Lifestyle

5 ideias para um fim de semana produtivo

Os fins de semana dividem opiniões: para muitos, são dias de descanso sagrado, para outros toda uma oportunidade de fazer o que não conseguem fazer durante a semana de trabalho. Se se inserem com a segunda opção, sigam estas dicas para tornarem os fins de semana não só em algo muito bom, mas também na melhor rampa possível para a semana que se prepara para começar.

Ter a casa em ordem

O ideal – diria eu – é não deixarmos as tarefas mais aborrecidas e trabalhosas para o fim de semana. Não queremos passar o dia a trabalhar nas limpezas domésticas, mas sim a deixá-la arrumada e com um ambiente convidativo, seja para relaxarmos melhor, seja para recebermos melhor as nossas visitas (quando não se aplica o distanciamento social e o recolher obrigatório, note-se).

Ter a casa “em ordem” significa, para mim, poder relaxar sem me preocupar com tarefas árduas, que impliquem perder-se muito tempo com elas.

Organizar a semana

  • outfits
  • comida
  • tarefas

Domingo é, por excelência, o dia para prepararmos a semana seguinte. Perder um bocadinho de tempo com algumas tarefas preparatórias ao domingo, pode resultar em tempo ganho durante a semana. Nesta categoria inserem-se tarefas como: pensar na roupa para todos os dias de trabalho (pelo menos para quem não está em teletrabalho), preparar – pelo menos – os almoços para levar para o trabalho (quem vai) e anotar outras tarefas.

Aproveito para fazer um disclaimer: eu não escolho a roupa com antecedência nem cozinho para todos os meus almoços, mas lá que é uma boa dica, lá isso é! No máximo, o que eu faço é pensar nas coisas; não na roupa, mas nas refeições para a semana. Uma dica extra: sigam a

Quanto às tarefas, aquilo que eu faço é pegar na minha agenda/planner e anotar coisas que quero ou tenho que fazer para a semana. Porquê? Para esvaziar o cérebro e permitir-me passar um domingo com o mínimo de preocupações possível. As tarefas podem ser qualquer coisa: ligar à tia, ir às finanças, pagar contas, etc. Ou seja, coisas que até podem ser simples, mas que ocupam espaço na mente.

Fazer planos para a semana

Planos não são tarefas! Aqui, o que entra em cena são os planos para a nossa vida social durante a semana. Digo isto várias vezes e volto a reforçar: não devemos viver a semana constantemente à espera do fim de semana. Todos os dias são para serem vividos o mais aproximadamente possível com aquilo que queremos e que nos faz bem. Faz-nos bem, por exemplo, ir ver exposições, jantar fora de vez em quando, combinar estar com os amigos, etc. (tudo em segurança e ajustado aos tempos que vivemos, claro).

Porque não combinar lanches, almoços e/ou jantares com os amigos durante a semana? 🙂

Até podem ter um dia fixo e dar-lhe um nome. Eu, por exemplo, tinha uns jantares semanais (sempre que possível e antes da pandemia), aos quais eu e uma amiga apelidámos de Trashy Wednesdays.

Descansar e procrastinar

Nem todos os fins de semana têm de ser iguais. Se num, em particular, não vos apetece minimamente dar primazia à produtividade para a semana que se avizinha, concentrem-se apenas em descansar o corpo e o espírito ou, descansar activamente, através de caminhadas ou passeios. Ambas as coisas são formas de produtividade, na verdade! Nutrir a parte do cérebro que rege o nosso centro de prazer também é produtivo. Aproveitar o fim de semana ao procurar um intenso sentimento de liberdade também.

Se, por acaso, à noite vos sobrar um bocadinho e se só puderem pôr em prática uma das minhas sugestões, que seja a lista de tarefas para a semana, aquelas coisas chatas que têm a capacidade fantástica de nos perturbar o sono de domingo para segunda-feira com a ansiedade do medo de nos esquecermos de algo. Com a lista, o nosso sono fica bem mais tranquilo, prometo!

Planear um “miminho de segunda-feira”

E quando chega segunda-feira e, apesar de tudo, bate na mesma aquela melancolia (Monday blues) da saudade do fim de semana e da falta de vontade em trabalhar? Também tenho várias dicas para a contrariar, mas uma delas e a melhor é capaz de ser: planear algo muito bom para este dia

Pode ser ir ao cinema, jantar fora, ou simplesmente começar a ver uma série nova ou um filme que queremos ver há imenso tempo, mesmo que seja em casa. Se optarem por esta última opção, façam questão de adicionar um jantar com um dos vossos pratos favoritos antes da visualização do filme ou série escolhidos.

Façam desta uma tradição semanal para ensinarem o vosso cérebro a associar as segundas-feiras com algo positivo! 🙂

Espero que tenham gostado destas pequenas (mas eficazes) dicas, que tenham uma fim de semana maravilhoso e uma óptima entrada numa semana cheia feliz e cheia de coisas boas!

E vocês? Têm alguma dica para mim que facilite esta transição de domingo para segunda-feira? 🙂

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CommentLuv badge