Blogging Tools #13: 6 reasons I love my Blogger Planner (free download)

Posted on

Se há pouco mais de um ano me dissessem que ia passar a usar religiosamente um Blogger Planner, teria dito que estavam mas é maluquinhos, que isso não era nada o meu género e que me ia retirar a espontaneidade.
E aqui estou eu, de Blogger Planner na mala com toda a semana pré-planeada e cheia de ideias para os próximos meses, pronta para vos explicar o que mudou na minha vida – e blog – desde que o comecei a usar.

Se acompanham o Infinito mais um, devem ter reparado que a Ana fez um Blogger Planner no início deste mês com uma versão gratuita e outra paga com mais páginas e secções.

Eu fiz o download da versão gratuita para experimentar e encadernei-a. A partir daí, fiquei rendida, não quero outra coisa.

 photo blogger_planner_zpshysnyjib.jpg

Porquê? As razões que me fazem apostar e gostar cada vez mais de ter este caderninho especial para orgaizar as ideias que tenho para o blog são várias, mas destaco as seguintes:

1. Sempre que tenho uma ideia, acrescento-a à lista de Notas do mês em que a quero abordar no blog. É assim que estou a usar as páginas de Notas do Blogger Planner da Ana, pelo menos. A página de Maio já está cheia!

 photo bloggerplannernotas_zpsbaphsmfz.jpg

2. Dá para planear todas as reviews que temos a fazer no mês presente a priori, o que é uma mais-valia enorme! Assim sei que nunca me esqueço de nada.

 photo months_zpsihvdbx5u.jpg

3. Posso imprimir as folhas que eu quiser; se achar que o número de reviews que aparece na página destinada às mesmas é insuficiente para esse mês, posso imprimir outra igual e acrescentar ao planeamento desse mês.

 photo review_zpsee5h4qjp.jpg

4. Não me tornou menos espontânea; as ideias continuam a surgir livremente, mas agora consigo organizá-las e nunca me esqueci de nenhuma até agora.

 photo monthly_stats_zps55tzmdpd.jpg

5. Gosto genuinamente de me sentar ao final do dia, num domingo, e planear toda a semana em posts no meu Blogger Planner. Desenhei quadrados para todos os dias do mês para poder atribuir um post a cada dia. Gosto deste tipo de visualização em forma de calendário.

6. Já tive a prova de que usar este Blogger Planner está a ajudar-me a manter a consistência dos posts aqui no blog. Já repararam que tenho publicado quase religiosamente dia sim, dia não?

 photo calendaacuterio_blog_zpsi3wvllqr.jpg

Digam lá se o Blogger Planner da Ana não é lindo? 😀

Se quiserem um planner igual basta fazerem o download aqui ou mandarem um email à Ana para adquirirem a versão mais completa por apenas 5€.
Vejam também o que é que cada Planner inclui aqui no post da Ana.

You’re welcome. 😉

E agora contem-me: como fazem a gestão das vossas ideias e como organizam os vossos posts? Usam alguma ferramenta e organização ou são estes métodos não funcionam bem convosco?

Contem-me tudo!

14 Comments

  1. Analog Girl says:

    Neste momento ando a zeros, o trabalho ocupa-me a maior parte do dia, a casa a outra maior parte, e ando sem ideias e sem grandes reacções. Nestas alturas deixo esta fase passar e espero voltar em grande em breve. Mas estas ferramentas são sempre bem vindas! 🙂

    1. joan of july says:

      Já tive uma fase assim e acho que fazes muito bem em deixar passar. Temos que respeitar os nossos ritmos, é o que eu digo sempre. Quando a inspiração aparecer, aparece. E (re)aparece sempre. 😉

  2. Clenia says:

    Adorei!! Se calhar vou apostar porque dá imenso jeito e é verdade, não tira a espontaneidade. Vou imprimir para testar e depois conto como anda a correr. Obrigada Catarina e um beijo enorme à Ana, parabéns pelo lindo blogger planner.

    1. joan of july says:

      Sim, Clênia, aproveita! Dá cá um jeitão!
      Sim, conta-me tudo! Espero que gostes. 😀 Beijinho!*

  3. Ana says:

    Eu tenho uma coisa ainda mais simples que são o mês numa folha A4 onde, em cada quadrado que corresponde ao dia, incluo o post do dia. Depois o resto vai para a minha agenda (porque na verdade não sou assim tão ocupada que precise de uma agenda só para a minha vida pessoal). Mas sim, é verdade., veres o planeamento do blog e ver que já tens posts para vários dias é óptimo. E mais, ter onde apontar as ideias para posts, reviews, etc também ajuda muito. Sente-se a cabeça muito mais leve!!

    1. joan of july says:

      O sistema dos quadrados é fantástico mesmo!
      E tens toda a razão, ter tudo organizado e escrito deixa a cabeça muito mais leve, por isso é que também sobra tanto espaço para se irem criando novas ideias. Faz sentido. 😉

  4. Maria das Palavras says:

    Muito engraçado! Eu tenho um planeador mais simples: vou escrevendo as ideias no bloco de notas 😀
    Admito que seria útil mas talvez seja demasiado desorganizada para conseguir manter a agenda atualizada, para além do blog…hehe.

  5. Marta Chan says:

    Adoro Blog Planners! Venham todos para tirar uma ideia aqui e ali.
    Embora goste imenso deste, não está adequado às minhas necessidades, somos todos diferentes no que toca a organização não é verdade? É que eu nao sou muito apologista de imprimir papeis (lá tá a louca das reciclagens lol) e prefiro um caderno de quadradinhos, por ser pequeno anda sempre comigo na mala (não vá dar umas ideias muito boas quando tou no cinema) e os quadradinhos ajudam-me a escrever bonitinho e a fazer esses tais quadrados com os dias e o post do dia.
    Porém tiro sempre uma ideia aqui e ali e neste caso uma folha a indicar a nossa evolução nas redes sociais é uma otima ideia. Não digo faze-lo todos os meses pois pode ser um motivo de pressão mas assim de 3 em 3 meses para sabermos como vão esses numeros e se não estivermos a ganhar mais seguidores o que fazer quanto ao assunto.

    Quando abres o meu caderno vais encontrar washi tape tal como tu, imagens random que encontrei numa revista ou uns autocolantes aqui e ali. Dá-me uma certa inspiração. Tenho de partilhar o meu novo blog planner caderno, já a pensar no novo blog no WordPress. (Falar nisso, está quaseeee yehhh)

    1. joan of july says:

      Claro que sim, Marta, todos temos necessidades diferentes de organização. 🙂
      Mas acho que todos concordamos que dá imenso jeito escrever pelo menos as ideias, seja onde for, certo! 😉

      E quero muito ver esse WordPress a bombar!! 😀

  6. Melânia Quintas says:

    Adorei!! Acho que é precisamente o que eu preciso para me tornar um pouco mais assídua e organizada com o meu blog! Irei certamente experimentar.
    Obrigada pela partilha deste post, muito útil mesmo 🙂

    Beijinhos
    http://venuseumbatom.blogspot.pt/

    1. joan of july says:

      Que bom Melânia, ainda bem que gostaste! Espero que te ajude tanto como me tem ajudado!
      Obrigada. :D*

  7. Adriana Gonçalves says:

    Olá querida, já há algum tempo que não passava por cá. Tenho andado mesmo cheia de trabalho, é impressionante a dificuldade que temos em nos organizarmos e sermos sobretudo, produtivos.
    Contudo, vim cá dar uma espreitadela e encontrei este teu artigo super interessante. Conheço o blog da Ana, mas lá está, tenho andado um pouco off da blogosfera. Contudo, quero realmente voltar à activa. Afinal, quem sou eu sem a blogosfera? Sinto mesmo falta deste mundo. É impressionante!
    Um beijinho grande e obrigada *
    Continua com o excelente trabalho que tens feito por aqui.

    1. joan of july says:

      Olá Adriana, há quanto tempo! Ainda bem que voltaste e que estás a sentir vontade de publicar mais regularmente. Espero que consigas, porque sempre gostei muito do teu blog. 🙂 Conheço perfeitamente o sentido de saudade blogosférica, é uma coisinha impressionante. 😉

      Obrigada pelo incentivo! Fico contente por saber que gostas de visitar este espacinho. 🙂

      Um beijinho grande!*

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge