Blogging Tools | Sem categoria

Blogging Tools #10: Quanto tempo gastas a escrever para o blog?

24/10/2014

Sabem exactamente quanto tempo dedicam os vossos blogs? Tenho discutido frequentemente com outras bloggers o facto de tantas pessoas acharem que não custa nada manter um blog, como se não houvesse trabalho verdadeiro por detrás do que publicamos. Só nós sabemos o tempo, o esforço e a dedicação que pomos nos nossos cantinhos virtuais.

Mas, de qualquer forma, acho sempre engraçado e, acima de tudo, útil, poder medir com exactidão o tempo. Gosto de saber quanto tempo dedico a várias tarefas e projectos: ao meu emprego, ao You Can DIY, à preparação de possíveis formações e ao blog.
Saber de quanto tempo precisamos para vários afazeres da nossa vida quotidiana, ajuda-nos – e muito! – a gerir melhor o nosso tempo.

Querem gerir melhor o vosso? Então, conheçam o Toggl!

toggl1O que é o Toggl?

O Toggl é uma aplicação web-based que tem versões também para telemóveis e tablets iOS e Android. O objectivo do Toggl é ajudar-nos a contar o tempo por cada projecto em que tralhos. Aqui, na rubrica do Blogging Tools, foco-me mais nos benefícios que algo traz para nós, bloggers, mas o Toggl é também uma excelente ferramenta para profissionais freelancers (pagos à hora), uma vez que permite controlar o tempo por projecto e por cliente! 🙂

 Como funciona

O Toggl é tão fácil de utilizar como parece. Aliás, o seu aspecto clean e descomplicado corresponde na perfeição ao seu modo de utilização.

Criar projectos

projects toggl

Dentro dos projectos, podem associar clientes ou equipas de pessoas que trabalham nesses projectos com vocês. É uma excelente forma de saberem quanto tempo dedicam, em conjunto, a esse projecto. Na parte dos projectos podem também seleccionar filtros se tiverem muitos. Os filtros disponíveis são: “active”, “archive”, “both”. Atribuam um cor a cada projecto, pois facilita imenso a leitura dos gráficos (ponto 4).

Team

Team

É aqui que podem convidar pessoas para partilhar o Toggl convosco e, juntos, gerirem o tempo de trabalho num projecto vosso. Se não tiverem equipa, trabalhem a solo! 😀

Timer

toggl tracking

É neste ecrã que é feita a gestão do tempo por projecto e há duas formas de contabilizar o tempo:

  • Escolhendo o projecto e definindo o trabalho da hora x à hora y.
  • Escolhendo o projecto e usar o botãozinho do timer (à direita), que é precisamente um cronometro que contabiliza o tempo a partir do momento que é accionado. Quando acabam de trabalhar, voltam a clicar no botão para o desligar. Mas… e se se esquecerem? Não há problema! Umas horinhas depois, o Toggl manda-vos um email a avisar que o tempo desse projecto ainda está a decorrer e vocês podem, nesse momento, ir lá desligar, e editar a hora de “fecho” do trabalho no projecto em questão.

Reports

filters Toggl

Como o próprio nome indica, é onde podem ver o resultado do vosso mês ou semana de trabalho a partir de gráficos simples e de leitura muito fácil. Fica o exemplo:

Há três tipos de gráfico: barras, circular e tabela e podem exportar os vossos resultados para CSV e PDF clicando em “Export”. Dá imenso jeito, lá está, de trabalharem como freelancers e quiserem enviar as vossas horas de trabalho a um cliente. É exactamente por isso que o Toggle se apresenta como “the end of the timesheet”. Quem já teve que colocar à mão as horas de trabalho no Excel ou Google Docs sabe do que estou a falar.

Reports Toggl

Preço

É raro falar-vos de coisas que não são gratuitas ou que não possuem, pelo menos, uma versão gratuita e o Toggl é mais uma dessas aplicações. Eu faço tudo o que descrevi anteriormente no Toggl e uso a versão free. Claro que existe tambéma versão Premium – $5/mês – , mas como não experimentei essas features, não vos vou falar delas para não dizer nenhum disparate.

Por experiência própria, posso dizer-vos que tenho utilizado o Toggl todos os dias e que tenho achado que realmente me ajuda a gerir melhor o meu tempo. Acho-o super agradável – visualmente – e muito fácil de usar. Não me canso de recomendá-lo e não, não ganho nada por isso!

Posto isto, a pergunta que vos faço é:

Quanto tempo dedicam por semana/dia dedicam os vossos blogs? Sabem ou não fazem ideia? Gostariam de descobrir? 🙂

Only registered users can comment.

  1. eu não faço ideia do tempo que dedico ao blog, mas sei que ocupa muito tempo!
    esse programa parece muito bom, acho que vou experimentar 🙂

  2. Gostei de conhecer esta ferramenta! Às vezes perco-me horas a tentar criar coisas fixes. Deve ser mesmo de assustar esta coisa de medir o tempo.
    bjs

    1. É um bocadinho assustador, sim. Tens que experimentar um dia, Clênia, pelo menos para teres uma noção do tempo que dedicas ao teu blog. 😉

  3. Eu costumo agendar os meus post da semana ao domingo e passo uma tarde inteira nisso! Mas sabes para que é que me vai dar mesmo jeito esta app? Para controlar o tempo que demoro a legendar! Isto é que foi uma óptima descoberta! Obrigada pela partilha, Catarina 🙂

    1. Fiquei a pensar neste teu comentário o resto da semana, convencida de que iria seguir o exemplo, mas os meus planos vão sempre por água abaixo. :(( Meh.
      Mas não deixa de ser uma excelente estratégia, Gui!
      E o Toggl é mesmo adequado a tradutores e todos os freelancers, dá imenso jeito, especialmente quando são pagos à hora e têm que enviar relatórios (ou timesheets) aos clientes. 😀

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *