mejores doctores en América Dapoxetina elección de plan de seguro médico
7 In blogging/ Blogging Tools/ e-courses/ ecourses reviews/ education

Blogging Tools#6: A Beautiful Mess Blog Life e-course review

A-Beautiful-Mess-Blog-Life-e-Course-Review

“We are all original. There is no one else exactly like you in the whole world. You have something different to offer. But, you won’t get there by looking at others and trying to be just like them. Be yourself. Do your best work. Play to your strengths, not somebody else’s.”

Emma Chapman, “Blog Life” e-Course

by A Beautiful Mess

Já falei neste curso aqui tantas vezes que vou partir do princípio de que vocês sabem do que estou a falar.
Comecei o curso a Blog Life no dia 1 de Maio, mas por alguma falta de tempo só o terminei na semana passada. É um curso pequeno e que se pode fazer rapidamente se tiverem bastante tempo livre. 🙂

Mas vamos à review, que é o que importa!

O preço

Este tópico tem obrigatoriamente que ser o primeiro, uma vez que constitui muitas vezes um factor de desmotivação. O curso custa $50 (= €36), o que o torna… bem… não muito barato, não acham? Vou ser sincera convosco: se procuram um curso sobre Blogging sem ter que ser necessariamente do ABM, vejam outros cursos e preços para comparar. Eu já vi muitos, mas vi preços muito, mas muito mais elevados. Sim, estamos a falar na ordem dos 3 dígitos.
Claro que há sempre maneiras de baixar um bocadinho o preço, se é que me entendem. Não vou dizer mais nada, puxem pela cabecinha. 😛

O conteúdo

Estava à espera que o curso fosse mais baseado em histórias e experiências pessoais do que aquilo que foi. Sim, a Elsie e a Emma partilham várias dessas, mas quando é preciso entrar em detalhes técnicos, elas entram! E melhor; quando os temas técnicos (Marketing e Publicidade, por exemplo) fogem à lista dos que melhor dominam, o módulo é escrito por outra pessoa da equipa ABM, o que é óptimo. Diria que o curso é mais ou menos 50/50 entre conteúdo “light” (“Personality + Blogging”, por exemplo) e “hard” (como o módulo “How to Price, Scale, and Build an Ad Program”). Este equilíbrio é fundamental para não aborrecer o leitor e sobrecarregá-lo com informação muito técnica e específica e este desafio está realmente muito bem superado!

6a00d8358081ff69e201a511ab9879970c-800wi

photo by A Beautiful Mess

Os meus módulos/sessões favoritos:

1. Play to your Strengths

Uma das minhas partes favoritas do curso foi uma cujo conteúdo os mais descrentes poderia alegar que “o que ela aí escreveu, também te dizia e não tinhas que gastar dinheiro”. Pois, mas ninguém me disse e ao ler as palavras da Emma no módulo “Play to your Strengths” algo deu um clique dentro da minha cabeça. O que a Emma diz aqui é basicamente que não devemos ignorar as coisas em que somos melhores. É fácil tomarmos essas coisas por garantidas, aborrecermos-nos com elas e procurarmos outras coisas para fazer. Em 99.9% dos casos encontramos, mas muitas vezes também falhamos e sentimos-nos profundamente frustrados. É nesses momentos que sentimos saudades das coisas que fazíamos tão bem antes.

Consegui relacionar-me tanto com a história de vida que a Emma contou… Embora os nossos objectivos fossem diferentes, as nossas descobertas acabaram os por ser as mesmas: focarmos-nos nos nossos pontos-fortes! No Blogginng, tal como na vida, é exactamente a mesma coisa, o que não quer dizer que não devam sair da vossa zona de conforto e experimentar outras coisas, claro!

2. Monetizing beyond advertising

Adorei este módulo não só porque os conselhos das irmãs são realmente muito bons aqui, mas porque à medida que o lia ia-me lembrando de uma data de projectos e oportunidades que tenho em mãos. Fiquei ainda com mais vontade de tirar partido deles!

blog-life-a-beautiful-mess

Photo by A Beautiful Mess

Pontos-fortes (já falei da maior parte, mas resumindo 🙂

  • Os conselhos práticos de duas bloggers que são extremamente bem sucedidas e ganham a vida do blog e que, por isso, sabem perfeitamente do que estão a falar.
  • A organização do curso.
  • O equilíbrio do conteúdo (ver acima)
  • Terem colocado um link para um pitch com apresentação em PowerPoint que enviaram para uma marca com a qual queriam trabalhar. Já consegui duas parcerias que queria IMENSO com uma apresentação que fiz baseada na delas.
  • A insistência da Elsie e da Emma na dica que diz para nos focarmos em produzir conteúdo de qualidade; elas asseguram que mesmo que não divulguemos o nosso blog por aí além, mais cedo ou mais tarde, os leitores repararão na qualidade do nosso blog e passarão a palavra.
  • O estilo de escrita: a linguagem está simples, acessível e soa exactamente à forma como falam. Parecia que estava a ouvi-las a narrar os capítulos enquanto os lia.
  • O “homework” no final de algumas lições que nos obrigam a pensar e reflectir sobre o que acabamos de ler.

Pontos-fracos:

  • Há duas formas de acederem aos conteúdos do Blog Life: através da vossa conta na loja online ABM ou fazendo o download do curso em PDF. O problema, pelo menos no meu caso, foi que não via o PDF em lado nenhum nem vi até ter o curso terminado. Para terminar o curso tem que se marcar cada lição como “Completed”. Teria sido mais prático ter tido acesso ao PDF logo no início. Para além disso, os conteúdos estão dispostos de forma muito diferente online e no PDF. No PDF está tudo muito melhor formatado e fácil de ler, mas os links às vezes não funcionam. Não que seja muito grave, mas convém explicar.
  • A postura de vítima que a Elsie por vezes assume. Percebi que ela foi alvo de críticas na internet na altura em que se divorciou do primeiro marido. Acredito que deve ser duro, mas daí a fazer um vídeo sobre isso… Achei demasiado… Para além disso, atrai a atenção do leitor para a existência dessas mesma críticas e desperta a atenção. Depois de ver o vídeo fiquei curiosíssima sobre o que andavam a dizer sobre ela e encontrei um fórum com mais de SEISCENTAS (sim, 600) páginas a dizer mal dela e do ABM.

Moral da história: se tomas a opção de não ler comentários negativos sobre ti, não alertes os teus leitores para a existência deles, principalmente se os leitores até então não faziam a mais pequena ideia de que existiam! 😛

Em suma, estou super feliz por ter tomado a decisão de comprar este curso. É-me um bocadinho difícil falar dele sem “spoilers” de conteúdo, por isso fico-me por aqui. Graças aos conselhos das meninas do A Beautiful Mess tenho agora duas novas parcerias (das quais falei no Blogging Tools da semana passada) e estou prestes a publicar posts que fogem totalmente à minha zona de conforto. A inspiração é uma coisa tramada. 😉

 

You Might Also Like

7 Comments

  • Reply
    Ana
    20/06/2014 at 7:41 AM

    Pois, apesar de já ter gasto rios de dinheiro – mesmo!! – em cursos sobre Blogs (mesmo os de valores com 3 digitos) nunca achei que fosse dinheiro deitado fora. Há sempre alguma coisa que se aprende, há gente que se conhece – se bem que neste não há forum nem nada, pois não? Fazes o curso sozinha e não partilhas dúvidas com os outros? – e há sempre matéria. Nem que seja para acordar aquelas ideias que estão a dormir cá dentro!
    Sim, vou fazer, oh se vou!!!

    • Reply
      joan of july
      20/06/2014 at 1:31 PM

      É verdade, Ana, não há um fórum. Por acaso senti falta disso. Se calhar ainda edito o post e coloco nos “contras”. Obrigada! 😀

      Mas não compres já! Pode ser que tenha algum para oferecer. 😉

  • Reply
    Analog Girl
    20/06/2014 at 8:40 AM

    Fiquei curiosíssima com o curso depois disso (e confesso, curiosa com essa situação da Elsie, maldita veia cusca – mas não vou pesquisar nada). Não acho o preço demasiado caro, já vi coisas tão mais caras nessa internet fora.
    Mas já comprei tanto e-book, cursos na net e afins e nunca arranjei tempo para os fazer, que nem tenho coragem de me chegar à frente com este. Acho que preciso de ser mais disciplinada e terminar primeiro o que tenho em mãos antes de me aventurar pelos cursos do ABM (apeteceu-me comprar tudo quando elas lançaram a loja). 🙂

    • Reply
      joan of july
      20/06/2014 at 1:33 PM

      Pois Joana, o problema às vezes é mesmo o tempo, mas para este fiz mesmo um esforço por arranjá-lo, já que o achei interessantíssimo desde o início. Entretanto tenho muitos outros cursos pendentes. 😡

      Eu já comprei outras coisas da loja (Photoshop Actions, por exemplo) e mais recentemente a mala da Kelly Moore que elas desenharam (está presa na Alfândega neste momento…). :\

  • Reply
    Sofia Garrido
    21/06/2014 at 12:39 AM

    Catarina em mais ou menos quanto tempo completaste o curso?
    Sou grande fã do ABM mas tinham-me passado ao lado os cursos que elas faziam até ler o teu primeiro post acerca deste e fiquei cheia de vontade de o comprar desde então. Só ainda não o fiz porque como com outras coisas, vou adiando e adiando pela falta de tempo.
    Nota-se perfeitamente que assimilaste várias dicas delas que já estão a ter resultados muito positivos!

    Beijinhos

    Sofia
    http://framesandhighheels.blogspot.pt/

  • Reply
    Clenia Daniel
    17/07/2014 at 10:23 AM

    Olá Catarina! Gostei muito de saber a tua opinião sobre este curso. Não sei porque, mas já comprei um curso delas e agora não consigo acessar, tão chato isso. Deve ter sido o antigo, mas a verdade é que é como se me obrigassem a comprar outro porque foi atualizado. Enfim… Continuo muito curiosa sobre estes tópicos de que falas e gosto imenso delas, mesmo com críticas e tudo, afinal ninguém apedreja uma árvore sem frutos.

    Beijos!! Espero ter sorte no giveaway 🙂

  • Reply
    A Beautiful Mess DSLR ecourse review
    11/08/2015 at 5:36 PM

    […] Já andava a dever-vos este post há muito tempo, eu sei. Já aqui tinha dito aqui que andava a fazer o curso DSLR Basics do A Beautiful Mess, tal como antes fiz o Blog Life. […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge