A Beautiful Week (semanas 1 a 4) – novo projecto fotográfico!

Posted on

Depois de dois anos consecutivos a participar em desafios fotográficos – primeiro o 6 on 6 (2016) e depois o Off Sight (2017), decidi… continuar a participar neles. Desta vez, o mote é “fotografar a vida real em 52 semanas”, que vem do curso do blog A Beautiful Mess (que vocês sabem que eu adoro) chamado Capture Real Life in 52 Weeks. O curso já não existe (infelizmente), mas o nosso desafio é baseado nele e nos temas que as manas Elsie e Emma lançaram para as 52 semanas de desafio.

Como só vamos publicar uma vez por mês, juntámos os temas de todas as semanas do mês no mesmo post.

A este novo projecto fotográfico recém-nascido chamámos A Beautiful Week, um tributo ao teor do projecto e ao blog que o criou. A ilustração lindíssima que resume esta iniciativa criativa foi feita, claro, pelos Palavra-Padrão, que também participam no projecto na sua vertente fotográfica.

Vamos então dar início às primeiras 4 semanas das 52? 😀

Week one: Good Morning, Good Night

O desafio da primeira semana consistia em partilhar rotinas nossas, ou diurnas ou nocturnas. Curiosamente, não sendo eu exactamente uma morning person, acabei por optar pela manhã.

As minhas manhãs, quer sejam à semana ou ao fim de semana, começam sempre pelo ritual de ir fazer festinhas aos meus gatos, o Loki (amarelo e branco) e a Zelda (pretinha) e deixá-los ir à varanda apanhar banhos de sol. Eles adoram e acho que só lhes faz bem irem lá um bocadinho. Depois, como estamos em pleno Inverno, quando já não aguento mais o frio que vem lá de fora, chamo-os para dentro, fecho a porta de vidro, mas não as portadas, de forma a deixá-los continuar a apanhar sol mesmo dentro de casa.

Existem mais partes das quais se compõe o meu ritual matinal, sejam fazer o pequeno-almoço ou arranjar-me, mas esta é, sem dúvida, a minha favorita. Nada bate vê-los felizes com coisas tão simples e que nós – humanos – tantas vezes tomamos por garantidas.

É nestes momentos que me apercebo (ainda mais) de que podemos aprender muito com os gatos, nomeadamente a parar para apreciar as pequenas coisas.

Week 2: Guilty Pleasures

Ok, o meu guilty pleasure escolhido para este desafio não é exactamente embaraçoso, mas foi o que me ocorreu fotografar. Podia ter ido pela parte da música, mas nem sequer tenho os meus guilty pleasures musicais em formato físico (há que escondê-los o mais possível), por isso fica difícil e – convenhamos – não muito fotogénico.

Lembrei-me então destes demónios rebuçados da Penha de frutas. Tenho uma relação de amor-ódio bastante duradoura com eles: amo-os desde a infância, de tal forma que me é difícil não comer uma quantidade absurda de rebuçados se tiver um pacote em casa. Até os evito comprar. Não sei porque fico assim com eles, mais nada neste mundo me dá tanta vontade de comer coisas de forma tão seguida. Nem pipocas, vejam lá. Bem, só se forem mesmo as que se vendem no terminal de autocarros de Sete Rios.

Se nunca provaram, acreditem em mim: melhores pipocas DE SEMPRE.

Week 3: Nature

Este tema deixou-me tão feliz! Andava à procura de uma desculpa para voltar a ter vontade de fotografar detalhes da natureza e esta foi a motivação ideal.
Então, numa tarde de domingo, lá fui eu de câmara na mão tirar fotos à paisagem de Inverno da Quinta das Conchas.

Adoro este espaço mesmo em frente a minha casa e não me canso de passear nele seja qual for a estação, mas acho que ainda gosto mais dele no Inverno. A paisagem e flora típicas desta estação são encantadoras e aparentam sempre ter alguma magia e misticismo.

Sentem o mesmo?

Week 4: Outtakes

Segundo o projecto original do A Beautiful Mess, os outtakes dizem respeito a momentos espontâneos e que, habitualmente, retratam algum tipo de movimento.

A descrição perfeita é mesmo esta:

Do you ever see an image that captures the emotion of the moment, and it feels like you are actually there when the picture was snapped?

Quando li esta frase soube quais eram as fotos que tinha que escolher. É verdade, não as tirei em especial para este projecto, pois se eram para ser espontâneas se as fosse tirar de propósito perderiam essa qualidade.

Então fiz um exercício de memória e lá me lembrei de uns outtakes de uma mini-sessão que fiz com a Ana Garcês em Silves. É antiga, mas a maluqueira da miúda é muito actual. 😛
Já aqui tinha falado desta experiência (inicialmente difícil) de fotografar a Ana, mas podem sempre lê-la ou relê-la aqui.

A última foto é daquele casamento que fotografei em Setembro, perto de Vila do Conde, também ela resultante de um momento bonito e espontâneo. Para além disso, adoro fotos com bolas de sabão.

Que tal, gostaram destas primeiras quatro semanas deste projecto? 🙂
Estou super entusiasmada com ele e com muita vontade de fotografar, especialmente porque já andei a ver mais alguns temas para a frente!

Como sempre e à semelhança dos projectos anteriores, estou muito bem acompanhada, por isso não deixem de ir ver as fotos dos meus colegas do A Beautiful Week.

Ana Garcês
Palavra-Padrão
Jiji
Lucie Lu
Marta Chan
Marta S.
Raquel

11 Comments

  1. Joana Sousa says:

    REBUÇADOS DA PENHA AI JASUS! Bem que podia ter sido para mim xD ahahah

    Como sempre, adoro a espontaneidade das tuas imagens – e acho que tens mesmo um olho treinado para os detalhes da natureza 🙂

    Jiji

  2. Marta Moura says:

    Os outtakes são os meus preferidos. E esses rebuçados são tãããoo bons! 🙂

  3. A Beautiful Week | Novo projecto fotográfico: semanas 1 a 4 says:

    […] os resultados da Ana Garcês, da Catarina Alves de Sousa, da Joana Sousa, da Lúcia, da Marta Chan, da Marta Silva e da Daniela e do Artur, a dupla […]

  4. Ana Garcês says:

    *le wild Ana appears*

    E nem me fales desses rebuçados do demónio. Perco-me com os de mirtilo e com os de limão!
    Já sei onde posso surripar alguns da próxima vez – até me vais agradecer, vais ver!

    1. LucieLu says:

      Ahah! As tuas fotografias Ana, Adoro!

      E os rebuçados nos olhos, adoro! Faz mesmo sentido no guilty pleasure.

      Os olhos de vergonha e um sorriso maroto. 😉
      Gosto muito!

  5. Simply S. says:

    Adorei as fotografias! Estão todas tão bonitas e a captar detalhes repletos de felicidade 🙂 E as fotografias da natureza prendem o olhar.
    Esses rebuçados são mesmo uma perdição, sobretudo os de mirtilo!!
    Beijinho

  6. Andreia Moita says:

    Adoro esses rebuçados até mesmo quando se colam ao céu da boca e aos dentes!
    E a foto da bolha está magnífica!
    Parabéns por este projecto com gente boa 🙂

  7. Daniela says:

    Que delícia de fotos! Adorei!
    É difícil escolher as favoritas, mas ao ritual da manhã conquistou-me!

  8. marta chan says:

    A primeira foto da natureza está tão simples mas tão linda! As dos outtakes também estão demais, também estive para fazer a Lu soprar balões para esse tema mas é como dizes, não seria espontaneo…
    Aiiii mãe esses rebuçados são mesmo do demo, chegava a comer um pacote de rajada enquanto via filmes. Hoje em dia enjoa-me mais que um, AINDA BEM!!! Bem vi no teu stories que gostas de Anitta hihihihhihi

    http://www.viveraviajar.com

  9. Raquel says:

    Subscrevo a parte das melhores pipocas de sempre serem aquelas da estação de sete rios, mesmo ao lado de um dos bancos vermelhos e da livraria improvisada! Gostei imenso das tuas fotografias de natureza e dos outtakes 🙂

  10. Um novo projecto fotográfico: A Beautiful Week – infinito mais um says:

    […] podia fazer um projecto destes sozinha, apresento-vos as minhas companheiras para o próximo ano! Joan of July | Palavra Padrão | Jiji | Lucie | Marta | Raquel | […]

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge