Desde que o meu irmão entrou para a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, que sempre que vou ao Porto, a casa da minha mãe, os dias de enchem de experiências na cozinha nas quais acabo por dar uma ajudinha.
Não é segredo que não gosto muito de cozinhar, mas a principal razão prende-se com o facto de, na maior parte das vezes, ser uma actividade solitária. Mas quando se trata de ajudar o Francisco a fazer uma receita que foge um pouquinho à “norma” das receitas do dia-a-dia, lá estou eu pronta a aprender!
Esta foi a receita que experimentamos na semana passada, modificada pelo Francisco, claro.
O título “panacota de chocolate branco” dispensa qualquer adjectivo como “delicioso!”, certo? Mas, sabem, apesar do ar meio complexo na imagem, a receita em si é facílima, como poderão ver mais abaixo. 🙂
Vou só dividi-la em várias fases para nos organizarmos melhor. A primeira parte será para fazer o creme inglês, seguido pela panacota e, enquanto esta arrefece no frigorífica, faremos então o caramelo.
O creme inglês
Ingredientes:
500mL de leite integral
½ xícara (chá) de açúcar refinado
5 gemas
1 colher (chá) de essência de baunilha
Preparação:
- Coloquem o leite em uma panela e adicionem metade do açúcar. Misturem bem e levem ao fogo até ferver.
- Noutro recipiente, misturem a outra metade do açúcar com as gemas. Batam bem até formar um creme esbranquiçado.
- Coloquem uma concha do leite fervido no recipiente com gemas batidas com açúcar. Misturem rápido para as gemas não cozinharem e formarem grumos (é mesmo muito importante não deixarem as gemas cozinhar!). Esta etapa é feita com somente uma parte do leite fervido para “temperar” as gemas. Se todo o leite fervido for adicionado de uma só vez, as gemas podem talhar.
- Quando as gemas estiverem bem misturadas ao leite, juntem-nas com o resto de leite que está na panela.
- Leve a panela ao fogo baixo, mexendo sem parar até engrossar levemente. Nunca cozinhe o creme inglês em fogo médio/alto, se a gema cozinhar rápido demais o creme irá talhar.
- Por último, juntem a essência de baunilha.
A panacota
Ingredientes:
500 ml natas
100 gr. chocolate branco
2 folhas de gelatina
aroma de baunilha q.b. ou uma vagem de baunilha
Preparação
- Coloquem as natas numa panela juntamente com a vagem de baunilha aberta em dois. Deixe que levante fervura, desligue o lume, tape e deixe infusionar durante pelo menos 30 minutos.
- Demolhem as folhas de gelatina num pouco de água. Aqueçam novamente as natas e quando estiverem quentes juntem o chocolate branco em pequenos cubos e a gelatina bem escorrida. Mexam bem.
- Retirem a vagem de baunilha e vertam o preparado para dentro de copos de vidro ou formas de silicone. Levem ao frio durante cerca de 3h30.
A bolacha
A bolacha é para o toping da panacota, que é só o toping mais simples de sempre. Basta esmigalharem umas 5 bolachas Maria. Não é suposto ficar em pó, mas sim com bocadinhos pequenos de bolacha. 🙂
O caramelo
Acho que não preciso de vos explicar como fazer o caramelo (proporção 0,5 dl. de água para 250 gr. de açúcar; temperatura 150º), uma vez que basta juntar açúcar e água num tacho, mas posso dar-vos uma dicas muito útil que o meu irmão me deu quando estávamos a fazer a panacota.
Quando estiverem a fazer o caramelo e a mexer o açúcar na água, é normal que algum açúcar comece a alojar-se nos lados do tacho. Para evitar que esse açúcar queime e dê um sabor queimado ao caramelo, pincelem-no com água para eliminá-lo.
Quando o açúcar estiver em ponto caramelo, estendam um pouco desse molho em papel de alumínio com a ajuda de uma colher.
O caramelo vai solidificar rapidamente com a forma que lhes deram.
(este pedaço de caramelo saiu parecido com o continente africano, ou é impressão minha?)
Final
Por mim, basta desenformarem a vossa panacota e empratarem-na ao vosso gosto. O Francisco optou por formar umas pequenas linhas com o creme inglês, colocar o caramelo por cima da panacota e um rasto de bolacha Maria ao lado, mas há várias formas de exibirem o resultado delicioso desta receita. 🙂
Espero que tenham gostado tanto como eu gostei de aprender esta deliciazinha. Acho que é seguro dizer que vão poder ver muitas mais receitas por aqui nos próximos tempos, ou não estivéssemos nós na época natalícia. 😉
No Comments