DIY: desmaquilhante natural caseiro

Posted on

Hoje decidi que vão aparecer muitos mais tutoriais de produtos naturais por aqui. Como podem ou não saber, eu adoro fazer os meus próprios produtos 100% naturais, livres de parabenos e de tudo o que faz mal à pele e ao ambiente e adorava partilhar as minhas receitas convosco.

Hoje, para inaugurar uma nova era de DIYs frequentes aqui pelo blog, trago-vos uma receita facílima para que possam fazer o vosso próprio desmaquilhante. Eu uso esta mistura já desde o início deste ano e nunca mais comprei nenhum desmaquilhante (tirando toalhitas para levar para o ginásio em caso de SOS). Mesmo que não queiram abandonar o vosso desmaquilhante, esta receita vai dar-vos jeito para quando ele acabar e não tiverem mais nenhum em casa. 😉

«Renuncie aos produtos químicos, às loções, às complicações. Liberte-se das armadilhas da indústria cosmética. A pele, tal como o sistema degistivo, absorve tudo o que lhe damos e fá-lo passar para o sangue. Alguns produtos cosméticos envenenam e poluem o nosso organismo.»

– Dominique Loreau, ‘A Arte da Simplicidade’

 Os ingredientes:

 São muito poucos e muito básicos! Água (pode ser a que quiserem, até água de rosas se preferirem), azeite e óleo de coco. Eu fiz com estes ingredientes, mas podem fazer combinações de outros óleos se não tiverem, por exemplo, óleo de coco. Nesse caso, podem fazer:

  • Com água e óleo de amêndoas doces;
  • Com água e azeite;
  • Com água e outro óleo da vossa preferência, tal como o óleo de jojoba.

Opcional: podem sempre juntar alguns bonus ao vosso desmaquilhante: vitamina E líquida, por exemplo. Podem ainda experimentar, em vez da água, criar este desmaquilhante com leite de cabra (hmmm, boa ideia!), mas assim como está chega perfeitamente.

Eu uso uma colher de sopa de cada óleo (quando são dois) para 500 ml. de água, mas porque tenho a pele seca e gosto de a sentir hidratada depois de tirar a maquilhagem. Mesmo assim não fica oleosa com esta mistura, apenas rehidratada. 🙂

 

Resultado

diy-natural-makeup-remover

Não se esqueçam do recipiente. Eu uso frasquinhos de 100 ml. dos kits de viagem da Primark para levar comigo quando viajo, mas em casa ponho o desmaquilhanete que faço num frasco vazio de Água Micelar da Corine de Farme (500 ml.) no WC.

 Modo de utilização

 photo diy-makeup-remover-1_zps832bd1b1.png

Sempre que usarem o vosso desmaquilhante natural, agitem bem o recipiente. Já sabem que a água e o óleo não se mistura, por isso agitem bem. 🙂

 photo diy-makeup-remover-2_zps895bf5c1.png

Benefícios para a pele: / Skin benefits

  • É extremamente delicado para com a pele, especialmente a pele sensível, como a minha.
  • É natural (já disse isto várias vezes, não já?)
  • É praticamente de graça. Pelo menos eu costumo sempre ter azeite e óleo de coco em casa, não gasto mais por isso e só se gasta uma colher de cada por frasco de desmaquilhante!
  • O azeite e o oleo de coco são conhecidos pelas suas propriedades anti-envelhecimento; boas notícias para a zona hiper sensível do contorno dos olhos, que fica mais preenchida e hidratada com uma passagem do desmaquilhante natural.
  • Como é muito rico em óleos, é impossível termos aquela sensação de repuxamento da pele. Simplesmente não acontece!
  • Não arde nos olhos.
  • O azeite é o que a Natureza tem de mais parecido com o sebo natural da pele humana.
  • Não obstrói os poros.
  • É bom para todos os tipos de peles.
  • Hidratante; é quase um 2 em 1. 😀

 

 photo makeup-removed_zps25dcfad5.png

Saiu tudo! 🙂

«Pode perfeitamente limpar o rosto simplesmente com… óleo. Até o rímel mais resistente desaparecerá. […] Experimente e descubra uma pele doce, limpa, com poros pequeninos e… que não precisará de nada, nem mesmo de um creme ou de uma loção para a alimentar ou tornar mais suave. É o cuidado minimalista perfeito por excelência»

– Dominique Loreau, ‘A Arte da Simplicidade’

Espero que tenham gostado e que tenham ficado com vontade de experimentar!

1 Comments

  1. endure beauty says:

    fantastic points altogether, you simply received a logo
    new reader. What may you suggest in regards to your publish that you just
    made some days ago? Any positive?

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge