estava guardada no meu Feedly para poder vir cá com calma.

    Muito obrigada por continuares a ler-me, mas, mais do que isso, por continuares a escrever. Fico sempre contente quando me aparece uma publicação tua para ler, mesmo que não venham regularmente.

    Sabes o que me deixou ainda mais contente nesta publicação? Ver aqui blogs que não conheço. É a prova de que ainda há muita blogosfera por aí e isso é tão bom, não achas?
    Sofia Costa Lima recently posted…Crise de Identidade 06: Neve, Síndrome de Impostor e Outros DevaneiosMy Profile

  • Andreia Moita

    Fico muito feliz de estar na tua lista, ao lado de pessoas de quem gosto, e por estar na tua vida também. É muito giro termos o registo do dia e momento em que nos conhecemos. E terem sido exatamente os blogs que motivou o nosso encontro é a prova que continuar aqui vale muito a pena. Obrigada 🙂
    Andreia Moita recently posted…Sorte ou trabalho?My Profile

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CommentLuv badge