Quando me perguntam de que tipo de música gosto…

Posted on

Foto: mobile-cuisine.com

Salvo raras excepções, é-me quase sempre muito difícil explicar por ter a noção de que muito pouca gente vai saber do que estou a falar. Ou seja, dou a minha resposta, mas ficam na mesma. Ai não acreditam? Então digam-me sem ir ver à Wikipedia: sabem o que é o stoner rock?
Reduzir as minhas preferências musicais a um só estilo é demasiado limitativo, mas a verdade é que o stoner é – de longe – um dos meus estilos musicais favoritos. Vou falar-vos então um bocadinho mais deste género e deixar-vos uma playlist para ouvirem se ficarem com curiosidade. 🙂

O que é o stoner rock?

De acordo com a Wikipedia:

“Stoner Rock é um gênero musical que mescla elementos de Hard Rock, Heavy metal, Rock Psicodélico e Acid Rock. É caracterizado por possuir riffs marcantes, andamentos em tempo médio, vocais melódicos e produção “retro”. O gênero surgiu durante a década de 1990 e teve como percursores as bandas californianas Kyuss e Sleep**.
A maioria das bandas é movida por riffs marcantes e clima setentista*. Entretanto é difícil definir o que é exatamente stoner rock, visto que algumas bandas têm o som mais voltado para o heavy metal, e outras para o doom metal.”

* dos anos 70.
** bandas que já tive a sorte e a felicidade de ver ao vivo. Kyuss em 2011 no Incrível Almadense e Sleep no festival Reverence Valada do ano passado.

Stoner ou desert rock?

O termo desert rock também é usado como referência ao stoner rock, embora nem todas as bandas possam ser catalogadas como “desert rock”. Este último termo refere-se a bandas com origens em Palm Desert na Califórnia – perto de onde se realiza anualmente o festival Coachella – e que fazem parte da Palm Desert Scene. Os Kyuss, uma das minhas bandas favoritas e mencionadas mais acima, é uma das bandas inseridas neste género cuja sonoridade o meu ouvido considera muito apelativa.
Consigo ouvir stoner e a variação de desert rock em qualquer altura e circunstância, mas nada bate ouvir este género musical no pico do calor do Verão.

Esta música dos Kyuss serve perfeitamente para descrever o feeling do stoner + desert rock numa só música:

Há coisas que adoro a tal ponto de nem saber explicar ou pôr por palavras as sensações e sentimentos que me inspiram e é precisamente o que se passa com o stoner rock. Mas a música é mesmo assim, não é? Consegue entrar-nos pelos ouvidos, passar-nos pela corrente sanguínia directamente a todos os pontos do nosso corpo e ainda ir alojar-se no nosso cérebro, tomando conta de tudo o que sentimos e fazemos ainda que num curto espaço de tempo. Quando se gosta é assim, entra-se numa espécie de transe que só a música consegue provocar.
Este é a única tentativa que vou fazer em jeito de explicação de porquê de gostar tanto deste género musical.

Foto: tommyvon on Flickr
Foto: tommyvon on Flickr

Se acompanham também os meus textos no CPR – A Reanimação da Escrita, saibam que este texto – “Welcome to Sky Valley” – não só tem o título de um álbum de Kyuss lançado em 1994, como a acção se passa também na altura em começou a surgir o movimento de stoner.

Experimentem ouvir esta música (abaixo) de olhos fechados ao sol e digam-me que não conseguem sentir o sol do deserto da Califórnia a beijar a vossa pele. 😉

… e a minha favorita (que, infelizmente, não existe no Spotify e é um hidden track to álbum de 1995 dos Kyuss entitulado “… And the Circus Leaves Town

A playlist

Esta é a minha playlist só de stoner e desert rock. Como disse logo no primeiro parágrafo, se tiverem ficado com curiosidade relativamente a este género musical e/ou se quiserem sugestões musicais com inegáveis tons de verão, fiquem com a minha playlist “Welcome to Sky Valley”. 🙂

E vocês, têm géneros musicais favoritos? Quais são? Contem-me tudo para eu ler enquanto me delicio a ouvir esta minha playlist na praia! 😀

4 Comments

  1. A Polegarzinha says:

    Eu confesso que não conhecia mesmo e olha que ouço muita música por aí.
    Embora tenha uma certa tendência por indie. 🙂

  2. Xiá says:

    Não conhecia mas fiquei fã. A música tem realmente um grande impacto em nós, adoro rock, principalmente bandas mais antigas como AC/DC e Guns and Roses. Gostei muito de ler.

  3. 'Outfit inspiration' para o Reverence Valada says:

    […] que reuni. Se não sabiam antes, saibam que sou mega mega fã dos anos 90, do Grunge e do Stoner Rock, pelo que – logicamente – esta é a minha inspiração favorita em termos de […]

  4. Carlos Ferreira da Silva says:

    Parabéns pelo post, fantástico realmente essa playlist sua ….
    o blog bonito inteligente e bem criativo continue assim sucesso sempre

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge