photography

Photoshoot: Laundry Day

Ultimamente tenho andado com uma vontade intensa de organizar sessões fotográficas temáticas. Se no início me limitava aos retratos clássicos (que não vou abandonar, mesmo assim), agora quero experimentar algo ligeiramente mais complexo que reuna várias inspirações minhas com cenários e conceitos que sempre quis explorar.
Nesta sessão, o cenário foi – adivinharam – uma lavandaria! Sempre achei piada às fotos dos anos 80 e 90 tiradas nas típicas lavandarias self-service americanas. E como agora também já as temos em Portugal… porque não? 😀

Perguntei no Instagram se alguém se oferecia para ser a minha modelo nesta sessão e a Raquel oferece-se logo, para minha sorte. 😀
Já antes tinha fotografado a Raquel (ver aqui), mas como gostei tanto da experiência, não me importei nada de repetir a modelo.

 photo laundry2.jpg

Durante a semana passada andei à procura de lavandarias sela-service em Lisboa na net. Passei bastante tempo a ver fotos dos interiores das lavandarias e a decidir se algum serviria para concretizar o desejo de fazer esta sessão fotográfica. Já mais para o final da semana, indecisa entre duas lavandarias, acabei por optar pela Espiral d’Água, que fica em Entrecampos mesmo em frente ao ISCTE.

Tinha algum receio que lá estivesse muita gente, mas felizmente não e as poucas que estavam também não levantaram problemas por estarmos a fotografar. Bem, na verdade nem podiam, porque eu e a Raquel nessa tarde fomos também clientes! Experimentámos uma máquina de lavar e uma de secar. 😀

No dia anterior, pedi à Raquel para – por amor de todos os santinhos – não vestir nada azul. Já perceberam porquê, certo? É tudo azul e em todo o lado! Os cestos para a roupa, por outro lado, deram um ‘pop’ colorido muito giro! 🙂

 photo washingmachine2.jpg

 photo washingmachine4.jpg

 photo washing-machine.jpg

 photo washing-machine2.jpg

Para a sequência de fotos seguinte, achámos por bem esperar que as pessoas saíssem todas, uma vez que envolvia a Raquel subir para cima de uma das máquinas e aí a coisa já ficava mais estranha… Mas sempre imaginei que, se tirasse fotos numa lavandaria, algumas delas seriam em cima das máquinas.

Quando andei a ver lavandarias em Lisboa, percebi que a maioria é encaixada na parede, ou seja, não sai para fora nem dá sequer a hipótese de alguém se sentar lá em cima, mas no caso das fotos que vi da Espiral d’Água não dava para perceber bem como eram as máquinas nesse sentido. Ver que não era embutidas foi uma grande surpresa! Afinal, consegui concretizar mais este pequeno desejo e pedi à Raquel para subir para uma máquina. Prometi ser rápida no “gatilho” caso aparecesse alguém entretanto. 😛

 photo feet-laundry.jpg

 photo laundry-day-3.jpg

No geral, estou feliz com o resultado desta sessão, com a minha modelo e também pelo facto de ter saído da minha zona de conforto para criar algo novo (para mim, pelo menos). O objectivo é mesmo esse: continuar a aprender o máximo que puder, pôr em prática ideias criativas e fotografar, fotografar, fotografar… 🙂 Se quiserem ver as fotos desta sessão (e outras) com melhor qualidade, podem fazê-lo aqui no meu Flickr.

Espero que tenham gostado! 😀 Se quiserem, podem espreitar a anterior sessão fotográfica da Raquel aqui.
Em breve vou fazer mais algumas brincadeiras diferentes. Acompanham-me desse lado?

Já agora, convido-vos a visitar a minha página de fotografia no Facebook e a deixar-me o vosso like se acharem que o mereço. Obrigada a todos! <3

19 Comments

    • joan of july

      Obrigada, Helena! 😀
      Fotografa! Porque não? As cores resultaram muito melhor do que o que estava à espera. 🙂

  • Lúcia

    Olá Catarina,

    Gosto muito da fotografia dos sapatos vistos pela lente (tampa) da máquina.
    Eu como não tenho máquina em casa sou cliente habitual das lavadarias e imagino sempre que vou conhecer o amor da minha vida assim. Ahah! Ando a ver filmes a mais!
    Claro que te acompanhamos deste lado! Se precisares de ajuda para mais loucuras avisa!
    Não estou habituada a estar desse lado da câmara mas até seria giro experimentar.

    Beijinhos*

    • joan of july

      Olha que não é improvável. 😀 Pensei em várias comédias românticas que já vi enquanto estive na lavandaria.
      Obrigada pelas tuas palavras, Lúcia. <3
      Ainda tenho muitos conceitos para explorar e pôr em prática nas sessões. Vou pensar em algo. 😉

      Beijinhos*

    • joan of july

      Obrigada, minha querida. <3
      Claro que sim, Sarinha, eu ia adorar, até porque és super fotogénica! É só quereres e marcamos. :))**

  • Marta Chan

    Mal começou e já estou a adorar estas sessões fotográficas tematicas! Que ideia de génio numa lavandaria 🙂 as fotos ficaram muiiiiito boas, especialmente com a Raquel sentada em cima da máquina de lavar. Aquela foto só das pernas dela é mesmo a fotógrafo profissional!
    Tas lá Cat!! :)))

  • Maria

    As fotografias estão excelentes; mesmo fantásticas 🙂 Elas estão tão boas que é literalmente impossível escolhar uma favorita para realçar.
    Sem dúvida, a modelo e a fotógrafa estão de parabéns!

  • Inês Silva

    Aii que fixe!!! Adorei as cores (a da camisola dela resultou mesmo bem!) e a minha foto favorita é a com a tampa da máquina a enquadrar os sapatos. Girooo!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *