Só na sexta é que descobri o que era o Bollywood Holi e que iria ter lugar no dia seguinte no Martim Moniz. Ou melhor, uma amiga informou-me. Tenho mesmo que estar mais atenta à agenda cultural. 😉
O Bollywood Holi que se faz cá em Lisboa é inspirado no Holi ou Festival das Cores celebrado na Índia.
Segundo a página do evento:
“O Holi é uma tradição milenar hindu que se realiza todos os anos na Índia entre Fevereiro e Março e celebra a chegada da Primavera. Este evento já serviu de cenário a muitos filmes e longas metragens na Índia, aliando a cor à dança e à celebração. Mas em diversos cantos do mundo, o Holi tem sido reproduzido com sucesso.”
Vocês já sabem como eu gosto de saber as origens das coisas, sejam elas eventos, receitas, estilos musicais, etc., por isso tinha mesmo que saber o que estaria por detrás deste evento e destas cores.
Saber que a celebração da Primavera é o motivo para esta festa fez todo o sentido para mim e acho que estas cores vivas e positivas simbolizam na perfeição a alegria associada ao fim do Inverno e à chegada da Primavera, dos dias mais compridos e solarengos e da brisa mais quente.
A página da organização do Bollywood Holi explica ainda:
“O festival, que surgiu como promotor da paz e integração entre diferentes culturas tem o ponto alto no momento em que as tintas coloridas ou Gulal são lançadas ao ar enchendo o ambiente de cor e criando um momento único de bem-estar.”
Para além do lançamento das cores, o Bollywood Holi encheu o Martim Moniz de dança e música, esta última a cargo do DJ Yash.
E se encherem-se de tinta não é a vossa praia, não são obrigados a participar, podem só ficar a ver e a apreciar o espectáculo. Gostem ou não, têm que admitir que as cores ficam lindas, quer nas pessoas, quer no chão. Não sei explicar bem, mas com a luz do sol e aquele ambiente, quase que fazem com que tudo pareça quase mágico.
Mas voltando às tintas, sabiam que as tintas em pó atiradas nesta reprodução do Festival das Cores são feitas a partir de ingredientes naturais, não tóxicos, solúveis em água e biodegradáveis? Agora já sabem e, se não estiveram presentes este ano, podem sempre participar neste evento para o ano! 🙂
2 Comments
Inês Silva
15/03/2015 at 9:58 PMDesde que comecei a visitar Lisboa regularmente fico dividida entre o Porto e Lx, especialmente com programas assim 🙂