featured,  Porto,  Portugal,  travel

11 dos meus cafés favoritos (e mais bonitos) no Porto

Estou a passar uns dias de férias no meu Porto, que me brindou com temporais e chuvas incessantes, mas que nem por isso me fazem amá-lo menos. Ser portuense é também aprender a ser criativo na forma (e nos locais) onde passamos o nosso tempo. A pensar em dias sem horários, em que só nos apetece um bom chá ou café e a companhia das letras (quer a ler, quer a escrever), trago-vos uma lista de alguns dos meus locais favoritos no Porto.

Café Vitória

O Café Vitória é um dos mais conhecidos do Porto. Mas não deixem que o nome “café” vos leve a pensar que só serve para isso mesmo. Aqui, também se almoça, lancha e janta, em vários ambientes diferentes, incluindo um jardim interior bonito e luminoso a contrastar com o interior escuro e intimista.

Rua de José Falcão 156, 4050-315 Porto

O Pretinho do Japão

Esta antiga mercearia do Porto foi recentemente ampliada e oferece agora uma esplanada interior muito agradável, perfeita para uma tarde primaveril de chá e scones. Paralelamente, a mercearia continua em funcionamento.

Rua do Bonjardim, 496  |  Baixa

Candelabro

Foto: Local Porto

Mais um sítio escurinho e intimista que eu adoro. O café Candelabro tem também uma esplanada, mas é o seu interior que mais me atrai. Venham pelas tardes de conversa, fiquem pelos livros; o Candelabro é um book cafe com livros que podem pegar para ler nas mesas e outros que podem comprar. Para além disso, também compram livros em segunda mão, por isso se tiverem para vender, vejam aqui como fazê-lo!

Rua da Conceição 3, 4050-215 Porto

O Porto dos Gatos

Eu a ser eu, am I right? É sabido (“it is known”) que eu adoro gatos, então, como é lógico, não poderia deixar de visitar O Porto dos Gatos e colocá-lo nesta lista. É que nem é só pelos gatos (pelos quais já merecia o lugar), mas porque o sítio é agradável, tem uma esplanada/jardim interior amoroso e coisas boas para comer e beber. O que se pode desejar mais?

Av. de Rodrigues de Freitas 93-95, 4300-096 Porto

 

Almada Minha

Situada em plena Rua do Almada, Almada Minha (em particular o piso superior), é um sítio perfeito para apreciar um copo de vinho na companhia daquela amiga com quem falam das coisas mais profundas na vossa vida, ou que já não vêem há imenso tempo e com quem têm muita conversa para pôr em dia.

Rua do Almada 291, 4050-038 Porto

 

Miss Pavlova

Foto: Oportocool

Tenho que começar este parágrafo com uma confissão: não sou a maior fã de pavlovas. Não é algo que pediria para comer espontaneamente, mas… se as da Miss Pavlova são deliciosas? Sim, são. Ainda assim, o brunch e as suas restantes delícias não podem ser ignorados. Para além de ser um espaço muito agradável para se passar uma manhã de brunch, a entrada (e saída) do Miss Pavlova consiste numa loja lindíssima, com peças originais e muito criativas. Se procuram um bom brunch e precisam de comprar uma prenda a um amigo ou familiar apreciador de design e da criatividade, é aqui que devem ir!

Rua do Almada 13, 4050-036 Porto

Casinha Boutique

Foto: Casinha Boutique website

A Casinha Boutique também já abriu em Lisboa, mas durante anos só conheci a do Porto. Com um espaço verdadeiramente convidativo e amoroso, é um sítio perfeito para desfrutar de um bom brunch ou mesmo de um lanche, em qualquer dia da semana. Não são precisas desculpas para visitá-la, mas se precisarem de alguma, qualquer uma será válida.
Aqui, todos os pormenores são perfeitos, desde a comida à decoração do espaço, de dentro para fora. A Casinha Boutique da Boavista (não conheço ainda a do Chiado) é daqueles lugares que parecem rimar permanentemente com chá quente, tardes longas e livros.

Av. da Boavista 854, Porto

Em Carne Viva

Este continua a ser um dos melhores restaurantes vegetarianos onde já comi na vida. É tão, mas tão bom! Perfeito para irem se não forem vegetarianos (porque vão adorar na mesma), ou para levaram amigos vegetarianos convosco, já que ambos poderão desfrutar de refeições deliciosas. Mas para além da sua componente de restaurante, o Em Carne Viva também serve lanches e podem simplesmente ir lá pedir um chá quente com scones. Para além de saberem sempre bem, têm como cenário o lindíssimo interior do restaurante. Se quiserem vê-lo em pormenor, basta espreitar este meu post!

Av. da Boavista 868, 4100-421 Porto

A Rota do Chá

Foto: Workfrom

Um dos meus velhos clássicos no Porto é A Rota do Chá. O seu nome é perfeitamente indicativo daquela que é a sua especialidade – o chá -, mas isso não quer dizer que não tenha muitas outras iguarias para degustar. Na verdade, aquilo que sempre mais pedi durante o Verão sempre que ia (e vou) à Rota do Chá é a Shikanji (se é que não me engano no nome), a limonada com especiarias. Este cantinho amoroso tem um espaço interior, mas também – e aqui é que reside o seu maior encanto – um jardim muito agradável e onde sabe melhor desfrutar de uma tarde quente de Verão no Porto.

R. Miguel Bombarda, 457, Porto

Consulado

Foto: Evasões

Plantas, interiores bonitos e luminosos, um chão mega fotogénico e um dos melhores brunches (e mais baratos) que já comi? É no Consulado, irmão do famoso Diplomata. Fui lá, pela primeira vez, no mês passado e fiquei chocada com o quão barato o brunch é, especialmente quando comparado aos que encontro em Lisboa. Em termos de variedade, sabor e factor de deliciosidade (inventei agora), é simplesmente incrível e recomendo muuuito, especialmente as panquecas… yummm.

Rua de Cedofeita, 382, Porto

Jóia da Coroa

Foto: Oportocool

Valham-me os amigos que ainda cá tenho e que me mostram sítios encantadores! Esta verdadeira jóia da minha invicta é um salão de chá que parece ter sido retirado do set do filme Marie Antoinette (2006), de Sofia Coppola. Aqui, lamento, mas nenhuma foto faz justiça à beleza, luxo e opulência do interior d’a jóia da coroa. E isto é válido também para o serviço de chá e para todas as loiças em que servem a sua fina pastelaria e os seus chás reconfortantes.

R. das Flores 213, Porto

Ainda a visitar? Noshi. Reparei neste healthy cafe num dos meus passeios durante esta semana de férias no Porto e achei que tinha super bom aspecto! Não cheguei a ir lá lanchar, mas fica prometido para uma futura visita ao Porto!

Espero que tenham gostado deste post. Se quiserem também conhecer alguns dos meus lugares favoritos (indoors) em Lisboa, vejam este post: 12 dos meus locais favoritos em Lisboa durante o Outono/Inverno (mas a verdade é que os adoro em qualquer estação!)

Se continuarem pelo Porto, leiam também o meu post sobre 6 sugestões para desfrutar do Porto como um portuense.

 

2 Comments

  • Ana

    Obrigado! Tenho aqui muito material para explorar na minha próxima visita ao Porto 😀 Na última visita visitei o NOSHI e fiquei apaixonada.

    • Catarina Alves de Sousa

      Ohh que bom, obrigada Ana! Olha, vou aproveitar essa tua opinião do NOSHI e vou mesmo lá da próxima vez! 😀

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *