Se bem se lembram, falei-vos deste grupo de escrita em Julho e, nessa altura, várias pessoas me vieram perguntar se haveria algum em Lisboa. Na altura, não estava planeado haver e entretanto saí do grupo por várias razões, mas fiquei a sentir falta do exercício semanal de escrever sem ser para o blog ou para o trabalho. Estava mesmo a gostar de escrever semanalmente sobre algo diferente com a disciplina de alguém que faz parte de um grupo e que não dá satisfações apenas a si própria e se entrega ao desmazelo da escrita pouco tempo depois.
Foi por isso que, quando a minha amiga Joana me perguntou se queria organizar com ela um grupo de escrita em Lisboa, eu disse logo que sim!
Deixem-me então falar-vos um pouquinho do nosso grupo de escrita.
CPR – Movimento para a Reanimação da Escrita – porquê o nome?
CPR é um movimento físico de reanimação cardiorespiratória (Cardiopulmonary Resuscitation, em inglês) e queríamos que o nosso movimento representasse também uma reanimação, neste caso, da escrita.
A explicação é tão simples quanto isto. 🙂
Queremos que saiam da vossa zona de conforto em termos de escrita e queremos dar-vos motivos para escrever, para ressuscitar uma paixão possivelmente adormecida pela escrita.
Porque, nos dias que correm, é tão fácil não ter tempo para escrever, especialmente quando estamos sozinhos nessa “missão”. O grupo serve precisamente como apoio para quem precisa de uma desculpa para escrever frequentemente.
Como vai funcionar?
- Esta primeira edição do CPR (faremos uma segunda se se justificar) poderá ter até 15 elementos.
- Todas as semanas haverá um tema, que será dado pelos elementos do grupo (à vez). O tema semanal pode (ou não) vir acompanhado por um desafio, como por exemplo: “esta semana vamos escrever ao ar livre” ou “esta semana escreve-nos o teu tema no séc. XVIII”.
- Uma vez por mês (em princípio) faremos um encontro físico em cafés bonitos cá em Lisboa. Quando digo “cafés bonitos” refiro-me a sítios que sirvam coisinhas boas e cujo o ambiente e decoração sejam inspiradores.
Durante os encontros falaremos acerca dos nossos textos e sobre o que nos levou a escrevê-los. Não vamos corrigir erros gramaticais nem nada disso. O CPR serve para “desenferrujar” a nossa escrita, mas cada um fica encarregue de garantir que o seu trabalho é apresentado da melhor forma possível. Para além disso, não temos habilidades profissionais que nos façam ter autoridade para vos corrigir. Estamos todos ao mesmo nível. 🙂 - Ao fim de cada semana, os textos deverão ser enviados para o nosso email para que possamos publicá-los no blog do CPR. 🙂
Quando começará o CPR, quanto tempo durará e como poderão participar
O CPR não vai durar ad aeternum. Achamos que, ao ter uma data de início, assim como uma data de fim, a motivação em escrever é contínua, por isso vamos estabelecer:
- o início para 12 de Outubro (próxima segunda-feira);
- o fim para 31 de Dezembro.
Se quiserem participar (e eu espero muito que sim! 😀 ) enviem-me um email para joanofjuly@gmail.com
Se estiverem entre os 13 primeiros (comigo e com a Joana faz 15 participantes, o número máximo que estabelecemos), enviar-vos-emos um email a partir do endereço de email do CPR com:
- as “regras” que já expliquei neste post;
- o tema para a primeira semana;
- a data de entrega do primeiro texto;
- a data e local para o primeiro encontro.
Sei que algumas pessoas ficaram entusiasmadas com a iniciativa que anunciei em Julho, mas que era no Porto. Assim, fico à vossa espera para que possamos colaborar neste projecto de escrita! 😀
Até já!
(P.S. – Já agora, queria deixar o meu agradecimento à Ana Garcês pelo logotipo que fez para o CPR e por ter percebido tão bem a nossa visão e inspiração iniciais!)
4 Comments
T.
06/10/2015 at 5:54 PMGrande ideia! Já mandei mail. 😛
Inês Silva
08/10/2015 at 8:25 PMEspero que corra tudo bem 😀