ABC Bloggers Conference: opinião de todo o dia

Posted on

http://abc.coworklisboa.pt/

Como escrevi no post anterior, ontem foi o dia da ABC Bloggers Conference. Confesso que nem sei muito bem por onde começar este post…

Por onde se começa a descrever um evento onde gostámos de tudo? Ok, ok, tenho que me lembrar da “máxima” do first things first. Vamos a isso!

  • O local, o LEAP center, nas Amoreiras.

Gostei imenso do aspecto do LEAP center e das suas instalações. Tem um look muito moderno, mas ao mesmo tempo com um elemento acolhedor que não consigo exactamente identificar (ou então era mesmo do ambiente).

  • O painel de bloggers

Pouco tempo após a chegada- às 10:00- teve início a primeira parte do dia reservado à conferência propriamente dita.


 O painel:

Filipe Gil | Correr na Cidade
Marta Valente | It’s Monday but it’s Ok
Sofia Castro Fernandes | Às Nove no meu Blogue
Catarina Beato | Dias de uma Princesa
Isabel Zibaia Rafael | Cinco Quartos de Laranja
Pedro Rolo Duarte | blog pessoal de Pedro Rolo Duarte


Ouvir estes bloggers falar sobre o porquê de escreverem, como começaram, episódios engraçados com leitores, como dedicam atenção ao blog e alguns sacrifícios que fazem- a nível de tempo dedicado- para nutrir os seus blogs e responder às necessidades dos seus leitores foi mais que inspirador.

Eu quase nem precisava da segunda parte do dia para tomar certas decisões que tomei acerca deste blog e do seu futuro. Mas mais tarde falar-vos-ei melhor sobre isto.

Todos os membros do painel de bloggers se destacaram pela sua simpatia, à vontade e por serem extremamente carismáticos, tal como normalmente imaginamos quem está do outro lado do blog. Fiquei particularmente impressionada pela doçura da Marta e por tudo o que a Isabel disse.

A Isabel, do Cinco Quartos de Laranja, revelou que para melhorar o blog fez alguns investimentos, tais como cursos de fotografia e escrita criativa. Querem exemplo de dedicação melhor que este? : )

As palavras da Catarina Beato fizeram-me pensar naquilo que eu gostaria de retirar do meu blog. Durante a conferência, disse que um blogger deve pensar no que “desejaria retirar do seu blog”.

“Antes de escolher os ingredientes, deve definir-se primeiro a receita e o que se espera obter no final”

– Catarina Beato sobre blogging.

  • O Coffee Break da BrigaDoce

Verdade seja dita, eu não cheguei ao dito “coffee” devido a uma fila desencorajadora, mas ainda fui a tempo de comer um delicioso brigadeiro da BrigaDoce.

O que dizer? Quem não gosta de um bom brigadeiro, suave como seda e que, mesmo com aquele tamanho reduzido, é forte o suficiente para matar a nossa “fome” de chocolate? É assim a BrigaDoce.

Adorei os pequenos potes de brigadeiros para comer às colheres. Custam 5€ e dão uma lembrança de Natal perfeita para um amigo ou amiga gulosos! Até os frasquinhos são giros.

 

  • O almoço: Origem

O almoço que se segui à conferência teve lugar no Origem, um “projeto de cozinha saudável, associado à cadeia de supermercados biológicos BRIO”, segundo consta na informação disponível no Facebook. Eu comi uma sopa de couve-flor, uma baguete integral de queijo fresco e tomare e uma deliciosa mousse de frutos silvestres à sobremesa:

Photo credits: Origem

Adorei o nosso almoço. Comidinha leve, saudável e fresca cai sempre bem, especialmente quando temos uma tarde imperdível de workshops sobre blogging pela frente!

E posso dizer que gostei tanto do espaço como da comida. É tão incrivelmente acolhedor e “quente” que apetece lá ficar toda a tarde a conversar.

Photo credits: Origem
  • O 1º Workshop: Comunicação Relacional

http://www.doceparaomeudoce.com/ Provavelmente- e agora que tive tempo de pensar sobre isso e foi mesmo- a melhor parte do dia para mim. A melhor coisa que me aconteceu foi o workshop de fotografia estar esgotado e eu ter tido que optar por outro, daí ter escolhido o da Ana Luísa.

E ainda bem que o fiz! Confesso que não sabia exactamente o que era esta “comunicação relacional”, mas logo descobri com a Ana que é precisamente os esforços que fazemos para respondermos à eterna pergunta de:

“Como fazemos para o leitor se identificar connosco?”

Gostei tanto, mas tanto dos exemplos que a Ana deu sobre bloggers que tornam os seus posts mais relacionáveis através da inclusão de pequenos pormenores… Foi verdadeiramente inspirador. Tudo. E a própria Ana Luísa também. O talento dela para o vídeo, para encontrar atalhos cognitivos que nos fazem identificar com as mensagens desses mesmos vídeos e a sua imaginação e bom gosto reflectidos na sua nova startup, a Giggles. Se não estiverem no workshop e querem inspirar-se, visitem o blog da Ana, o Doce para o meu Doce.

Este workshop foi o que me inspirou para pensar numa das minhas resoluções para 2014, mas esse será um tema que vou guardar para mais tarde… Vou só adiantar que estou muito entusiasmada com ele.

  • O Chá de Bloggers: O Bolo da Marta (it’s all about suspiros!)

O Chá de Bloggers aka lanche teve novamente lugar no Origem, mas desta vez quem proporcionou os miminhos gastronómicos foi O Bolo da Marta.

Photo credits O Bolo da Marta

Para acompanhar o meu chá de maçã e canela, peguei num destes copinhos sem qualquer expectativa, pois não conhecia O Bolo da Marta. Nesse momento estava ainda a “digerir” (no bom sentido) o 1º workshop e já a pensar no 2º.
O meu copo com bolo foi um dos que está mesmo à direita de tudo e era comporto por: suspiro na parte de baixo, chantili em cima e um moranguinho. Bem, bem imaginam a delícia! Não sei se n’ O Bolo da Marta fazem algum tipo de magia, mas a forma como o chantili se une ao suspiro e o faz derreter na nossa boca é absolutamente fenomenal. E fico-me por aqui. Só sei que hoje vou andar pelo LX Factory e não sei se vou resistir a uma nova visitinha ao Bolo da Marta.

  • O 2º Workshop: Monetização e SEO

http://abc.coworklisboa.pt/participant/roberto-gomes/ A escolha deste workshop no momento da inscrição não me deixou qualquer dúvida. Eu faço SEO no trabalho e comecei há não muito tempo, por isso aprender um pouco mais acerca de Search Engine Optimization era uma oportunidade que eu não ia desperdiçar.

Para quem não sabe, SEO consite em usar certas palavras-chave que permitem ao Google encontrar com mais facilidade o nosso site ou blog quando alguém pesquisa por uma dessas palavras-chave.

A monetização já diz respeito àquilo que podemos fazer para ganhar dinheiro com o blog.

Em suma, foi um workshop altamente útil onde aprendi imenso e cujos recursos vou certamente aproveitar para continuar a melhorar este blog. : )

Uff… pronto, é esta a minha apreciação de todo o dia da ABC Bloggers Conference. Espero sinceramente que se repita, pois teria imenso gosto em voltar a participar e a aprender acerca de outras temáticas. Ainda bem que descobri este evento a tempo (só o vi na quarta-feira).

Adorei conhecer pessoas por lá, bem como novos e maravilhosos blogs para eu seguir! Só tenho pena de não ter estado a 100% (estava mooorta, exauuusta), mas consegui absorver tudo e hoje já sinto que recuperei toda a energia.

Agora vou arranjar-me para enfrentar uma tarde de compras no Lx Factory.

Have an awesome Sunday!

  • Share

8 Comments

  1. Blackbird says:

    Deve ter sido uma excelente experiência! 🙂

  2. Clênia Daniel says:

    Estou na área!!! 🙂 Adorei a sua review sobre a conferência, beijinhos e obrigada pela visita!

  3. Danny says:

    nem sabia que se tinha realizado tão coisa, mas deve ter sido fantástico. especialmente os lanches 🙂

  4. Catarina says:

    obrigada <3

  5. Ju Figueiredo Silva says:

    Infelizmente não tive no workshop dela, mas sim no de fotografia porque queria mesmo muito, mas entretanto conheci o blog da Ana Luísa e fiquei logo com pena por não ter ido ao workshop dela..é uma inspiração essa miúda 🙂 adoro o trabalho dela!

  6. Catarina says:

    É mesmo uma inspiração! Sabe bem conhecer pessoas que nos inspiram e que nos motivam através do seu exemplo. 🙂

  7. Bloggers Camp 2015 – Vai MESMO acontecer! Vamos? – personal / lifestyle /DIY says:

    […] o ABC – A Bloggers Conference – no final de 2013, nunca mais vi um evento para bloggers que reunisse num só espaço tanta […]

  8. Vai uma ajudinha? – personal / lifestyle /DIY says:

    […] ou às áreas que nos faltam dominar enquanto bloggers. Daí, surgem algumas referências ao ABC Bloggers Conference que nunca chegou a repetir-se e ficam os nossos desejos de ver outra alternativa do género a […]

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge