books,  personal,  writing

‘Here’s to the ones who dream’ | Apresentação do livro (fotos e vídeos)

fotos: Ana Garcês e Catarina Costa
vídeos: Nuno Reis

A esta hora na semana passada estava naquela negação do “não estou nada nervosa; se fui ontem a um directo da TVI e sobrevivi, já não tenho motivos para estar nervosa”. De facto já não estava muito, pelo menos em comparação com a semana anterior, já estava mais entusiasmada que outra coisa qualquer.
Imaginei a apresentação do meu primeiro livro de tantas formas, em tantos lugares, cores e momentos, mas quando chegou finalmente o momento… esqueci tudo e foi tudo diferente. Para melhor, muito melhor. Podemos imaginar aquilo que quisermos como quisermos que o resultado final será sempre outra coisa diferente. Se tivermos sorte, será ainda melhor. Para mim foi.

A apresentação do “Licenciei-me… e agora” teve lugar – como sabem – na minha primeira casa em Lisboa, a FLUL (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Mesmo antes de ter onde morar quando vim para Lisboa, em 2005, já a faculdade me tinha acolhido. Portanto, como podem facilmente imaginar, foi simplesmente emocionante para mim poder apresentar o meu livro nesta (ainda minha) casa. Desde que contactei pela primeira vez o Núcleo de Orientação, Gestão e Aconselhamento de Carreira (NOC), que sempre se mostraram super receptivos a que fizesse da FLUL o palco para a apresentação do meu livro e acompanharam-me durante toda a organização. Estou, por isso, muito grata à Denise (Divisão de Relações Externas da FLUL), à Marisa, à Rita e à Sandra (NOC) por todo o apoio que me deram.

Já agradeci durante a apresentação, mas se houver alguma dúvida de que estou para lá de grata à editora Alêtheia por ter acreditado na minha ideia para este livro desde as primeiras páginas, à Filipa Larangeira e à Prof. Angélica Varandas que aceitaram o meu convite para co-apresentar o livro comigo, espero que ao oficializar isto por escrito fiquem esclarecidas. 🙂

Apesar de ter dito à minha família que não precisava de estar presente nesta apresentação porque vai haver outra no Porto (e a minha família está toda no Porto), estou de coração cheio por todas as mensagens de apoio que me mandaram. Agora, espero por vocês na Fnac do NorteShopping dia 8 de Setembro!

Quero agradecer às minhas incansáveis amigas Ana e Cat que me ajudaram a registar este momento tão especial em fotos (as que vêem neste post e mais algumas) e ao Nuno Reis por ter gravado tudinho! (vídeos no final do post). Agradeço também todas as vossas stories e partilhas das redes sociais que tanto me ajudam a divulgar o “Licenciei-me… e agora?” e, em especial, a Helena que até me dedicou esta música, que para além de ser linda e parte da banda sonora de um dos meus filmes favoritos dos últimos tempos, teve um papel muito importante nos primórdios deste livro.

Por mim podia ficar horas a falar deste momento, mas vou deixar que as fotos bonitas da Ana e da Cat o continuem a fazer por mim, porque valem – realmente – por mil palavras. E se acharem que eu pareço super feliz nestas fotos, não é impressão vossa, estou para lá de feliz.

Obrigada a todos os que estiveram presentes, significou muito para mim, acreditem. Obrigada Pedro, obrigada amigos recentes e antigos, conhecidos, colegas, toda a gente. Fico feliz por saberem que estão felizes por mim, por mais esta etapa e objectivo que concretizei. Sou uma sortuda por vos ter ao meu lado.

  

No final tive que pedir à Professora Angélica que assinasse os meus livros, os dois que tenho escritos por ela e que releio sempre com tanto carinho quando estou com vontade de viajar às terras celtas. Esperei muito tempo por este momento, mas nunca tinha tido uma oportunidade como esta para lhe pedir  que mos assinasse. Só nunca pensei que fosse uma troca de assinaturas entre nós e os nossos livros na apresentação do meu primeiro. Se isto não é especial, não sei o que é!

Espero que tenham gostado. 🙂
Cheira-me que vou regressar a este post imensas vezes ao longo da vida…

E agora estava aqui a pensar: e que tal se eu escrevesse um post sobre “O que aprendi sobre a minha vida ao publicar um livro”? Estou a ter umas ideias… 😉

7 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *