fotos da minha sessão com a Sofia Garrido
Hoje celebra-se – finalmente – o Equinócio da Primavera. A partir das 16h15 de hoje já é oficialmente Primavera. Com “P” grande e tudo, que para mim despromover estas estações e antigas divindades está completamente fora de questão (assim como o acordo ortográfico, portanto).
Nunca encaro de ânimo leve a passagem das estações. Passo metade da anterior a ansiar pela próxima (excepto no Verão, que desejo com todas as minhas forças, todos os anos, que nunca acabe), mas quando a nova chega, parte de mim fica presa à que passou. É uma altura estranha, mas é importante porque desperta em mim uma nova força e uma nova energia, adaptada à estação nova.
Este ano, como vos contei aqui, aprendi a gostar do Inverno. A sério que sim, mas… Sim, há um “mas”… foi um longo e frio Inverno e estou pronta para abraçar a Primavera. Apesar de não ser a minha estação favorita, vejo-a como a ponte que me vai levar ao meu amado Verão.
Até lá, e apesar de ainda persistirem estas chuvas, começamos a ver o desabrochar das flores, a cor a voltar à natureza, a neve a derreter, os dias a tornarem-se mais longo, o sol a perdurar mais umas horas, o ar a ficar mais quente…
O significado do Equinócio
O equinócio ocorre duas vezes no ano, em Março e em Setembro. No equinócio ambos os hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo Sol.
Os equinócios ocorrem nos meses de Março e Setembro, quando definem mudanças de estação. Em Março, o equinócio marca o início da Primavera no hemisfério norte e do Outono no hemisfério sul. Em Setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do Outono no hemisfério norte e da Primavera no hemisfério sul.
A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa “noites iguais”, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do sol é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar está metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.
Ostara
Ostara é outro nome para o equinócio de Primavera e para a celebração do mesmo, especialmente para as religiões pagãs e neopagãs.
O nome Ostara deriva de Eostre, a deusa germânica da Primavera. A palavra Easter (Páscoa) também deriva do mesmo nome. Um pouco por todo o mundo, é uma altura de celebração pelo facto de se proceder à plantação de novas culturas; celebra-se a fertilidade do solo e a abundância, enquanto se pede aos deuses que assim seja durante as próximas estações.
Na série American Gods (se não viram, têm de ver a primeira temporada asap!) Ostara aparece como uma divindade nesta cena tão bonita:
Mudança da hora
Finalmente a hora vai mudar!!
Acreditem, nada me deixa mais feliz na Primavera do que a mudança da hora. O facto de sair do trabalho ainda de dia dá todo um novo alento aos meus dias. A minha disposição muda completamente, assim como a minha vontade de não me enfiar logo em casa assim que saio do trabalho. Suspeito até que vou voltar ao ginásio muito em breve! 😀
Na noite de Sábado – 24 Março – para Domingo – 25 Março 2018 -, os relógios adiantam uma hora à 1 da manhã. Sim, é menos uma hora de sono num fim de semana, grande coisa! Em compensação ganhamos mais uma hora de sol todos os dias até ao Equinócio de Outono, ou seja, até Setembro. 😀
E vocês, estão felizes com a mudança de estação? Estão a sentir a energia e a felicidade (ok, e o pólen) no ar? 🙂
6 Comments
Joana Sousa
20/03/2018 at 1:39 PMHoje já dei graças aos anjinhos por a hora já mudar no Domingo :p sinto-me exactamente como tu no que toca à hora de saída do trabalho e à luz que tenho depois disso!
Catarina Alves de Sousa
20/03/2018 at 2:49 PMYES!!! É logo outra vida, não é Jiji! Finalmente. Nunca ansiei tanto pelo fim de semana. Ehehehehe
Joana Cardoso
20/03/2018 at 8:03 PMFiquei presa a cada palavra, especialmente à explicação sobe Ostara.
Adoro a chegada da Primavera, sempre com P grande, adoro o Inverno, mas sou bebé de Primavera, menina de dias fresquinhos mas sol no céu e que bom é receber esta estação.
Daniela Oliveira Soares
23/03/2018 at 11:29 PMAinda bem que a hora vai mudar, agora só faltam os dias de sol!:D Desconhecia a Ostara e toda essa parte da história da Primavera e da Páscoa.
Another Lovely Blog! – http://letrad.blogspot.pt/
Daniela Oliveira
24/03/2018 at 12:08 AMNunca refleti muito sobre a passagem das estações, e ler o teu post deixou-me inspirada! ?
Eu cá sou uma fã incondicional do inverno, mas este ano reconheço que foi rigoroso demais… mal posso esperar para meter os pés descalços na areia!
Ritual de Ostara, Primeiro dia de Primavera e detalhes cá de casa - Joan of July
21/03/2021 at 2:37 AM[…] é a primeira vez que escrevo sobre Ostara e o Equinócio da Primavera aqui no blog, mas este ano tem ainda mais importância. Nem sei […]