O champô seco é conhecido por ajudar a manter o cabelo limpo e sem oleosidade entre lavagens, mas esta não é a sua única utilização. Eu, por exemplo, adoro usá-lo para me dar um volume extra nas raízes.
Fiquei fã de champô seco em Janeiro do ano passado, quando fui a Londres. O tempo estava terrível para o meu cabelo e, para piorar, a água de Londres teve um efeito muito feio no meu cabelo. É verdade, diferentes águas (com mais ou menos calcário, por exemplo), fazem-me logo notar uma diferença enorme no meu cabelo.
E então, numa tentativa de ressuscitar o volume do meu cabelo, comprei um champô seco na Lush – o No Drought – e fiquei instantaneamente fã.
Não só o meu cabelo ficou com mais volume, como durou até agora (Abril 2015!). Mas na altura em que comprei o No Drought, fi-lo por necessidade e, vá, quase desespero. A verdade é que 115 gr. deste champô custam 9.95€ e eu consigo fazê-lo quase de graça.
Agora que já acabou, tive a “desculpa” perfeita para fazer o meu próprio champô sólido e cuja receita – totalmente sem químicos – aproveito para partilhar com vocês.
Ingredientes
Champô seco para cabelos claros
1/4 chávena de Amido de milho (aka Maizena)
1/4 chávena de Bicarbonato de sódio
5-10 gotas de óleo essencial (opcional – serve somente para acrescentar cheirinho ao vosso champô sólido, não sendo – por isso – obrigatório).
Preparação
Juntem a Maizena com o bicarbonato de sódio numa tigela. Adicionem as gotas de óleo essencial de optarem por tornar a vossa mistura cheirosa. Eu escolhi combinação de laranja e jasmim que funcionou na perfeição. O cheirinho é absolutamente maravilhoso!
e da próxima vez já sei que mistura usar: côco e baunilha! 😀
Champô seco para cabelos escuros
1/4 chávena de Maizena
1/4 chávena de cacau
5-10 gotas de óleo essencial (opcional)
Ou seja, a receita para cabelos escuros é igual à receita de champô seco para cabelos claros, apenas com a diferença de se substituir o bicarbonato de sódio pelo cacau. Na verdade, eu optei por manter parte do bicarbonato, mas juntei cacau.
Já agora, é muito importante que o cacau seja SEM açúcar adicionado, para não deixar o cabelo peganhento. Eu comprei uma saqueta de cacau magro marca Continente.
Onde guardar o champô seco e como aplicar
Depois de fazer a minha mistura de champô seco natural e para cabelos escuros, guardei-a no mesmo frasco do No Drought que tinha comprado na Lush. Para já, porque ficou com a quantidade certa, e depois porque torna o processo de aplicação fácil. Para além disso, estou a ser amiga do ambiente ao reutilizar o frasco. 🙂
Mas se não têm um frasco destes, não faz mal nenhum! Podem usar frascos de vidro vazios das especiarias. A parte dos furinhos, dá imenso jeito para aplicar o pó no cabelo!
Podem também armazenar o vosso pó noutro tipo de frasco e aplicá-lo no cabelo com um pincel grande.
Já agora, recomendo a leitura desta artigo da Cosmopolitan “8 Surprising Ways to Use Dry Shampoo“.
Alguém por aí também é fã de champô seco? Que marca preferem? Vão experimentar fazer o vosso próprio champô seco em casa? 🙂
9 Comments
Krystel
20/04/2015 at 5:16 PMOh deus. OH DEUS. Eu não sou religiosa, mas agradeço por este post! Tenho que experimentar fazer isto 😀 *guardar nos favoritos, instantaneamente!* Obrigada!
joan of july
23/04/2015 at 3:58 PMOhh que querida, Krystel, muito obrigada. Fico super contente que tenhas gostado! Se experimentares a receita mostra como ficou! 😀
check out fashion
20/04/2015 at 10:40 PMque boa dica. nunca experimentei e fiquei curiosa.
http://checkout-fashion.blogspot.com/
joan of july
23/04/2015 at 3:22 PMAcho que vais gostar de decidires experimentar. O champô seco também é bom para ter num frasquinho pequenino na carteira para o caso do cabelo se tornar oleoso durante o dia, especialmente antes de uma reunião ou encontro especial. 😉
Ana Pinheiro
21/04/2015 at 6:40 PMQue boa ideia .. não sabia que podiam se fazer champôs secos!
Gostei muito assim já não necessito de usar pó talco hehe
Beijinhos
joan of july
23/04/2015 at 3:20 PMPodem sim, Ana! Há vários à venda e sem ser o da Lush nunca tinha gostado de nenhum, mas podendo fazer em casa e assim tão baratinho (e bom), eu faço!
Também já experimentei pó de talco, mas tenho o cabelo escuro, por isso deixa-o com um aspecto cinzento. 😛
Beijinhos!*
Joana
02/10/2015 at 5:19 PMque fixe! será que há alguma receita boa para cabelos pintados?
e o que faz o champô seco exactamente?
e não se fica com o cabelo cheio de pó?
joan of july
02/10/2015 at 5:30 PMÉ um produto natural, não me parece que tenha algum efeito na tinta. 🙂
O champô seco absorve o excesso de óleo do cabelo e ajuda a dar volume! É para aplicar nas raízes.
Se encheres a cabeça de pó, sim, claro. 😛
Se usares doses aceitáveis (vais vendo à medida que colocas), ele espalha-se, mas recomendo uma massagem ao couro cabeludo após a aplicação, quer seja com estes, quer com outros champôs deste género.
Leonor
18/11/2016 at 3:44 PMObriigada!!! ja tinha visto pessoas q usavam o cacau directamente no cabelo mas como sou loira ficava sempre a notar-se! obrigada vou ja experimentar