mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
4 In personal

“Hoje” abri uma livraria-café: a Story Owl

Story Owl

Estou a escrever este post sentada à mesa na minha livraria-café. Quão surreal é isto? Em que realidade alternativa foi isto acontecer? Em 2017, neste post, classifiquei a abertura de uma livraria-café como um “sonho impossível ou altamente improvável”. Agora, não só existe, como é a materialização da minha visão original: com workshops e eventos culturais.

Sinto que estou a viver uma história. Não perfeita, até porque não conheço nenhuma que o seja, mas idílica. Sinto que estou n’ A Bela e o Monstro, naquela parte em que a Belle anda pela vila a cantarolar e visita a livraria local, exceto que não sou a Belle, sou o senhor da livraria, mas nesta versão fêmea.

Abrimos a Story Owl (eu e o André, o meu marido) na semana passada e foi um início surpreendente. A onda de aceitação e entusiasmo tem sido inebriante. Decidimos abrir agora, em Agosto, apesar da cidade estar meio fantasma, pois não só é um bom teste para nos adaptarmos a esta nova vida, como também vamos fazendo algum dinheiro, deixando de pagar renda com a loja fechada. Neste momento, posso dizer que já cobrimos a renda deste mês bem à vontade. 🙂

É verdade que não contei muitos pormenores desta saga de abertura da livraria aqui no meu Joan of July, deixei o Substack para isso, mas nunca me passou pela cabeça não vir aqui fazer um ponto de situação. Não sei bem se alguém ainda me lê por aqui, mas saibam que este blog existe desde 2008 e já me viu passar por tanta coisa, por tantas mudanças… Consigo ir aos meus arquivos do blog e facilmente ir recordar o que andava a fazer em 2010, ou o que senti na altura que terminei a licenciatura, o mestrado, arranjei o meu primeiro emprego, fui morar sozinha, partilhei casa pela primeira vez, adotei os meus animais, viajei aos meus países de sonho, casei, descasei, casei de novo, engravidei, tive o meu bebé… todas essas etapas da vida.

Esta é mais uma, e uma muito importante. Nunca fiz nada assim na minha vida, nunca tive um estabelecimento e agora tenho – temos – e posso concretizar muitas das minhas visões e dos meus projetos aqui. Este será um espaço de riqueza cultural, um sítio onde – espero – muitas pessoas se sintam em casa e no conforto da companhia dos livros, do café e do chá e da decoração vintage e Dark Academia, qual Common Room dos Gryffindor.

Se estás a ler isto, vem visitar a Story Owl e fazer parte desta história bonita que começa a escrever-se agora! 🙂

Visita-nos no Instagram (site em breve!) e na Rua Doutor José de Bastos, 19A, Torres Vedras.

Até já!

P.S.- um gigante “OBRIGADA” à minha amiga Nia Carvalho pelas fotos lindas do nosso espaço. ❤️

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Inês
    13/08/2025 at 5:40 PM

    Ainda bem que está a correr bem!
    A livraria é linda!

    • Reply
      Catarina Alves de Sousa
      14/08/2025 at 11:12 AM

      Muito obrigada, querida Inês! ❤️

  • Reply
    Mariana Leal
    14/08/2025 at 3:50 PM

    Uma grande conquista, muitos parabéns e muito sucesso!
    Sou de longe, mas espero visitar um dia 🙂

    • Reply
      Catarina Alves de Sousa
      19/08/2025 at 11:24 AM

      Oh, muito obrigada, Mariana! Espero que possas, um dia, vir visitar-nos aqui na livraria, ia gostar muito! 🙂

    Leave a Reply