A música é, para mim, uma espécie de escape, de preparação, de arma de defesa, mas nunca de ataque. Nunca uso a música para mandar mensagens não-tão-subtis-quanto-isso quando a partilho nas redes sociais, mas uso-a para me preparar para situações potencialmente stressantes na minha vida, mas não só. O poder da música é enorme e não sei como seriam os meus dias e os meus rituais de preparação sem ela. Neste post partilho com vocês a minha playlist para momentos de maior stress e exposição. Espero que gostem!
No mês passado, como sabem, apresentei o meu livro (“Licenciei-me… e agora?”); fui à TVI (em directo!) e apresentei o livro perante um público… vá, compostinho. Isto deixou-me nervosa durante algumas semanas (a expectativa de tudo o que pode correr mal às vezes afecta-me), mas quando a altura chegou, pensei: “bem, isto vai mesmo acontecer, por isso só há uma saída possível – “calçar as luvas e lutar”. A metáfora é um bocado violenta, mas passa a mensagem.
O “lutar”, para mim, refere-se à preparação para os momentos que me causam alguma ansiedade. Fazer playlists é um exercício que me ajuda bastante nessa tarefa e para momentos destes criei a “U Can do This” no meu Spotify.
A playlist “U Can do This” está cheia de músicas que:
- me fazem sentir badass (“Fight Fire with Fire“!)
- são efectivamente badass (todas)
- me lembram cenas em que alguém foi incrivelmente “badass” (hello “Mother of Dragons“)
- tratam de algum assunto que faz com que os meus receios, preocupações e problemas pareçam minúsculos (hello “For Whom the Bell Tolls“)
Vou então deixar-vos com a minha selecção para esta playlist:
Ace of Spades – Motörhead
Possivelmente uma das músicas mais badass. Do mundo. De sempre.
It’s so Easy – Guns N’ Roses
Rocket Queen – Guns N’ Roses
Seek & Destroy – Metallica
Am I Evil – Metallica
Fight Fire With Fire – Metallica
For Whom the Bell Tolls – Metallica
Paranoid – Black Sabbath
N.I.B. – Black Sabbath
Lust for Life – Iggy Pop
Smells Like Teen Spirit – Nirvana
Beelzeboss – Tenacious D
Alguma vez viram o filme The Pick of Destiny com Jack Black e Kyle Gass (os Tenacious D) nos papéis principais? É parvo todos os dias, mas hilariante e tem o Dave Grohl (Nirvana, Foo Fighters) a dar voz ao Diabo. Esta música resulta precisamente de uma cena épica em que os Tenacious D se defrontam com o Diabo numa batalha musical que, no final, vencem. Como não colocar esta música na minha U Can do This playlist quando a própria música fala de derrotar o Diabo em pessoa? Pior que defrontar o Diabo não vai acontecer. Certo?…
Weatherman – Dead Sara
Fuck the Pain Away – Peaches
Boys Wanna be Her – Peaches
Big Poppa – The Notorious B.I.G
Ghetto Woman – Lay
Still D.R.E – Dr. Dre feat Snoop Dogg
Straigh Outta Compton – N.W.A.
Fuck the Police – N.W.A.
F**kin’ Problems – A$AP Rocky
7/11 – Beyoncé
Mother of Dragons – Game of Thrones Soundtrack
Esta última escolha pode parecer completamente desfasada do resto da playlist, o que é verdade, mas o objectivo não era que esta fosse uma playlist fluída, mas sim uma lista de músicas que me fazem sentir confiança instantânea, e o que inspira maior confiança do que lembrar a Khaleesi a tomar Yunkai com os seus dragões no final da 3ª temporada do Game of Thrones e a mandá-los queimar – Dracarys! – os esclavagistas?
Este é só um exemplo das minhas já numerosas playlists, porque na verdade qualquer motivo é um bom motivo para eu criar uma playlist. Por exemplo:
- preparação para as férias – Highway to Heaven (a pensar na estrada até ao Algarve)
- música que gosto de ouvir para criar ambiente propício à escrita – The Writer (o título não é muito criativo, no entanto)
- músicas que evocam o feeling da América do Sul – El Gringo
- músicas que me inspiram a organizar sessões fotográficas mais “dark” – The Stench of Eternity
- saudades dos anos 90 – Smells Like the 90s
E isto não é algo que faço desde há poucos anos. Muito antes do Spotify existir já eu fazia CDs com playlists, depois playlists no MP3, no iPod, … Este é um hábito que me faz sentir bem, ajuda-me a cultivar a minha criatividade e a dar uma banda sonora apropriada aos meus dias e várias mudanças de humor (ahahah).
E vocês, têm este hábito? Quais são aquelas músicas que vos fazem sentir que conseguem enfrentar o mundo todo? Contem-me, partilhem as vossas músicas comigo! A “U Can do This” playlist está em crescimento! 😉
1 Comment
RITA
03/08/2017 at 5:02 PMGosto de playlists! Vou seguir esta!