A Beautiful Mess: Book Presentation

Posted on

Foi preciso ter ido à ABC Bloggers Conference e ao workshop de Comunicação Relacional da Ana Luísa para ficar a conhecer o blog A Beautiful Mess.

Não fazia ideia de que existia um blog assim, tão delicioso, inspirador e… com um autêntico império (ok, exagero, mas anda lá perto). A Elsie e a Emma (as autoras) têm o seu blog, A Beautiful Mess, mas têm também livros- o 2º está prestes a sair- dão cursos online, têm uma linha de roupa e até uma aplicação para telemóvel com o mesmo nome do blog.Lembro-me perfeitamente que foi dia 31 de Dezembro que encomendei o A Beautiful Mess: Photo Book Idea. Claro que, para minha frustração só chegou três semanas depois. Bem, não é um prazo estapafúrdio, mas sou muito impaciente. E mais impacientemente foi eu levantá-lo aos correios.

Sentei-me na paragem do autocarro antes de ir para o trabalho e abri-o.
O caminho até lá passou num instante porque me perdi momentaneamente nas páginas deste livro e esqueci-me um pouco da realidade.

 

DSC00487
Para quem não sabe, este não é um livro de fotografia, pelo menos não o é para quem percebe do assunto. São apenas ideias de duas pessoas que gostam de tirar fotografias àquilo de que mais gostam, daquilo que as inspira e que fazem questão de partilhar com o Mundo.
Ao longos de todas as páginas do livro, a Emma e a Elsie dão dicas fantásticas para conseguirmos criar fotos mais bonitas e criativas, tirando partido de acessórios e dos mais variados objectos, de cenários- em casa ou na rua- e como aproveitar os vários tipos de luz.

 

DSC00488

DSC00489

Para além disso, ainda nos ensinam a fazer alguns projectos de decoração, algo em que tenho andado muito interessada. E como este é um “Photo Idea Book”, as meninas do A Beautiful Mess aconselham sempre a fotografar as nossas criações, pois claro. Já que dão algum trabalho a fazer, mais vale partilhar o fruto do nosso esforço!

DSC00492

DSC00494
Hoje em dia, antes de comprar qualquer coisa, vou logo ler críticas ao produto. Apesar de não tomar a minha decisão com base nelas, gosto sempre de saber qual é a opinião geral sobre o produto que estou a pensar comprar.
Sobre este livro só encontrei dois tipos de crítica e dois tipos de leitores:

 

1. Os que adoraram:

 

review2

 

Concordo! Adoro os toques pessoais da Emma e da Elsie. Se eu tivesse filhas/sobrinhas/primas mais novas em idade de tirar selfies, esta seria uma excelente prenda! Este será talvez um tema para outro post, mas tirar selfies não deve ser motivo de vergonha ou embaraço, mas sim uma ferramenta para nos lembrarmos de nós como somos agora daqui a (vários) anos. Eu comecei a tirar selfies ainda antes de ser inventada a palavra (aos 15/16 anos) e hoje acho piada a essas fotos, porque me lembro dos momentos e alturas da vida em que foram tiradas.
E se é verdade que qualquer pessoa pode tirar uma selfie, também é verdade que pode sempre aprender a fazê-lo de forma mais criativa. E este é um dos pontos fortes do livro A Beautiful Mess, que nos ensina a soltar a nossa criatividade e a sermos mais aventureiros na forma como tiramos as nossas fotos.

 

2. Os que odiaram

review 3
Toda a gente tem direito à sua opinião, toda a gente sabe isso e ninguém duvida nem discorda (penso eu). Contudo, parece que nos últimos tempos tem havido muitos trolls a sair da toca e a tentar mandar abaixo o trabalho de quem arrisca fazer algo diferente. Quase todos os dias me deparo com estas situações: pessoas que escrevem para dizer mal de alguma coisa e criticar forte e feio, mas que depois falham em especificar o que é que as incomoda.
Este não é o caso; estas duas leitoras explicaram o que não gostaram no livro A Beautiful Mess: Photo Idea Book. Porém, não consigo não achar parvos estes dois comentários.

Se lerem o primeiro, a leitora achava mesmo que o livro ia mostrar fotos de casas desarrumadas e caóticas por se chamar “A Beautiful Mess”. Como não foi isso que encontrou, achou que as imagens que viu das casas das autoras não representavam minimamente a realidade.

Mas por isso pergunto: quem é que quer ver fotos de casas caóticas, com roupas espalhadas pelo chão e pela cama, de louça por lavar, de casas de banho por limpar? Qual é a piada disso? Alguém pagava por um livro que apresentasse essas imagens?
Estão a ver como as pessoas são engraçadas e contraditórias? Se o livro tivesse imagens assim em vez das “perfeitinhas” que tem, a crítica seria mais no tom de:

“Fui eu pagar por esta porcaria para ver fotos destas? Para isso já tenho a minha, obrigadinha por nada…”

De qualquer forma, pensemos no seguinte: se estivessemos a escrever/montar um livro com dicas de fotografia em que mostrássemos a nossa casa, não a iríamos limpar e arrumar primeiro?… Pois, bem me parecia.

review

 

Hmm… discordo, mas sobre o assunto das selfies falo melhor numa próxima vez.

Bem, não se pode agradar a toda a gente, pois não? Eu pessoalmente adoro e estou muito feliz com a minha compra. E não digo em vão; vou mesmo pôr em prática alguns conselhos!

E vocês, já conhecem o livro A Beautiful Mess: Photo Idea Book? Já leram/viram?

16 Comments

  1. Adriana Gonçalves says:

    Já conhecia o blog delas há algum tempo, mas nunca tive a oportunidade de comprar o livro. No entanto, deve ser bastante interessante. Quanto a essas pessoas, são das criticas que as pessoas também melhoram. Todos temos uma opinião, devemos é crescer com cada uma delas.
    Beijinho querida*

    1. Catarina says:

      Claro que sim, Adriana. As críticas servem para isso mesmo, mas a verdade é que nunca será possível agradar a toda a gente! 🙂
      Beijinho*

  2. Lúcia says:

    Eu adoro o livro!! Felizmente não estive três semanas à espera, comprei no El Corte Ingles. O que escrevi sobre o livro é que “É tão leve e inspirador que depois de o acabar voltei para reler as partes que mais gostei. Um livro para me acompanhar nos projetos fotográficos, para folhear sempre que me apetecer.”

    Gosto da linguagem descontraída, e o blogue uma perdição!

    Boas experiências fotográficas!

    1. Catarina says:

      Gostei do que escreveste e concordo plenamente! Prometo que quando seguir alguma das ‘tips’ fotográficas ou de projectos DIY, eu mostro aqui. 😉

      Obrigada, Lúcia! *

  3. Milk Woman says:

    Conheço o blog e est´na minha lista de visitas diárias. É um blog giro e um óptimo exemplo de como se pode viver de um blog (Ok, hello!!! São os US of A!!). Prefiro os posts de decoração e já fiz alguns cursos delas que simplesmente fantásticos. O livro conheço-o, já o folheei mas não o comprei. Gostei da ideia mas acho que tem qualquer coisa de fútil no sentido em que há livros melhores para o assunto e que incluem boas dicas. No fundo, são mais úteis do que um-livro-que-te-aconselha-a-arrumar-a-sala-antes-de-a-fotografares. Este não comprava mas estou de olho no próximo que sei que vais gostar também!! É mais a minha onda!

    1. Catarina says:

      Também gostava de fazer um curso delas, estou muito curiosa em relação a eles. Então se comprares o próximo diz se vale a pena que eu pondero juntá-lo a colecção da estante. 😉

  4. Margarida says:

    Conheço há imenso tempo o blog. Tem dicas e ideias muito úteis.
    Quanto ao livro também confesso que não sei se o compraria, mas para quem se está a iniciar, tem alguma dificuldade na matéria e gosta de fotos bonitas, então é dos que vale a pena.

    Ahh, e já agora, cheguei aqui pelas leituras de domingo desta menina aqui de cima, a Ms. Milk 🙂

    1. Catarina says:

      Também achei isso, Margarida. E mesmo para quem está numa “rotina fotográfica”, o livro ajuda a ter ideias novas e a arriscar mudar de cenários e inovar. : )

      Ahh não sabia, a Milk não me disse nada! Vou lá “cuscar”. 😉

  5. Danny says:

    conheço o blog há bastante tempo e, não sendo seguidora diária, de vez em quando dou lá uma saltada. tem coisas giras 🙂
    mas não gosto o suficiente para comprar o livro..

    1. Catarina says:

      Não me parece que precises de dicas fotográficas também, Danny. 🙂
      E mesmo assim, o próprio blog já tem imensa inspiração.
      :*

  6. Ana Luisa says:

    told ya 😉
    é um delícia!
    Beijinhos e obrigada, fofinha***

    1. Catarina says:

      Yeah you did! 😀
      Obrigada eu, querida.
      Beijinhos***

  7. Miguel Pereira says:

    Para quem gosta do tema blogues dá para ver que é um óptima leitura para ver as potencialidades deste espaço. Não conehcia o livro mas fiquei curioso, parece ser muito interessante. Tenho que dar uma espreitadela 🙂

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

  8. Clênia Daniel says:

    Oi Catarina!! Eu também comprei o livro depois do workshop, até porque acho que estávamos sentadas uma do lado da outra no 2º workshop, mas ambas vimos o da Ana Luísa e falar dela é chover no molhado, adoro-a e o seu trabalho é fascinante.
    Acho que andamos a pensar o mesmo, pois comprei o livro no dia 29/12 e esperei até dia 21/01 para recebê-lo, também ando deliciada com as fotos e propostas, são coisas tão simples e tão bonitas. Mas, já conhecia o blog há tempos, conheci através do Weblogyou, quando fiz o workshop com eles e eles também adoram o trabalho das irmãs Thebeautifulmess, daí estive sempre a dar uma espiadinha e a aprender com elas. Já comprei um curso online, tenho o livro e a aplicação para fotos, adoro realmente o trabalho delas e acho que são válidos demais os seus conselhos para quem está a começar na blogosfera, pois é normal não sabermos bem por onde caminhar e elas são excelentes instrutoras nesse sentido.

    Quanto à fotografia, estou a tentar melhorar com a ajuda delas e do meu curso online como sabe, tudo sempre dependerá do amor e dedicação que dermos ao nosso sonho. Detesto também comentários negativos à forma como as pessoas fazem as coisas quando devemos respeitar a visão delas e se não se adequar a nós, mudamos de estratégia, afinal somos livres de escolher, mas daí a criticar com aqueles argumentos estúpidos, enfim é a critica pela critica, mais nada, vazio e sem propósito.

    Bem minha querida! Adorei o teu post! Beijinho grande! Sucesso e aproveita muito o teu livrinho, se quiser partilhar algo ou algumas impressões, estou aqui.

    Clênia Daniel.
    cleniadaniel.blogspot.pt

  9. Edna Loureiro says:

    Eu já conhecia o blog à muito tempo e sempre acompanhei e gostei, mas nos últimos tempos nem tenho lá passado e deve-se sobretudo porque este mês li o livro, em e-book, penso que fisíco é bem melhor, mas mesmo assim o conteúdo de todo que não me agradou. estava à espera de mais e de melhor visto que as fotografias são bem bonitas mas no final as dicas não são por aí além, visto que eu também estudo fotografia mas queria ver uma abordagem de quem não o faz porque de facto são inspiradoras as fotografias. estava à espera de mais dicas e afins.
    no geral o livro é bonito mas o conteudo a mim não me satisfez 🙂
    Mas são opiniões não é?! 🙂

  10. Wook.pt com desconto de 20% + portes grátis SÓ HOJE says:

    […] tiver o meu novo livro, prometo dar-vos a minha opinião sincera sobre ele, como fiz com o Photo Book Idea, […]

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge