“Casa nova, vida nova”? Não obrigatoriamente… De uma casa para a outra, levarei comigo tudo o que aprendi quando escolhemos os materiais e decoração para a casa actual, em 2012. Não irei tão longe ao ponto de dizer que “parece que foi ontem”, mas parece-me ter sido há muito menos tempo do que aquilo que foi.
Demorei bastante tempo a sentir que esta era a minha casa, mas hoje em dia não há dúvidas.
Olho para cada canto e vejo as nossas preferências. Os nossos gostos estão claramente espelhados de forma óbviacomo as fotos dos nossos amigos, família, gatos e viagens adornam as nossas paredes e, de forma mais subtil, na escolha das tintas que pintam cada divisão de uma cor diferente, mas que tão bem traduz o ambiente de cada uma.
Nunca me arrependi de pintar as paredes do escritório de salmão (experimentem trabalhar numa sala com uma cor tão alegre e positiva que convida claramente a criatividade), a da sala de verde pastel ou a do nosso quarto de um tom zen de cinzento.
Quando vejo algo e sinto que a escolha não podia ser outra para a nossa casa, sei que não vale a pena perder tempo a ver mais cores ou materiais.
Estes foram alguns ensinamentos que reconstruir um apartamento quase de raíz me ensinou. A experiência com a minha casa actual, trouxe-nos “calo” no que diz respeito às escolhas difíceis relacionadas com a casa.
Apercebi-me disso ontem quando fomos escolher e encomendar mais algumas coisas para a casa nova. Sei que ainda só a mencionei ao de leve no post das resoluções de ano novo, mas quero mesmo documentar o processo da remodelação e redecoração aqui no blog, tal como fiz com a casa actual (ver aqui), mas melhor.
Não sei se gostam deste tipo de posts, mas eu adoro, principalmente quando se trata da minha própria casa. Sabem, isto de ter um blog não é só para vocês; é também um arquivo meu de coisas boas e momentos marcantes da minha vida. E este é um deles. 🙂
Mas antes que as obras de destruição do velho para dar lugar ao novo comecem (já amanhã!), aproveito para vos mostrar a casa tal como ela (ainda) está e tal como a conheci e me apaixonei por ela.
Frente
Uma das melhores coisas deste apartamento nem é o interior. O que me cativou logo de início foi a localização: mesmo em frente ao parque da Quinta das Conchas, que é *só* um dos meus lugares favoritos em Lisboa desde que me mudei para esta zona (Lumiar). Sim, a rua que vêem com o edifício azul é a mesma rua em que moro agora, portanto a mudança será para muito perto. 😉
Quartos
Ao todo são quatro quartos e uma sala. Não fotografei os quartos todos, porque nesta altura do campeonato ainda parece todos iguais, mas dois são virados para a frente, como a sala, e os outros dois são virados para as traseiras.
WCs
Ainda só consegui fotografar um WC, uma vez que o outro é no corredor e não lhe chega muita luz natural. Mas só o facto da casa nova ter dois WCs já me vai mudar (e melhorar) a vida!
Sim, são pequeninos, muito mais que a minha casa de banho actual (que podem ver aqui), mas são dois!! 😀
Cozinha e marquise
Fiquei louca por esta cozinha assim que a vi. Parece uma cozinha de avó fofinha de contos de fadas, não acham? Eu acho linda. Maaaaaas… claro, vai ter que ser remodelada. Precisamos de electrodomésticos, que isto é tudo muito bonito, mas no dia a dia fazem falta. Ou seja, os móveis da cozinha vão ser muito diferentes, a pedra também e os azulejos idem. Por agora posso adiantar que vai ter algumas paredes de tijolo vermelho! Um sonho! 😀
A marquise (que não fotografei por dentro, mas que é suficientemente grande para máquina da roupa, termoacumulador e caixas dos gatos e, talvez, algumas prateleiras de arrumação) é virada para as traseiras e tem acesso pela cozinha.
Traseiras
Se é uma vista bonita? Não. Mas pelo menos não é virada para uma central eléctrica como era um apartamento que fomos ver quando andávamos à procura da primeira casa. As minhas expectativas quanto a vistas desceu dramaticamente desde essa visita. Se estas são as traseiras desta casa que pode vir a ser a minha casa-de-sonho-urbano-depois-das-obras, so be it!
A parte boa é que não passam carros por aqui, por isso escolhemos que o nosso quarto fosse um dos que é virado para aqui. Barulho de carros e autocarros a passar de manhã na rua? Not our problem anyomore!
Agora já conhecem a minha casa nova por dentro e por fora! Mas aposto que não repararam num pormenor…
A casa não tem janelas! Em lado nenhum. Só portas em vidro para varandas. Todas as divisões (excepto casas de banho) têm varandas! Estou feliz com isto, porque significa que vou ter uma casa muito mais luminosa que a actual, o que – já sabem – resultará em melhores fotos de interior para o blog!
Já agora, espreitem os posts que escrevi anteriormente sobre a minha casa actual nas suas diversas fases:
Agora, enquanto a casa vai ser destruída (a partir de amanhã) e os materiais encomendados vão chegando, já posso ir reunindo mais inspirações para a minha parte favorita: a decoração.
Se quiserem, sigam-me no Pinterest e vejam as inspirações para a decoração da minha nova casa que estou a reunir neste ‘board’. 😀
Espero que tenham gostado e que acompanhem a minha nova saga pelo mundo da decoração de interiores. 😉
20 Comments
Marta Chan
10/01/2016 at 4:20 PMTão linda a casa nova! Fiquei logo encantada com o design das varandas, o chão de madeira, wc no quarto e essa cozinha!! Na cozinha tentava manter a original o mais possível e pintava menta os azulejos azuis. Nas claro que entendo a dinâmica dos electrodomésticos.
Eu adoro este tipo de post por isso mal posso esperar para ver a evolução 🙂
Duas coisas: se precisarem duma mãozinha para as mudanças e pintar a casa podem contar comigo. E, algum request para decoração vinda da Ásia? 😀 aproveita filha!
Ana Patrícia
10/01/2016 at 4:35 PMAdorei o facto da tua casa só ter varandas! Adorava morar num espaço assim, acho que me completava! 🙂
Quanto às paredes coloridas, já tive o meu quarto cor de laranja e talvez por ser tão exagerado, odiei. Gosto mais de branco, traz-me mais calma 🙂
beijinhos, Ana
The Insomniac Owl Blog
Mafalda
10/01/2016 at 5:59 PMEstou super curiosa para continuar a ler mais sobre a tua nova casa. E as portas de vidro para as varandas? Inveja!
Adoro este tipo de post!
a outra mafalda | Nuts for Paper | Drafts from Memory
joan of july
15/01/2016 at 4:22 PMObrigada, Mafalda, também são dos meus elementos favoritos na nova casa! 😀
Espero que continues a acompanhar. :))**
Liliana
10/01/2016 at 7:29 PMDesejo-te muita sorte nesta nova etapa e aposto que a casa vai ficar um máximo!
Glamour in a Bottle
joan of july
15/01/2016 at 4:21 PMObrigada, Liliana, muito muito obrigada! <3
Ana S.
11/01/2016 at 1:17 PMQue cozinha tão bonita! E as janelas dos quartos, fantásticas. Adoro essas janelas de alto a baixo com acesso a varanda, por Lisboa sei que são comuns mas pelos meus lados nem vê-las (com muita pena minha). Ainda por cima sou uma autêntica “freak do arejamento”, mal me levanto abro as janelas por toda a casa e assim ficam até a sentir fresca e de ar renovado. Manias.
É uma casa com imenso potencial, sem dúvida. Tenho curiosidade pelo resultado final 🙂
joan of july
15/01/2016 at 4:20 PMObrigada, Ana! Estou maluca com as possibilidades destas janelas/varandas em termos de arejamento e de luminosidade para a casa! 😀
Ana Couceiro Pires
11/01/2016 at 7:39 PMAiiie amei este post! E vou adorar acompanhar a transformação 🙂 Vai partilhando tudo tudo!
E digo-te já… AMO a cozinha, se fosse cmg não conseguia altera-la, é tão lindinha!!
joan of july
15/01/2016 at 4:19 PMMuito obrigada, Ana, fico mesmo feliz por saber isso! Vou tentar acompanhar muito bem a makeover da casa.
Eu também adoro a cozinha, mas tivemos mesmo que refazê-la, embora com outros materiais. Não se vê bem nas fotos, mas os materiais actuais são muito antigas e algo danificados. Mas acho que vais gostar da nova cozinha. Somos amantes do aspecto rústico das cozinhas, por isso vamos manter muitos elementos, tais como a chaminé. 🙂
Inês Silva
11/01/2016 at 10:36 PMAi adoro este tipo de posts 😀 Quero muito ver, não te esqueças de nada por favor :p
Adoreiii ter varandas, sentiria-me sufocada sem elas pra sem sincera! Adorei também a cozinha, é a divisão que mais quero ver :p
joan of july
15/01/2016 at 4:17 PMObrigada, Inês! Vou tentar não me esquecer de nada. E espero dar especial destaque à escolha das cores para as paredes. É uma das minhas partes favoritas!
Estou mega curiosa com o aspecto final da cozinha depois da makeover com os materiais que escolhemos. Espero que fique como imagino! 😀
Vânia
12/01/2016 at 8:43 PMGostei da cozinha. Vintage. Eu manteria algumas coisas nesse espaço 🙂
joan of july
15/01/2016 at 4:16 PMVamos tentar manter a configuração da cozinha, mas temos mesmo que mudar os azulejos, pedras e armários, uma vez que não estão no melhor estado. De resto, as linhas vintage/rústicas vão ser mantidas. 🙂
Marta
12/02/2016 at 9:23 AMMudanças… dão trabalho mas adoro. Parece que estamos a fazer um refresh na vida e que a partir daí tudo o que eventualmente não estiver bem, vai ficar.
Lá em casa de vez em quando também mudo umas coisinhas, para não me cansar.
Em Agosto do ano passado aventurei-me (sozinha) a remodelar a minha cozinha. Dá uma espreitadela – http://pitinhosdamarta.blogspot.pt/2015/08/renovacao-felicidade.html
Depois das mudanças a cabeça fica limpinha e tudo parece magnifico.
Beijinhos e bom fim de semana
Cátia Henriques
12/02/2016 at 7:22 PMTambém vamos entrar em remodelações muito brevemente e tentar (sobre)viver cá em casa enquanto acontecem. É algo que queremos muito e não é a nossa primeira vez já que a casa é tão grande que não nos foi possível fazer tudo de uma vez. Mas agora que vai mesmo começar é um bocadinho assustador e muitooo trabalhoso. Especialmente com uma criança (que não existia nas remodelações anteriores). Mas vai correr bem! Também vou passar os próximos tempos a tentar inspirar-me para o decor 🙂
Boa sorte para a vossa casa nova!
joan of july
15/02/2016 at 5:09 PMVai correr bem, sim, Cátia! É uma altura cansativa, mas tão recompensadora depois. Que giro estarmos a passar pelo mesmo! 😀
Obrigada e boa sorte para ti também! :*
Sara Silva
13/02/2016 at 12:46 PMacreditas que estou super entusiasmada só de ler este post? 😀
há 2 anos eu e o meu namorado também remodelámos a casa em que vivemos (uma vivenda com 40 anos que pertencia à avó dele), e foi uma aventura muito recompensante – sentimos que a casa é mesmo nossa, e isso faz toda a diferença (se estiveres curiosa, podes espreitar os posts aqui)!
adorei a cor dos azulejos da cozinha, mas entendo que queiras mudar e estou curiosa para ver o resultado! sem dúvida que vou acompanhar e evolução e desejo-te muita sorte! 🙂
beijinhos
18 and a life ♡
joan of july
15/02/2016 at 5:04 PMFantástico, vou cuscar tudo! ahahah agora é a minha vez de ser “stalker”. 😛
Sim, mas nem foi só querer mudar, eles estavam rachados em alguns sítios. Mas também gostei da cor. No entanto, acredito que as materiais que escolhemos vão ficar ainda mais engraçados como resultado final. Vamos ver. :D**
Casa nova, capítulo novo - Joan of July
26/04/2020 at 4:56 PM[…] documentei a mudança no blog, falei-vos dos meus mixed feelings em mudar de casa, mostrei-vos o antes, o durante e o depois e cada divisão da casa com a respectiva decoração. O plano era viver lá […]