Vou ali e venho já: Route 66

Posted on

Não, (infelizmente) não venho anunciar uma nova viagem minha, mas vou viajar de outra forma e sem sair do sítio. Apesar do corpo não sair, não quer dizer que a mente não possa viajar por terras longínquas e aprender sobre a sua geografia, história e cultura. Nesta nova rubrica criada pelas mentes criativas dos Palavra-Pedrão e pela Lucie Lu, todos os meses iremos viajar desta forma e “fotografar” pedaços da paisagem que captem a nossa atenção.

A Route 66

Este mês – o primeiro de todos do “Vou ali e venho já” – a viagem escolhida foi pela Route 66, essa longa estrada e road trip que habitam o nosso imaginário e que é palco de tantos e tantos filmes (Cars, Easy Rider, Bagdad Café,…), músicas e referências.

A Rota 66 em si é uma auto-estrada norte-americana que liga Chicago (illinois), onde inicia, à cidade de Santa Monica (Califórnia), onde termina. Pelo meio dos seus 3.940 km passa pelos estados do Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México e Arizona. Foi estabelecida a 11 de Novembro de 1926 e uma das suas maiores atracções é o Cadillac Ranch. Nesta longa auto-estrada nasceram o primeiro Motel e o primeiro McDonald’s do Mundo.

O que representa – para mim – a Route 66

Confesso que não tenho um fascínio enorme por ela, o que não quer dizer que não gostasse de a percorrer um dia. Apenas quer dizer que não é algo que cruze o meu pensamento assim com tanta frequência quanto isso.
No entanto, e como esta rubrica envolvia retirar imagens do Google Maps que nos chamassem a atenção neste percurso e viagem virtuais, pus-me a pensar naquilo que me vem à cabeça quando penso na Route 66.

A resposta? Música e deserto.

O que considero verdadeiramente atraente nesta viagem não é o destino ou mesmo as paragens ao longo do caminho. Não. Para mim, o melhor desta viagem parece-me mesmo ser o caminho, a estrada, milhares de quilómetros de estrada e deserto em frente, longe do mundo e de todos, apenas restando o pequeno mundo do interior de um carro (com várias pessoas ou a sós) e a música.

Existem inúmeras playlists entituladas Route 66 no Spotify e que – possivelmente – foram a companhia dos condutores durante muitas road trips por esta estrada, mas a mim – para além dos Blues – a música que me vem à cabeça quando penso em Route 66 é mesmo o stoner rock. Já escrevi sobre este estilo musical aqui no blog, mas deixo-vos aqui também esta minha playlist chamada Welcome to Sky Valley e que contém várias músicas que eu – com toda a certeza – estaria a ouvir caso me encontrasse a percorrer a Route 66 neste momento.

 

As outras viagens deste mês:

Palavra-Padrão
Lucie Lu

3 Comments

  1. LucieLu says:

    Tão fixe que te juntaste a esta ideia maluca! Dia 25 sai o novo destino e acho que vais adorar!
    Em relação às tuas fotografias as primeiras dão-me mesmo a sensação que estavas lá. E de facto a Route 66 lembra deserto e músicas. https://www.instagram.com/p/BBoRK41pYVD/?taken-by=jedidiahjenkins Lembro-me sempre destes dois que adoro!

    Beijinhos e boas viagens!

  2. il do oilperdeuomatto says:

    eu cá adorei mesmo o burrinho! huhuhu
    spotify da pesada!
    bela viagem.

  3. JU VIBES says:

    Se me perguntassem, acho que diria exatamente o mesmo. O melhor deste percurso é mesmo a estrada para quem gosta de conduzir. Imagino-me no videoclip da Norah Jones do “Come away with me”…

    JU VIBES | @itsjuvibes ❤

Leave a comment

Your email address will not be published.

CommentLuv badge