Há pessoas que nasceram sonhadoras, outras “fazedoras”. As sortudas (ou melhor, mais obstinadas e trabalhadoras) nasceram com o melhor dos dois mundos. A meu ver, a Susana ‘Feliz’ Almeida é uma dessas pessoas e O Pequeno Livro da Felicidade é o seu manifesto.
Se não conhecem a Susana, ela é a menina talentosa por detrás das ilustrações mais felizes e fofinhas (Feliz É Quem Diz) que já devem ter visto na Feira das Almas e outras em Lisboa. Tenho algumas dela na casa nova que comprei especialmente para adornar o meu novo cantinho de trabalho em casa de forma a sentir a motivação extra que os desenhos e as frases da Susana me suscitam.
O Pequeno Livro da Felicidade é o novo bebé da Susana e eu tive o prazer de estar na apresentação deste novo membro da sua família. Mal o tive na mão e o folheei pela primeira vez senti o não tão pequeno poder que dele emanava.
O Pequeno Livro da Felicidade não é um livro “de ler”, não é um livro de histórias nem de auto-ajuda. É um livro colaborativo que nos dá força através dos desenhos e das frases e nos convida a preencher o resto. Esse resto serve para nos lembrarmos das pequenas coisas e pequenos prazeres desta vida que nos fazem ser felizes. Falei disso neste post; se o leram saberão o quão importantes são para mim os pequenos deleites que a vida me dá.
Comprei, portanto, o livro da Susana com toda a intenção de o preencher de uma ponta à outra, a lápis claro, para ir podendo escrever e reescrever à medida que sentir necessidade e à medida que os meus sonhos, alegrias, filmes e restaurantes favoritos forem mudando. Vou enchê-lo de fotos que me fazem sorrir e que me lembram de momentos bons da minha vida.
Sim, o livro pede-nos fotos e palavras. É uma autêntica coleção de momentos e memórias felizes que devemos consultar vezes sem conta, especialmente em dias menos bons, para que nunca nos esqueçamos do que traz alento à nossa vida, do que nos faz sair da cama todas as manhãs e do que aquece o nosso coração até nos dias mais gelados, onde quer que estejamos.
Por todos esses motivos, este pequeno livro (que é delicioso de folhear, diga-se) é um pequeno tesouro e um grande aliado contra a tristeza e a desmotivação.
Podem comprar O Pequeno Livro da Felicidade nas livrarias tradicionais e online, assim como no Wook.
11 Comments
Daniela Soares
22/11/2016 at 10:44 AMComo é óbvio já está na minha wishlist.:p
Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/
joan of july
22/11/2016 at 12:13 PMNão te vais arrepender, Daniela! 😀
Inês
22/11/2016 at 2:21 PMAndo a precisar de algo assim para me animar os dias 🙂
joan of july
22/11/2016 at 4:19 PMPodes crer que ajuda, Inês. Quando vais preenchendo o livro com fotos e escrevendo aquilo que te deixa feliz, sabe muito bem abrir num dia mau e dar de caras com tanta coisa boa que nos recorda de como a vida pode ser incrível. 🙂
Sofia
22/11/2016 at 4:14 PMJá está na minha lista! :p
Adoro e tenho seguido atentamente o trabalho dela, merece tudo de bom!
Beijocas,
http://asofiaduar.blogspot.pt/
joan of july
22/11/2016 at 4:18 PMMerece mesmo, Sofia, e a criatividade e talento devem sempre ser celebrados! 😀
Ester Ramos
22/11/2016 at 10:03 PMAdoro a ideia e criatividade!
She Walks Blog
VIOLET – The Brand
Salomé
03/12/2016 at 2:37 PMSou super fã das coisinhas do “Feliz é Quem Diz”, apesar de ainda não ter conseguido adquirir nada. Estou cheia de vontade de encontrar estes livro para o ver “ao vivo” e tenho a certeza que vai acabar a vir comigo para casa!
Girls from 104
05/12/2016 at 4:39 PMNós gostamos muitos de coisas com detalhes assim, inspiradores, positivos e sobretudo felizes!
Já queremos também ter em mão 🙂
xx
joan of july
07/12/2016 at 11:54 AMAcho que vão mesmo adorar. É super fofinho! Já estou a encher o meu de fotos e outras coisas que estou a colar lá. 😀
Adriano Rocha
23/01/2021 at 6:16 PMMuito interessante o formato do livro. Adorei a produção. Parabéns…