Nunca um mês (à excepção de Janeiro) é tão discutido nos blogs como Setembro. E eu entendo perfeitamente porquê. Setembro é visto como um mês de recomeços e de renovação. É o mês em que algo acaba – as férias e o Verão – e que algo recomeça – as aulas e o Outono.
Setembro é um mês sobre o qual tenho mixed feelings (para variar, não é?). Por um lado, fico muito triste por ter que reconhecer que o Verão está a terminar. O Verão é a minha estação favorita desde que me lembro de pensar; nasci no Verão, sou mais feliz no Verão e sou amante do calor e da praia.
Mas, por outro lado, não sou imune aos encantos do Outono, das folhas a cair, da melancolia que traz no próprio ar. Na verdade, o Outono é a minha segunda estação favorita e quando me sinto mais produtiva em termos de escrita. Afinal, não é à toa que criei (com a Joana) o CPR – A Reanimação da Escrita no Outono do ano passado.
E como em tudo na minha vida, foco-me no aspecto positivo das coisas e encaro Setembro como uma boa altura para reavaliar a parte do ano que já passou e fazer planos para o resto. Mas vamos com calma. Por enquanto, vou apenas estabelecer três metas para Setembro, mais para me ajudarem a encarar com optimismo o fim da minha estação favorita.
Metas para Setembro
#1 Reformular o CPR
O CPR vai passar por umas mudanças e vamos organizar mais encontros físicos. Estou muito entusiasmada com isto! Gostava muito de tratar de algumas destas coisas já neste fim de semana. 🙂
#2 Reunir alguns dos meus textos e short stories num ebook
Já está a ser feito e quase terminado! Gostariam que disponibilizasse o meu ebook aqui no blog?
#3 Imprimir as fotos para uma parede da sala na casa nova
Esta tarefa é quase urgente. Confesso que me causa algum desconforto olhar para as paredes (ainda) nuas da casa nova. Estou mortinha por começar a enchê-las com fotos das nossas aventuras, memórias e melhores momentos. Desta vez, vou escolher fotos diferentes, mais centradas em experiências do que em pessoas, parece-me. Depois vou partilhando este tipo de detalhes da casa nova por aqui também, claro.
#4 Dar forma à minha biblioteca
Sempre quis ter uma biblioteca em casa. Era apenas uma fantasia, claro, mas agora, na casa nova, posso finalmente concretizá-la. Há um quarto pequenino, que reservamos para os nossos futuros hóspedes que vai servir simultaneamente de biblioteca. Neste momento, só tem um sofá e pilhas de livros, mas daqui a umas semanas chega o móvel que vai ser repleto dos nossos livros. A decoração será baseada em motivos botânicos e capas de livros antigos. Can’t wait! So much to do!
#5 Ler mais um livro rumo ao meu objectivo do Goodreads
Este fim de semana devo acabar o primeiro volume d’A Máscara da Raposa, do livro 2 d’A Saga das Ilhas Brilhantes, de Juliet Marillier. Depois, é pegar no volume 2 ou ler o Why Not Me? da Mindy Kaling.
#6 Acabar de planear a minha próxima viagem
Ah sim, ainda não vos tinha dito! Vou viajar (ainda que por pouquinho tempo) daqui a dois meses. Ainda não vou contar mais nada, mas mais perto da data conto tudo. Ah, e depois faço uma data de posts como quando fui à Escócia. Deal?
E vocês, que planos têm para este mês? Também fazem planos destes neste mês? 🙂
12 Comments
Mundos Mudos
02/09/2016 at 5:48 PMEncher a parede da casa nova de fotografias: same same same same!
joan of july
02/09/2016 at 5:52 PMTambém mudaste de casa? 😀 Está no blog? Vou cuscar, obviamente. Ahahah
Inês
02/09/2016 at 6:19 PMPlanear viagens é das melhores coisas para fazer =)
joan of july
02/09/2016 at 6:29 PMSem dúvida nenhuma, Inês! 🙂
Mariana Monteiro
02/09/2016 at 6:20 PMPara mim também é um mês de mudanças e novas metas, ainda para mais porque coincide com o mês do meu aniversário! ? Talvez siga algumas das tuas metas, ler mais e preencher paredes…duas coisas que ando sempre a pensar!
joan of july
02/09/2016 at 6:30 PMUi, tanta gente que estou a ver que faz anos em Setembro! Ahahah, que bom!
Ler e preencher paredes são sempre boas metas e que nos fazem sentir tão bem. <3
Daniela Soares
02/09/2016 at 6:37 PMExcelentes objectivos e aquele #1 deixou-me curiosa.:p
Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/
joan of july
02/09/2016 at 6:38 PMVais receber email muito em breve, Daniela! 😀
Ajoão
02/09/2016 at 9:08 PMSetembro é muito bom para férias 🙂
Ana
03/09/2016 at 12:10 PMÉ curioso como Setembro é o mês dos recomeços para toda a gente, mesmo para quem já trabalha – e ainda ontem isto foi tema de conversa lá no trabalho. Para mim Setembro é o verdadeiro “primeiro mês” do ano. Janeiro raras vezes tem um significado para mim porque planeio a minha vida por este ciclo que termina em Agosto e recomeça em Setembro.
Também sonho com ter uma biblioteca! Ainda não tenho casa própria mas, quando tiver, imagino uma estante enorme, a ocupar toda a parede, recheada de livros! Estou curiosa para ver como vai ficar a tua, Catarina! E vais viajar, que bom! Já estou mega curiosa! Não imagino onde seja. Percebo que não contes nada, eu tenho guardado as minhas viagens “em segredo” para que nada corra mal. Para a semana já vou embarcar de novo e ainda nem disse nada no blog, não vá algo dar para o torto (uma pessoa assume-se como não supersticiosa – mas que é, é!).
Maria
04/09/2016 at 8:13 PMPor acaso para mim Setembro sempre foi um mês de recomeços, mais do que Janeiro (embora este seja o “recomeço” cliché, diga-se). E como há anos e anos que este é o mês em que mais um ano lectivo começa (este ano não é excepção), há sempre muita coisa para projectar para os próximos meses – bem, na realidade aqueles que faltam, que depois começam sempre anos novos, e aí já se pode olhar para a coisa de outro modo. Objectivos e desejos para os próximos meses não me faltam, mas acho que me vou abster de os escrever nalgum lado para me proteger das malditas falsas expectativas.
O ponto #2 parece-me uma excelente ideia. E gostaria de concretizar os pontos #3 e #4 quando tiver um cantinho só meu. Por acaso tenho saudades da biblioteca que tinhamos na nossa casa antiga, ainda que vá, 90% daqueles livros fossem só da minha mãe :p
3 metas para Setembro e a magia da rentrée - Joan of July
04/09/2019 at 12:01 PM[…] Para mim, neste mês, os objectivos mais trabalhosos vão ser apenas quatro (em vez das 6 que defini há uns anos atrás). […]