beauty

#ShowUs: um movimento inclusivo e body positive

Aqui há tempos escrevi sobre como os padrões de beleza e a representação dos mesmos está a mudar. Isto, para quem cresceu nos anos 90 das supermodelos, é um “finalmente. E eis que chega o movimento #ShowUs, nascido de uma parceria entre a Dove e a Getty Images.

Há anos que a Dove assenta as suas campanhas publicitárias em mulheres de todas as formas, cores e tamanhos, bem antes de falarmos na inclusão e no alargamento dos nossos padrões de beleza enquanto sociedade.
Respeito muito esta marca por não estar apenas a aproveitar-se deste novo movimento de positividade corporal, mas sim por aproveitar agora que se fala mais nele para solidificar a sua mensagem.

Movimento #ShowUs

Sendo conhecida a posição da Dove em relação a este assunto, eis que celebra agora uma parceria genial: em conjunto com a Getty Images, um dos maiores bancos de imagens do mundo, criou uma biblioteca inovadora com mais de 5 mil fotografias (e mais serão acrescentadas) criadas para desconstruir estereótipos de beleza.

Nesta colecção de imagens podem encontrar mulheres representadas praticamente de todas as formas que possam imaginar. O objetivo é que os meios de comunicação e os publicitários comecem a incluir mais imagens de mulheres que não correspondem à norma daquilo que a sociedade considera ser a beleza feminina.

Este é o core do movimento #ShowUs.


Do ponto de vista de consumidora é-me fácil reconhecer o valor de ter publicidade e revistas a utilizarem imagens deste género, mas do ponto de vista do negócio, sinceramente, também me faz todo o sentido. A maioria das pessoas que compra revistas femininas onde vem quilos de páginas de publicidade não tem – muito provavelmente – corpo de supermodelo nem se revê naquelas imagens. É mais fácil vender roupa (por exemplo) quando as mulheres se conseguem imaginar a usá-la. Há marcas em que normalmente já pensamos à partido como “não têm nada para o meu tamanho”, mas não deve ser assim!

Por falar nisso, se gostam deste tema, não deixem de ler este post da Mafalda e vejam as fotos incríveis da sessão que ela fez para a marca Captain Tom, uma marca portuguesa de roupa de praia.

One Comment

  • Analog girl

    Que maravilha de campanha. Sou tão a favor da inclusão corporal em campanhas e marcas. Representatividade, precisa-se! Amei, obrigada pela partilha!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *