Lisboa,  my photos,  out and about,  photography,  Portugal

Bollywood Holi 2015 @ Martim Moniz

Só na sexta é que descobri o que era o Bollywood Holi e que iria ter lugar no dia seguinte no Martim Moniz. Ou melhor, uma amiga informou-me. Tenho mesmo que estar mais atenta à agenda cultural. 😉
O Bollywood Holi que se faz cá em Lisboa é inspirado no Holi ou Festival das Cores celebrado na Índia.

 photo lancamentodecores_zpsafefn8qh.jpg

 photo martim_moniz_eventos_zpsrvortzfm.jpg

 photo bollywood_holi2_zpshfpw4mwh.jpg

 photo cores_zpstkfdycsl.jpg

Segundo a página do evento:

“O Holi é uma tradição milenar hindu que se realiza todos os anos na Índia entre Fevereiro e Março e celebra a chegada da Primavera. Este evento já serviu de cenário a muitos filmes e longas metragens na Índia, aliando a cor à dança e à celebração. Mas em diversos cantos do mundo, o Holi tem sido reproduzido com sucesso.”

 photo bollywoodholi2015_zpswznsxgqd.jpg

 photo bollywoodholi2015-1_zpsbihjbvow.jpg

 photo bollywoodholi_martim_moniz_zpsbtq6gxko.jpg

Vocês já sabem como eu gosto de saber as origens das coisas, sejam elas eventos, receitas, estilos musicais, etc., por isso tinha mesmo que saber o que estaria por detrás deste evento e destas cores.

Saber que a celebração da Primavera é o motivo para esta festa fez todo o sentido para mim e acho que estas cores vivas e positivas simbolizam na perfeição a alegria associada ao fim do Inverno e à chegada da Primavera, dos dias mais compridos e solarengos e da brisa mais quente.

 photo bollywood_holi2_zpslhp6xyky.jpg

 photo bolly_holi_zpsjnjogete.jpg

A página da organização do Bollywood Holi explica ainda:

“O festival, que surgiu como promotor da paz e integração entre diferentes culturas tem o ponto alto no momento em que as tintas coloridas ou Gulal são lançadas ao ar enchendo o ambiente de cor e criando um momento único de bem-estar.”

 photo bollywoodholi3_zpslj2heqx2.jpg

 photo bollywood_holi_2015_zpsvthvu7s1.jpg

 

Para além do lançamento das cores, o Bollywood Holi encheu o Martim Moniz de dança e música, esta última a cargo do DJ Yash.

 photo danccedila_indiana_martim_moniz_zpsnxijgga6.jpg

 photo bollywood_holi_zps6bhtxniq.jpg

 photo IMG_7537-copy_zpszhi7oryd.jpg

E se encherem-se de tinta não é a vossa praia, não são obrigados a participar, podem só ficar a ver e a apreciar o espectáculo. Gostem ou não, têm que admitir que as cores ficam lindas, quer nas pessoas, quer no chão. Não sei explicar bem, mas com a luz do sol e aquele ambiente, quase que fazem com que tudo pareça quase mágico.

 photo IMG_7539-copy_zpsv5ludonz.jpg

Mas voltando às tintas, sabiam que as tintas em pó atiradas nesta reprodução do Festival das Cores são feitas a partir de ingredientes naturais, não tóxicos, solúveis em água e biodegradáveis? Agora já sabem e, se não estiveram presentes este ano, podem sempre participar neste evento para o ano! 🙂

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *